Menu

Acre terá campanha de vacinação bivalente contra covid-19 neste sábado no Lar Vicentino

Foto: reprodução/internet
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre dará início à campanha de vacinação bivalente contra a covid-19 neste sábado, 25, às 8h, no Lar Vicentino, em Rio Branco. A primeira etapa terá início com a aplicação das vacinas em pessoas dos grupos de risco, que incluem idosos, gestantes e imunossuprimidos.


O objetivo é proteger a população contra a cepa original do novo coronavírus e as subvariantes da ômicron. Para ser vacinado com o imunizante bivalente da Pfizer, é necessário ter concluído, há pelo menos quatro meses ou 120 dias, o esquema vacinal primário, que compreende duas doses do imunizante monovalente, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). No momento, o Acre recebeu 67 mil doses de imunizantes do governo federal.

Publicidade

Apesar da autorização da Anvisa para uso dos reforços bivalentes em todas as pessoas acima de 12 anos, o Ministério da Saúde decidiu reduzir o público-alvo dos imunizantes apenas para os grupos prioritários, que incluem idosos com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, imunocomprometidos, pessoas com deficiência, pacientes vivendo em instituições de longa permanência, povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, e profissionais da saúde.


Orientações


Mesmo sendo do grupo prioritário, é obrigatório ter 1ª e 2ª dose da vacina monovalente;


Mesmo sendo grupo prioritário, é obrigatório intervalo de 4 meses da última dose;


Se for grupo prioritário e já tiver 1ª dose + 2ª dose + 1ª dose de reforço + 2ª dose de reforço, se já faz 4 meses, vai tomar o Reforço 2023.


As pessoas imunocomprometidas são aquelas com imunodeficiência primária grave; que estejam fazendo tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) e façam uso de drogas imunossupressoras; com HIV/AIDS; que façam uso de corticoides em doses de 20 mg ou mais por dia de prednisona ou equivalente, por período igual ou maior que 14 dias; utilizem drogas modificadoras da resposta imune; com condições autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; que estejam fazendo hemodiálise; e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido