Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cantando e assobiando ao mesmo tempo

Foto Sérgio Vale/ac24horas

ENTRE OS COLEGAS jornalistas, os comentários nesse início de uma nova legislatura na Assembleia Legislativa, foram centrados na novidade da escolha da deputada Michelle Melo (PDT), foto, para líder do governo, por dois pontos. O seu perfil sempre foi o da independência e de exercer um mandato crítico como vereadora. Boa parte do aumento da careca do prefeito Tião Bocalom deve-se ao combate sem trégua que a parlamentar fez contra a sua gestão, na Câmara Municipal de Rio Branco. Não está em discussão sua qualificação política para ocupar o cargo, pelo contrário, era o melhor nome que o governo tinha em seus quadros. O segundo ponto é que não existe espaço para quem ocupa o cargo de líder de um governo, defender o seu projeto e ao mesmo tempo ser uma crítica. Não se assobia e se canta ao mesmo tempo. Ser líder é como uma advogada contratada para defender, tem que fazer apenas a defesa. Não pode ser advogada de defesa e Promotora na mesma causa. Por isso, há uma curiosidade muito grande para ver como a deputada Michelle Melo (PDT) vai exercer a nova missão.


ATÉ QUANDO, NÃO SE SABE
O DEPUTADO Fagner Calegário (PODEMOS) anunciou que vai exercer um mandato independente, furando os prognósticos que entraria na base governista. Até quando vai manter a posição, é que fica a dúvida.


NÃO DEPENDE APENAS
O DEPUTADO Nicolau Junior (PP) não depende mais exclusivamente dos votos do Juruá para se eleger. Só em Senador Guiomard, colégio eleitoral pequeno, obteve 1.800 votos. Formou um reduto forte no Alto Acre.


DECISÃO CORRETA
A PREFEITA Fernanda Hassem está correta em não se filiar ao PP, onde existe uma briga de egos, e não seria protagonista, num cenário com vários medalhões.


PODEM RODAR
DOIS dos atuais deputados estaduais podem rodar mais na frente e perder os mandatos. Existem acusações de ilegalidades pesadas contra ambos na justiça eleitoral.


CEDO PARA PREVISÕES
ESTAMOS LONGE da eleição municipal, por isso fica difícil se apontar quem é ou não é favorito na disputa da prefeitura da capital. Tem que se saber como os atuais pré-candidatos estarão de aceitação na campanha.


OLHO NOS NÚMEROS
PESQUISA não decide eleição, mas mostra uma tendência. Todas as pesquisas na pré-campanha e durante a campanha sempre apontavam o Gladson na dianteira, e as urnas confirmaram. Olhos nos números!


VICE É VICE
A VICE-GOVERNADORA Mailza Gomes tem tido uma posição de recato nestes primeiros dias de mandato, cumprindo tarefas que lhe são dadas. Mailza reconhece que vice é substituto eventual, e nada mais do que isso.


BAIXO CLERO
RAROS são os deputados federais novatos que conseguem se sobressair na Câmara Federal no âmbito nacional; para o foco da mídia vão os medalhões da casa. Geralmente, os novatos integram o baixo clero.


MILITANCIAS ESCOLHIDAS
O PCdoB tinha nos seus tempos áureos uma militância até mais aguerrida que o PT. Mas vieram os 20 anos de poder no estado, os militantes se acomodaram em cargos de confiança; e hoje, as militâncias do PCdoB e do PT, no máximo enchem um ônibus. E todos sentados.


PARA QUEM NÃO SABE
NA história política do estado não existe um caso de intervenção federal no governo. Mas não foi por falta de tentativa, os então senadores Nabor Junior (MDB), Flaviano Melo (MDB) e Marina Silva (PT), apresentaram pedido formal ao ex-ministro da Justiça Nelson Jobim, pedindo intervenção no governo Orleir Cameli, para lhe depor. Não foram atendidos no pleito fora do peitoral.


NÃO FALAM POR RESPEITO
POSSO adiantar pelo que ouço, que há uma certa mágoa de figuras importantes do PCdoB e do próprio PT, com o fato do Jorge Viana (PT) não ter disputado uma cadeira de deputado federal. Não falam publicamente, por respeito. Se o JV fosse candidato, por certo, os comunistas poderiam ter elegido um Federal e o PT outro. Mas, agora o leite foi derramado da tigela.


NADA DECIDIDO
O DEPUTADO Luiz Gonzaga (PSDB) foi convidado pela direção tucana para assumir a presidência da executiva regional. Vai condicionar aceitar se tiver garantia de apoio. Os tucanos saíram da última eleição depenados.


BOLA NA CAL DO PENALTY
O GLADSON foi mal, muito mal no seu primeiro mandato, no apoio ao esporte. O Arena da Floresta e o Arena do Juruá abandonados, sucateados, e sem jogos oficiais há anos, na base do sem lenço e sem documento. Com a criação da Secretaria de Esportes, é a hora certa para colocar a bola na marca do penalty, e nomear como secretário alguém com trânsito nas mais diversas áreas desportivas, que possa resgatar a credibilidade do governo neste setor, sem politicagem.


FRASE MARCANTE
“O uísque é o melhor amigo do homem: é um cachorro engarrafado”. Vinicius de Moraes, poeta e compositor.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.