Menu

Queimadas consumiram área equivalente ao Estado do Acre em 2022, apontam monitor

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A área consumida pelas queimadas no Brasil em 2022 foi superior à superfície do Acre, de acordo com dados do Monitor do Fogo, da plataforma Mapbiomas em parceria com o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), divulgados na última sexta-feira, 27.


O comparativo com a área do território do Acre foi feito pelo jornal A Folha de São Paulo, em reportagem desta segunda-feira, 30. O estado amazônico tem 152.581 km² enquanto a área devastada pelo fogo no ano passado foi de mais 163 mil km² de florestas.

Publicidade

A área representa um aumento de 14% em relação aos 142,8 mil km² registrados no ano anterior.


O Monitor do Fogo faz o mapeamento mensal de cicatrizes de fogo em todo o país, usando mosaicos de imagens de satélite com resolução espacial de 10 metros e temporal de 5 dias.


A reportagem da Folha também afirma que estados amazônicos governados por bolsonaristas e onde o ex-presidente teve ampla votação registraram uma explosão no número de incêndios.


“Entre os dias 1º e 16 de novembro, Amazonas, Acre e Rondônia, região conhecida como Amacro, tiveram um aumento de mais de 1.200% nos focos de calor’, diz o jornal.


De acordo com os dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 2022 foi o segundo pior ano em queimadas no Acre desde 1998, quando começou a série histórica do monitoramento dos focos ativos no estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido