Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bancada do Acre no senado está dividida entre Pacheco e Marinho e entra no radar do governo Lula

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A bancada federal do Acre no senado composta por Sérgio Petecão (PSD), Márcio Bittar (União Brasil) e o novato Alan Rick (União Brasil), que deve tomar posse no dia 1 de fevereiro, está dividida em relação a eleição da mesa diretora da casa, em especial à presidência disputada entre o atual chefe do legislativo, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o também senador Rogério Marinho (PL-RN), aliado declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro.A eleição deve ocorrer após a posse dos novos senadores.


O ac24horas procurou os senadores para se posicionarem a respeito da eleição e somente Alan declarou voto aberto a Rogério Marinho. “Acredito que Rogério levará o Senado novamente a sua posição de independência e protagonismo. Vai trabalhar para fazer prevalecer o equilíbrio entre os poderes diante da escalada autoritária que afronta a Constituição e fere a democracia”, disse o parlamentar acreano, dando a entender ser contrário às últimas decisões do Supremo Tribunal Federal, principalmente do Ministro Alexandre de Moraes.

Anúncios


Já Bittar evitou declarar voto aberto, apesar de ter uma forte ligação com Marinho e o bolsonarismo. “Estou tentando unir todo mundo, que é o ideal nesse momento tão conturbado. Tentarei até o último minuto que haja uma única chapa , cada um com seu espaço de poder”, frisou o senador do UB.


Petecão, que sempre foi aliado de primeira hora de Pacheco, revelou que o clima anda tenso para a composição da mesa diretora. “Estamos indo numa reunião agora do partido . Aí vamos decidir. O clima está muito tenso, mas de qualquer forma eu sou PSD”, pontuou, se colocando à disposição de seu colega de partido.


O posicionamento dos senadores do Acre deve entrar no radar do governo federal, no sentido de perceber em qual terreno o presidente Lula estaria pisando. Alan e Bittar já declararam ser oposição ao atual governo. Já Petecão se mostrou mais aberto ao diálogo.


Favorito para se reeleger ao cargo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem recebido o apoio formal de partidos que integram a base do governo Lula, mas tenta conter traições com a ajuda do Palácio do Planalto. Nos últimos dias, seu principal adversário, o ex-ministro Rogério Marinho (PL-RN), costurou uma aliança com os partidos do Centrão, que davam sustentação ao governo de Jair Bolsonaro, e ainda conta com dissidências em siglas como MDB e União Brasil.


Até agora, PT e PDT já formalizaram o voto em Pacheco, e a expectativa é que o MDB, o PSB e o União Brasil façam o mesmo nos próximos dias. Contando com o PSD, partido do presidente do Senado, o candidato à reeleição tem um grupo de partidos que somam 45 senadores, quatro a mais do que o necessário para ganhar a disputa.


No entanto, a conta não é tão simples, porque o voto é secreto, e as traições são comuns neste tipo de eleição. Marinho tem o apoio formal de seu partido, o PL, do PP e do Republicanos, que juntos formam um grupo de 23 senadores. Além disso, o ex-ministro de Bolsonaro conta com apoios individuais de senadores de partidos que fazem parte do governo Lula, principalmente União Brasil e MDB, além de senadores do Podemos.


Em meio a traições entre senadores de partidos aliados, Lula se reuniu ontem com Pacheco a sós na residência oficial do Senado. Mais cedo, o PT havia oficializado o apoio à sua reeleição.
— O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável. Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia— afirmou o líder do PT, Fabiano Contarato (ES).


Mas não é só Pacheco que deve enfrentar traições. Do lado de Marinho, o PL tem o senador Romário (RJ) como exemplo de quem evita assumir um posicionamento. O ex-jogador de futebol é aliado de Pacheco e faz parte da Mesa Diretora do Senado por conta de um acordo costurado pelo presidente da Casa.


O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também vai concorrer, mas não tem o apoio nem da própria legenda, que ainda não decidiu com quem vai estar na disputa.


Com informações de O Globo


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido