Menu

Rio Branco está entre as capitais com mais pessoas sedentárias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A capital acreana está entre as que onde menos se pratica exercícios físicos pela população, segundo dados do Observatório da Atenção Primária da Associação Filantrópica Umane.


Os números têm base em levantamento da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde de 2021.

Publicidade

De acordo com esses dados, 49,7% da população da capital acreana não praticou nenhuma atividade física naquele ano. A condição é uma das piores do país, ao lado de Campo Grande, Fortaleza e Belo Horizonte, que apresentaram números parecidos.


As capitais onde a população é menos sedentária são: Florianópolis (SC), Vitória (ES), Curitiba (PR), Aracaju (SE) e Brasília (DF).


Em nível nacional, o levantamento diz que 53,4% das mulheres das capitais não realizaram nenhum exercício físico em 2021, índice maior do que os homens (42,2%).


A inatividade física é maior entre quem tem menos anos de estudo: 64,5% das pessoas com até oito anos de estudo estão paradas, contra 47,3% das que têm entre 9 e 11 anos de estudo e 36,1% entre quem tem 12 anos ou mais.


O estudo sugere que a prática de exercícios tende a ser maior e mais frequente entre aqueles que têm maior renda e escolaridade.


Mesmo entre a faixa etária que mais pratica exercício, de 18 a 24 anos, o índice de sedentários é de 35,1% e de 43,1% entre quem têm de 25 a 34 anos.


Os que não praticam exercício algum são a maioria nas faixas etárias a partir de 55 anos: 56% entre os que têm de 55 a 64 anos e 63,6% entre os que têm 65 anos ou mais.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Umane.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido