O Acre recebe em 2023 R$29.862.212,80 para merenda escolar, aumento de 33,5% em relação ao repasse passado, segundo o Ministério da Educação. Mais de 151 mil estudantes da rede estadual tem a alimentação garantida enquanto estiver na escola.
O dinheiro começou a cair neste mês. Trata-se dos valores reajustados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao longo de 2023, serão destinados R$ 5,5 bilhões que para alimentar cerca de 40 milhões de estudantes da educação básica pública em todo o País.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar destina recursos suplementares para apoiar o atendimento diário de aproximadamente 40 milhões de estudantes em cerca de 150 mil escolas. A transferência financeira é dividida em até dez parcelas, de fevereiro a novembro de cada ano, e corresponde a 20 dias letivos por mês. O cálculo sobre os recursos a serem repassados leva em conta o número de dias de atendimento, a quantidade de estudantes matriculados em cada rede ou unidade de ensino e o respectivo per capita.