Menu

Pesquisar
Close this search box.

Poços Amazônicos atendem 2 mil famílias em 11 comunidades no interior do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O poço Amazônico, perfurado manualmente em olhos d’água naturais, está garantido água nas torneiras das casas de cerca de duas mil famílias em Marechal Thaumaturgo, município do Acre que faz fronteira com o Peru.


Os poços têm 3 metros de profundidade e são revestidos com tijolos adquiridos de olarias locais. A prefeitura do município já fez 10 poços deste tipo nas comunidades e projeta fazer mais 11.

Anúncios


Já contam com os poços artesianos as comunidades das Vilas Restauração, Foz, Breu, Jardim das Palmas, Maranguape, Alegria, Veneza, Maranguape Velho, Porto das Pedras, São Francisco e Comunidade do Iraçu. Novas unidades estão sendo feitas.


O agricultor Francisco Cabral Nogueira, uma das lideranças da comunidade Iraçu, agradeceu pelo poço. “É agua limpa que dá para beber e fazer tudo em casa. Isso era o sonho do meu pai que hoje se realiza”, afirma.


O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdelio Furtado, diz que o objetivo é alcançar todas as comunidades com os poços Amazônicos.


“Esse método vem sendo utilizado nas comunidades ribeirinhas e trazendo bons resultados, garantindo água encanada nas torneiras das casas das pessoas . O poço amazônico é uma forma de armazenamento de água feito em alvenaria em fonte limpa de água, o que é fundamental para a subsistência humana. Por isso estamos executando o projeto de levar água encanada a todas as comunidades do nosso município”, pontua.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido