Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bocalom bate-boca com merendeiras em protesto por causa do horário de trabalho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, enfrentou um protesto na manhã desta quinta-feira, 16, durante a cerimônia de entrega dos uniformes das crianças da rede municipal de ensino.


O protesto foi organizado por merendeiras que cobram aumento salarial e contratação de novos profissionais. A insatisfação salarial é que no mês passado, a prefeitura anunciou aumento de quase 15% aos professores por causa do reajuste concedido pelo Governo Federal com os novos valores do Piso Nacional dos Professores. Os servidores de apoio, onde estão incluídas as merendeiras, querem que o benefício seja estendido a todos.

Anúncios


Uma outra insatisfação é em relação ao anúncio da prefeitura de mais um refeição às crianças que vão para as creches e escolas infantis. As merendeiras reclamam que é preciso contratar mais profissionais.


Em um vídeo, durante entrevista à imprensa, Bocalom, visivelmente irritado, diz que as merendeiras precisam trabalhar todo o expediente, citando 8 horas e depois, ao ser corrigido, informando que o contrato é de 6 horas. “Não tem motivo de fazer manifestação. Queremos dar mais merenda para as crianças e o funcionário que trabalha na merenda tem que entender que precisa trabalhar as 8 horas e se tiver que fazer mais merenda vai ter que fazer e se faltar funcionário, vamos contratar. Esses funcionários que estão fazendo reivindicação são os mesmos que ganhavam menos de R$ 900 reais na carteira e subimos para R$ 1,4 mil. É preciso ter mais respeito”, disse Bocalom.


Em outro vídeo, quem aparece discutindo com os manifestantes é Paulo Machado, secretário adjunto de educação de Rio Branco, onde afirma que não há nada definido e que reuniões ainda vão acontecer. Machado é repelido pelos manifestantes que alegam que o cardápio já foi enviado e as aulas estão previstas para começarem na próxima segunda-feira, dia 20.


Veja o vídeo:

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido