Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sobe para 15 os mortos por terremoto no Equador e no Peru

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Subiu para 15 o balanço de mortos pelo forte terremoto que sacudiu Equador e Peru no sábado (18), conforme o mais recente boletim oficial, enquanto, neste domingo, o papa Francisco pediu orações pelas vítimas e seus familiares.


O terremoto de magnitude 6,5 ocorreu às 12h12 locais (16h12 de Brasília) e teve seu epicentro no município equatoriano de Balao e a uma profundidade de 44 km.

Anúncios


No Equador, pelo menos 14 pessoas morreram nas províncias de El Oro e Azuay.


No Peru, o governo do departamento de Tumbes, na fronteira com o Equador, informou que uma menina de quatro anos morreu, após ser atingida por um tijolo na cabeça.


Ontem, o presidente equatoriano, Guillermo Lasso, percorreu os territórios afetados e prometeu que a emergência será atendida “de maneira imediata”.


O governo disponibilizou “todos os recursos financeiros com caráter de urgência para que (…) se comecem os trabalhos para atender os danos causados em edifícios privados e públicos”, disse ele, em uma reunião com políticos locais.


As autoridades fazem obras em estradas de Azuay, onde o tremor provocou 22 deslizamentos de terra que impedem o tráfego de veículos.


Solidariedade


Do Vaticano, em sua tradicional oração do Ângelus, o papa Francisco pediu que se reze pelas vítimas e por todos os desabrigados.


“No Equador, um terremoto causou mortos, feridos e danos extensos. Estou próximo do povo equatoriano e asseguro minhas orações pelos falecidos e por todos os que sofrem”, afirmou.


Também neste domingo, o governo brasileiro expressou sua solidariedade pelas perdas humanas e materiais no Equador e no Peru, somando-se ao apoio que o Chile já havia manifestado no dia anterior.


O Brasil “afirma sua disposição de prestar toda a cooperação possível às autoridades desses países para responder a emergências humanitárias”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.


Em nota divulgada ontem, o governo do Chile expressou sua “solidariedade” com as vítimas no Equador e afirmou que, até aquele momento, não havia relatos de chilenos afetados pelo terremoto.


Pelo menos 360 prédios foram destruídos, ou afetados, pelo terremoto no Equador, segundo o Ministério das Comunicações.


No centro histórico de Cuenca, houve danos em algumas casas antigas. Algumas estradas perto do município foram bloqueadas por deslizamentos de terra. Outras cidades também sentiram o tremor, como Quito, Manabí e Manta, segundo usuários nas redes sociais.

Anúncios


Em Tumbes, o terremoto deixou 46 pessoas afetadas e 12 casas danificadas, indicou um relatório oficial. Segundo o Instituto Geofísico do Equador, a magnitude do terremoto foi de 6,5.


As autoridades sismológicas peruanas informaram, inicialmente, uma magnitude de 7,0, mas horas depois a baixaram para 6,7. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) estimou em 6,8.


Dois por ano


A memória do devastador terremoto de 2016 segue no ar no Equador. Com uma magnitude de 7,8, o sismo deixou 673 mortos e destruiu localidades costeiras, com perdas próximas dos US$ 3,3 bilhões.


“É uma magnitude relativamente alta para o que temos no país. Na área do golfo de Guayaquil, temos tido, mais ou menos desde 2017, cerca de dois terremotos com magnitude superior a 5,0 por ano”, afirmou o diretor do Instituto Geofísico equatoriano, Mario Ruiz, em entrevista à rádio FM Mundo.


Segundo o Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha do Equador, o tremor “não reúne as condições necessárias para gerar um tsunami” no Pacífico.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido