Menu

Pesquisar
Close this search box.

Moraes mantém prisão de cinco bolsonaristas do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu na última sexta-feira, 20, a análise da situação dos presos por envolvimento em atos de terrorismo e na destruição de prédios públicos. Foram analisadas 1.459 atas de audiência relativas a 1.406 custodiados. No total, 942 pessoas tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva e 464 obtiveram liberdade provisória, mediante medidas cautelares, e poderão responder ao processo com a colocação de tornozeleira eletrônica entre outras medidas.


Entre os que podem retornar para casa, está a empresária Michela Batista Lacerda, de 42 anos, que é natural de Rio Branco. Ela foi candidata a deputada federal em 2018 no Estado pelo PSL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro naquela época, e foi presa no dia 8 de janeiro em Brasília. A reportagem não conseguiu confirmar se ela já foi solta, mesmo após autorização do STF.

Anúncios


Já em relação aos acreanos que acampavam no 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS), desde que o então candidato a presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi eleito, nova haviam sido presos no último dia 9, mas Alexandre de Moraes decidiu converter a prisão em preventiva para cinco dos envolvidos: Alan Fonseca de Oliveira Lima, Edson Fernandes Souza da Silva, Silas Januário Lima, Ivanete Vitalli e Amilcar Melo de Araújo, conhecido por ser sósia do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Moraes decidiu conceder liberdade com uso de tornozeleira eletrônica para duas pessoas: Moema Anute de Lima Carioca. Apenas Moema foi liberada na última segunda-feira, 22.


Os nomes Eder Jhonson Rodrigues Silva Taveira e Michele Lacerda Faria não constam nas listas divulgadas pelo STF na sexta-feira, 20, nem como presos preventivos e nem como liberados mediante medidas cautelares.


O ac24horas conversou com a advogada Vânia Barros, que é a responsável pela defesa de parte dos presos em atos bolsonaristas no Acre. Ela confirmou que apenas Moema foi solta e que os demais ainda continuam presos.


Os nomes dos acreanos citados nesta matéria podem ser conferidos nas duas listas divulgadas no site do Supremo Tribunal Federal.


Veja a lista das pessoas  que tiveram prisão preventiva decretada.


Veja a lista dos que obtiveram liberdade mediante cautelares.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido