Menu

Quebrando os paradigmas políticos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli é uma figura que foge a qualquer análise política dentro da lógica. Nunca perdeu uma eleição e massacrou nas urnas sem fazer uma ofensa, sem praticar uma baixaria, todos os seus adversários. Todos que ousaram lhe enfrentar foram derrotados. 


A sua última eleição foi um exemplo: derrotou todas as lideranças da oposição na disputa do governo no primeiro turno, o que não era esperado, por seus adversários serem políticos experientes e terem vindo de expressivas votações. E fez isso com uma dancinha e conversando com calango. Não fez um primeiro governo que possa ser tido como brilhante, mas na política, numa eleição, o que importa é ter caído na simpatia popular, como foi seu caso. Sua postura a favor da ciência na pandemia foi seu ponto forte. 


Com maioria na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa, com as obras prometidas, não é demais se prever que, se for candidato ao Senado em 2026, uma das duas vagas será sua. O Gladson quebrou todos os paradigmas da política acreana. Como deputado federal, senador, governador, queira-se ou não, já ficou na história política do Acre como um vencedor. 


TEMPORADA DAS GAZETAS


COMEÇA hoje na ALEAC a temporada de gazetar as sessões. A forma encontrada pelos deputados para não trabalhar nas quintas-feiras foi marcar sessões solenes, para salamaleques aos seus convidados.


POUCO PARA O QUE GANHAM


ISSO reduz as sessões ordinárias, onde acontecem os debates, para apenas às terças e quartas. Duas sessões por semana, é pouco para o que recebem.


MARCAR NA SEXTA-FEIRA


PODIAM marcar as sessões solenes para as sextas-feiras. Sessão solene só serve para os deputados encherem de elogios as entidades convidadas, que não acrescenta nada de produtivo ao mandato.


APOIO BEM-VINDO


A ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) considerou como “bem-vindo” um apoio do deputado Nicolau Júnior (PP) a uma candidatura sua a prefeita de Cruzeiro do Sul, no próximo ano.


MEXE COM O QUADRO


CASO se confirme o apoio do deputado Nicolau Junior (PP) à candidatura da Jéssica Sales (MDB) a prefeita de Cruzeiro do Sul, mexe com o quadro da sucessão municipal, é seria um golpe duro na reeleição do prefeito Zequinha. Ninguém é menino: o Nicolau não faria um movimento desse sem ter o aval do governador Gladson Cameli.


FALANDO PELO ALTO ACRE


COMO um deputado com base em Brasiléia, o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) fez ontem na ALEAC, uma sugestão ao governo que pode melhorar o atendimento no hospital do município, a contratação de um anestesista e médicos especialistas, pagando bem, para atender na unidade. Seria menos custoso ao estado do que ter de transferir pacientes à capital. Bem pensado.


COMITIVA PARA CONTAR BURACOS


DEPUTADOS defenderam ontem na tribuna a formação de uma comitiva de parlamentares para percorrer a BR-364, para ver a sua condição. Sem sentido prático. É o mesmo que formar um grupo para contar os buracos, que todos sabem existir.


SEM PESO POLÍTICO


DEPUTADO estadual tem peso político zero em Brasília, não se justificando irem em caravana para pedir recursos para recuperar a 364. Em Brasília, só quem tem peso é o deputado federal e senador.


PAUTA DA BANCADA FEDERAL


A BR-364 é uma pauta para ser defendida por um bloco unido das bancadas do Acre na Câmara Federal e no Senado. Onde anda o Jorge Viana nesta história toda? Sua presença é importante.


GROSSO DOS VOTOS


COM o anúncio hoje do novo formato do Bolsa-Família no valor de 600 reais e mais 150 reais por cada criança menor da família beneficiada, o Lula vai se cacifar no eleitorado que é o grosso dos votos. A classe média tem peso eleitoral limitado.


SABE USAR O PODER


DIFERENTE do Bolsonaro, o Lula sabe usar a máquina para se sustentar no poder, é mais político, veio do sindicalismo, e conhece o caminho das pedras dos votos. E, principalmente, estando no poder. Será difícil derrotá-lo em 2026.


