Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre vai presidir Fórum de Secretários do Meio Ambiente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), foi eleito para presidir o Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal.


A decisão ocorreu em uma reunião do Fórum junto ao Comitê Diretivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) em Brasília, nesta quinta-feira, 26. Votaram os secretários de Meio Ambiente de todos os estados que fazem parte da Amazônia Legal.

Anúncios


A representante do Acre foi eleita pelos secretários e vai presidir o grupo durante um ano. O nome da secretária de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, foi indicado pelos secretários. A secretária do Maranhão, Raysa Queiroz, assumiu a vice-presidência. A eleição ocorreu na Sala dos Ministros, no Ministério do Meio Ambiente, após reunião entre os secretários dos estados com o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco.


A escolha foi por unanimidade, sendo, além do Acre, oito representantes: Taísa Mendonça (Amapá), Eduardo Taveira (Amazonas), Raysa Queiroz (Maranhão), Mauren Lazzaretti (Mato Grosso), Mauro O’de Almeida (Pará), Marco Lagos (Rondônia), Glicério Pereira (Roraima) e Miyuki Hyashida (Tocantins).


A secretária Julie falou da responsabilidade de o Acre estar à frente da presidência do Fórum e reforçou que o trabalho em conjunto é uma das principais ferramentas para trabalhar e debater pautas coletivas e encontrar ferramentas contra os desafios ambientais.


“Aceitei a indicação, pois acredito na atuação em conjunto, especialmente frente aos desafios comuns que temos. Juntos estaremos em busca de mecanismos que gerem conservação e desenvolvimento para nossas florestas e povos. Estabelecemos uma ferramenta de aproximação, atuamos como unidade, embora tenhamos particularidades distintas e visões políticas de contextos diferentes”.


Em seus discursos, os secretários parabenizaram a condução da secretária e falaram da importância de sua atuação junto a eles nas diferentes cadeiras em que já esteve. A secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso, Maureen Lazaretti, agradeceu Julie pelo trabalho realizado em prol da Amazônia. “Você sempre manteve diálogo e possibilitou que ocupássemos espaços como na COP Clima 26 e 27, com uma postura coerente e sempre olhou pela Amazônia.”


Com informações da Agência de Notícias do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido