Categories: Acre Notícias Política

Emerson Jarude e Tanizio Sá trocam farpas pela liderança do MDB

Published by
Da redação ac24horas

Um documento enviado pelo presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) definindo o deputado estadual Tanizio Sá como líder do partido na Assembleia Legislativa, acabou revoltando o deputado emedebista, Emerson Jarude, que discordou da decisão da direção do partido.


O impasse culminou em uma reunião com os membros da executiva na sede do Glorioso, em Rio Branco. Na ocasião, Jarude demonstrou nesta terça-feira, 7, seu descontentamento e pediu os critérios para a escolha de Sá no comando do partido na Casa do Povo. “Eu estou requerendo a liderança por ter sido leal ao partido. O MDB não entrou no consenso, porque viso a liderança e ele também. Estamos fazendo um trabalho que vem dando resultados, a gente vislumbra que merecemos a liderança para poder estar à frente dos trabalhos legislativos”, declarou.


Caso a nova reunião marcada para esta terça, defina Tanizio como líder do MDB no parlamento, Emerson garantiu que não vai aceitar. “Eu não aceito a liderança do Tanisio na Aleac, me diga qual o critério dele? É experiência? Eles não fizeram”, comentou.


Jarude diz que tem os critérios necessários e avisou que a sigla tem que assumir o papel de independência no Poder Legislativo.  “O partido tem que tomar o caminho da independência. Uma ala quer levar o partido à base do governo. Se ocorrer, eu mantenho minha independência. O que temos que observar é quem tem a cara da liderança do partido, eu apoiei e temos que premiar quem é leal ao partido e se não for esse o caminho, temos que repensar nosso futuro dentro do MDB”, garantiu.


O que diz Tanizio


A reportagem do ac24horas buscou ouvir o outro lado envolvido, o deputado estadual Tanizio Sá. O parlamentar deixou claro que quem escolhe a liderança é a maioria da bancada na Assembleia Legislativa, no caso, ele dispõe do apoio da deputada estadual Antônia Sales. “O líder do partido quem escolhe é a bancada, não há dois líderes, tenho apoio da deputada estadual Antônia Sales eu espeito a decisão do Jarude, mas ele não tem que aceitar, mas apenas acatar o que o partido decidiu, no caso ele só tem o voto dele”, declarou.


Sá disse ainda que Jarude precisa aprender a perder em meio a democracia – sistema que impera do Brasil. “Na democracia as pessoas devem respeitar as decisões, ele tem que saber que vai perder às vezes e o partido vai acatar o que for aceito pela bancada com base no regimento interno. Enquanto ele discute, eu estou inaugurando minha Casa de Apoio”, mencionou.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Luiz Calixto diz que não fez ameaça a policial penal: “se ajoelhou ao poder do crime”

O secretário-adjunto de Governo, Luiz Calixto, negou neste sábado (27) que tenha feito ameaças ao…

27/04/2024

Acreana que mora nos EUA é assaltada e faz desabafo: “não é mais seguro”

A acreana Edilaine Germini, natural de Brasiléia, que mora em Chicago, nos Estados Unidos, e…

27/04/2024

Proposta na Camara municipal cria cadastro de pedófilos em Manaus

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) discute Projeto de Lei (PL) que cria cadastro municipal…

27/04/2024

Suspeito de estupro induziu menina de 12 anos a fugir de casa para morar com ele

Um homem de 24 anos foi preso suspeito de estuprar uma adolescente de 12 anos,…

27/04/2024

PF prende peruano por tráfico internacional de drogas no Acre

A Polícia Federal prendeu em flagrante um indivíduo nacional do Peru por tráfico internacional de…

27/04/2024

PF e PM apreendem 163kg de maconha às margens do rio Guaporé, em Rondônia

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar de Rondônia, prendeu na noite…

27/04/2024