BEM MAIS MORNA


CONVERSANDO ontem com colegas que cobrem as sessões da ALEAC, as opiniões foram unânimes: a legislatura passada era bem mais vibrante que a atual. Nomes como Gérlen Diniz, Roberto Duarte, Jenilson Leite e Daniel Zen, fazem falta no debate.


MÉDIA ACIMA


QUEM ainda se mantém numa média acima ao levantar temas de interesse coletivo nos debates da ALEAC, é o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). A ALEAC já teve melhores dias.


ENTROU NO CORPORATIVISMO


DE QUEM se esperava mais para trazer temas polêmicos ao debate era do deputado Emerson Jarude (MDB), que não faz os questionamentos que fazia sobre as estruturas dos gabinetes, como fez em relação aos vereadores, quando estava no mandato. Tem se limitado a temas mais amenos.


MUITO ATIVA


A DEPUTADA Maria Antônia (PP) tem sido muito ativa quando se trata de levantar pautas importantes para Brasiléia. Foi o caso da conquista da instalação em breve de uma unidade do IML no município, e na defesa de mutirões de cirurgias oftalmológicas e urológicas, para diminuir a demanda reprimida nestas especialidades.


TEM O PRINCIPAL


NINGUÉM vá se admirar se o senador Sérgio Petecão (PSD) conseguir colocar na unidade regional do DNIT sob o comando do engenheiro Thiago Caetano, um profissional de excelência na área. Petecão tem para dar ao Lula, o que o PT do Acre não tem no Senado, que é o voto.


ETERNO ENXUGAR DE GÊLO


O DEPUTADO Fagner Calegário (PODEMOS) voltou a alertar ontem que, se não houver uma repactuação nos contratos entre o governo e as empresas terceirizadas, muitas vão quebrar e haverá um colapso no atendimento aos órgãos públicos que se utilizam dessa mão de obra. Essa relação governo x terceirizadas é um eterno enxugar de gelo. O governo diz que paga, e as empresas que não recebem. Decidam na porrinha.


GANHAR DE LAPADA


O deputado Manoel Moraes (PP) diz que seu candidato a prefeito de Xapuri – nome a ser escolhido numa pesquisa – vai ganhar de barbada do candidato do PT e do seu adversário, o ex-deputado Antônio Pedro. “Será 60% dos votos”, vaticina Moraes.


PONTUANDO CERTO


O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) pontuou ontem no debate sobre a BR-364, de forma ferina e verdadeira: “Tivemos um Relator do orçamento, o senador Márcio Bittar, e o presidente Bolsonaro, que não colocaram um centavo para a obra”.


NOMES PARA DISPUTA


O DEPUTADO Marcos Cavalcante (PDT) reconheceu ontem ao BLOG, ainda não ter encontrado um nome ideal no seu grupo, para a sucessão do irmão e prefeito de Feijó, Kiefer, que não pode mais disputar a reeleição.


NOME DA OPOSIÇÃO


A oposição já tem um nome forte para a disputa da prefeitura de Feijó, a vereadora Terezinha Moreira (PL), que vai dar trabalha na eleição.


NADA A COMEMORAR


O Acre aparece como o estado que tem a maior alta de mortes violentas no país em 2022. Nada a comemorar do macabro recorde.


RODA DO TRÁFICO


COMO pano de fundo dessas mortes estão o tráfico de drogas. Raro é o dia em que não se registra apreensões de entorpecentes pela polícia. Cruzeiro do Sul e Rio Branco viraram rota do tráfico no estado, para consumo e exportação.


FUGINDO DO CORPORATIVISMO


ENFIM, um político que fugiu do corporativismo parlamentar, o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném, ao mandar para o TCE analisar, o reajuste salarial defendido pelos colegas de parlamento. Fato raro.


ESCOLHA ACERTADA


AO NOMEAR a Delegada Márdhia El-Shawwa, para a Secretaria da Mulher, o governador Gladson acertou em cheio. É talhada para ocupar o cargo.


EM QUALQUER CENÁRIO


EM qualquer discussão sobre candidaturas ao governo em 2026, não deixem de fora o senador Alan Rick (União Brasil). Mostrou que mesmo em situações adversas sabe contornar, como aconteceu com sua eleição. Em qualquer cenário o Alan será um nome competitivo para 2026.


FRASE MARCANTE


“O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato”. Barão de Itararé.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.