Conecte-se agora

Acre pode ter mais de R$ 2,5 milhões para redução de filas

Publicado

em

O Governo Federal publicou no Diário Oficial desta terça-feira (7) a portaria 90, que institui o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas no Sistema Único de Saúde. O programa foi lançado nesta segunda-feira (6) pelo presidente Lula.

São objetivos do programa organizar e ampliar o acesso a cirurgias, exames e consultas na Atenção Especializada à Saúde, em especial àqueles com demanda reprimida identificada; aprimorar a governança da Rede de Atenção à Saúde com centralidade na garantia do acesso, gestão por resultados e financiamento estável; mudar modelo de gestão e regulação das filas para a atenção especializada (regulação do acesso), visando a adequar a oferta de ações e serviços de saúde de acordo com as necessidades de saúde, estratificação de risco e necessidades assistenciais, entre outros.

A adesão dos gestores ao programa será condicionada ao envio de Plano Estadual de Redução das Filas, os quais deverão ser elaborados, conjuntamente, pelas Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, e pactuados nas respectivas Comissões Intergestores Bipartite (CIB).

Segundo a portaria 90, o Acre deverá contar com R$ 2.550.776,40 para zerar as filas, em geral formadas por conta do represamento de cirurgias represadas pela pandemia da Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde deve confirmar em breve valores e detalhes do programa.

Acre

Governo do Acre estende prazo para pagamento de IPVA até junho

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), decretou mais uma medida emergencial para ajudar a população atingida pela enchente que atingiu o estado de forma repentina em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias.

Trata-se da prorrogação de prazo de validade de certidões negativas de débitos (CND) e do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta [inserir data].

“É mais uma medida emergencial e temporária que integra o pacote de auxílio econômico e tributário que vem sendo executado pelo Estado para amenizar os prejuízos sofridos pela população”, disse o secretário da Fazenda em exercício, Amarísio Freitas.

*Os prazos*

Sendo assim, fica estendida até 30 de junho de 2022, a validade das CNDs, bem como das certidões positivas com efeitos de negativa, relativas a créditos tributários estaduais e à Dívida Ativa do Estado.

Os prazos para pagamento do IPVA também ficam prorrogados até 30 de junho, com pagamento total à vista, para vencimentos fixados até o último dia útil dos meses de janeiro a maio de 2023.

Assim, quem deveria quitar esses impostos entre 2 de janeiro e 31 de maio poderá pagá-los até 30 de junho sem multa.

A intenção é permitir que os acreanos, sobretudo os que foram afetados diretamente pelas enchentes, tenham tempo considerável para se recuperar financeiramente, sem se preocupar em pagar a dívida dentro do prazo legal e sem arcar com multas e juros por atraso.

“O governo do estado, sensibilizado com a questão das enchentes e do reflexo que ela direta ou indiretamente, prorrogou esse prazo para toda a população. Quem tem certidão negativa vigente também terá o prazo estendido, independente de ficar inadimplente nesse período”, explica o secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes.

O decreto, no entanto, não autoriza a restituição ou compensação das quantias que já foram pagas.

Continuar lendo

Acre

Trecho da BR-364 em RO que voltou a romper é novamente liberado

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF/RO) informou ainda na noite desta sexta-feira, 31, que o trecho da BR-364 próximo ao distrito rondoniense de Extrema, que voltou a romper, foi novamente liberado.

O ponto da rodovia federal, à altura do km 1033, foi interditado no último dia 19 de março após um bueiro não suportar o rompimento de uma barragem e deixar o estado do Acre isolado por terra do restante do país.

Nesta sexta-feira, o serviço paliativo que foi feito no local não suportou e voltou a se romper, interditando de novo a estrada, situação que durou até o começo da noite, quando o trecho foi novamente liberado.

Continuar lendo

Acre

Médicos e enfermeiros atendem desabrigados em escola

Publicado

em

Esquipes compostas de médicos, técnicos e enfermeiros atenderam cerca de 11 famílias nessa sexta-feira, 31, que se encontram desabrigadas na escola João Paulo II, na Baixada da Sobral, devido à enchente do Rio Acre na capital acreana.

Aproximadamente 54 pessoas, incluindo crianças e idosos, receberam atendimento de saúde. A ação foi realizada pela Mediall Brasil, em parceria com a Fundação Hospital do Acre ( FUNDHACRE).

“Nesse momento tão difícil para as famílias desabrigadas que perderam bens irreparáveis, é de suma importância esse atendimento humanizado, que conta com a equipe médica, assistencial e psicossocial. Com isso, a empresa Mediall fez a doação de kits de auto cuidado, medicamentos e curativos”, explicou o gestor administrativo, Matheus Marques.

Além do serviço de saúde, os profissionais distribuíram Kit’s de medicamentos, curativos, higiene bucal e corporal para os desabrigados. A equipe médica e assistencial está atuando nesse sentido desde o último dia 29 e irá continuar no mês de abril.

Os kits recebidos pelas famílias contêm medicamentos básicos (Antiinflamatório e para dor); curativos (Gases, esparadrapo e rifocina); higiene corporal (Sabonete e álcool em gel) e higiene bucal (Pasta de dentes e escova).

Continuar lendo

Acre

Inscrições para o Pré-Enem Legal são prorrogadas até 30 de abril

Publicado

em

As inscrições para o Pré-Enem Legal, programa do governo do Estado do Acre, executado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), foram prorrogadas até 30 de abril.

A iniciativa oferece curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e são abertas a toda a comunidade, mas têm como público-alvo os egressos do período da pandemia da covid-19, ou seja, aquelas pessoas que já concluíram o ensino médio e saíram da rede pública estadual.

Os alunos que estão devidamente matriculados na 3ª série do ensino médio, em qualquer uma das escolas da rede pública estadual de educação, já tiveram sua inscrição efetivada automaticamente no ato da matrícula.

Neste ano o governo adquiriu o Sistema de Ensino Farias Brito, que permite que os estudantes tenham acesso a materiais didáticos e à plataforma online, por meio de login e senha, como videoaulas e a um acompanhamento mais personalizado, como, por exemplo, correção de redações e tira dúvidas.

Os professores que compõem a equipe do programa aqui no estado também serão capacitados pelo novo sistema. Além disso, os aulões itinerantes da Caravana Pré-Enem Legal continuam e vão percorrer, assim como já ocorreu em 2022, todos os municípios.

Faça sua inscrição no site see.ac.gov.br.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas