Conecte-se agora

Em Cruzeiro do Sul, projeto parceiro garante empregos para ex-sócio educandos

Publicado

em

Em Cruzeiro do Sul, um projeto executado em parceria entre a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e a Associação Comercial do município, está mudando a vida de ex-sócio educandos que deixam o Centro Socioeducativo do Juruá após o período de internação.

Aproveitando o aprendizado obtido pelos sócio educandos em cursos como de Informática, feitos dentro da unidade, o delegado Rômulo, monta currículos para os jovens e busca as vagas de trabalho nas empresas locais. Cinco já estão trabalhando em empresas de Cruzeiro do Sul.

“Eu vi que muitos tinham potencial e queriam mesmo mudar de vida, ter uma oportunidade de trabalhar. Então surgiu essa ação, que já dá bons resultados e muda a vida desses garotos e suas famílias”, conta o delegado.

O Centro Socioeducativo do Juruá oferta os cursos profissionalizantes como o de informática. “O principal objetivo deste curso é garantir o acesso à profissionalização e as novas tecnologias, além de qualificar esses jovens”, pontua a diretora do ISE Juruá, Maiane Andrade de Moura, que é psicóloga.

Já qualificados, os jovens participam de rodas de conversas, onde as necessidades e as potencialidades deles são avaliadas. Quando cumprem as medidas pelos atos infracionais praticados, e deixam o ISE, voltam à delegacia, mas desta vez para montar os currículos junto com o delegado Rômulo e buscar uma colocação no mercado de trabalho.

O empresário Getulhinho do Vale, que atua no ramo de venda de motos, peças e material de construção, acreditou na força da ressocialização. Há seis meses, ele empregou um ex-socioeducando e não se arrepende. “Aqui ele é educado, bom de relacionamento com todos, desempenha bem a função de vendedor e é esforçado”, pontua.

Atanael Oliveira Sales, de 19 anos, ficou 1 ano e 7 meses internado no Instituto Sócio Educativo. Depois que conseguiu a liberdade, está no primeiro emprego como vendedor em uma loja de peças de motos. Ele agradece a oportunidade e diz que se esforça para seguir no emprego, dando alegria para a mãe e honrando a oportunidade. Está pagando o aluguel de casa e faz feira junto com a genitora, com o salário que recebe.

“Eu deveria ter começado trabalhando e não no crime. Agora vou segurar essa oportunidade e seguir minha vida trabalhando e estudando. Minha mãe está muito feliz por essa nova vida que estou levando e acorda as 5 horas da manhã pra fazer café pra eu tomar antes de sair de casa”, conta ele animado, dizendo que quer se formar em Administração. “Eu agora posso não só sonhar, mas realizar”, complementa.

ISE

Os socioeducandos cumprem medidas de internação até 21 anos de idade. O Centro Socioeducativo do Juruá, que já chegou a ter 90 socioeducandos internados, agora tem 8. A diretora Maiane Andrade de Moura, conta que em breve haverá novo curso de informática na unidade e que agora é ofertado o curso de violão por meio do Projeto Som da Liberdade, em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM) e o Conservatório Musical, através do Ministério Público.

Maiane diz que o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, coronel Mário César Souza de Freitas, garante todo apoio necessário à qualificação dos socioeducandos e que o laboratório de informática terá ampliação. Ressalta que o projeto iniciado pelo delegado Rômulo poderá reduzir a reincidência.

“A iniciativa certamente contribuirá em suas vidas, oportunizando o ingresso no mercado de trabalho, bem como reduzindo a reincidência da prática de novos atos contraproducentes”, avalia.

O delegado Rômulo pretende ampliar as ações e já apresentou o projeto à futura presidente do Tribunal de Justiça, Regina Ferrari, e também já garantiu mais vagas no mercado de trabalho de Cruzeiro do Sul.

“Este ano vamos ter 20 vagas nas empresas do município com apoio da Associação Comercial e do Tribunal de Justiça”, pontua.

Luis Cunha, presidente da Associação Comercial, destaca que o projeto deve contar com novos parceiros.

“Desejamos que todas as oportunidades dadas pelos empresários sejam bem aproveitadas. Queremos uma sociedade mais justa para todos”, concluiu.

Na rede

Homem é preso com mais de 13 quilos de fios em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 3, José Moura dos Santos, 45 anos, foi preso pela Polícia Militar no Bairro Cruzeirão, em Cruzeiro do Sul, com 13 quilos de fios.

Quando foi abordado o homem não respondeu ao questionamento dos policiais quanto à procedência dos fios que carregava enrolados na própria camisa. ” Ele foi levado para a Delegacia Geral de Polícia Civil e vai responder por furto. A Polícia Militar está sempre prendendo quem furta fios. Estamos sempre levando “, disse o sub comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, capitão Silva Lima

O fio de roubos é um dos grandes problemas da segurança pública em Cruzeiro do Sul e afeta a população do município de várias formas.

Esta semana a clínica renal que atende pacientes das redes privada e pública de todo o Vale do Juruá, Tarauacá e Sul do Amazonas, teve que garantir o bombeamento manual da água do aparelho que faz a hemodiálise de 60 pessoas porque ladrões levaram o fio de cobre do sistema de bombeamento de água do local A Defensoria Pública, roubada 3 vezes, mudou de endereço, fios do equipamento que monitora o volume de águas da chuva e do Rio Juruá, na Ponte da União, foram levados. A Avenida Mâncio Lima, está grande parte no escuro, também pela mesma causa. Uma Galeria no Bairro da Baixa, também teve a fiação furtada.

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter cancela Processo Seletivo da Educação e anuncia outro

Publicado

em

O Diário Oficial do Estado desta Sexta-feira, 3, traz publicado, o novo edital de Processo Seletivo Simplificado para formação de cadastro de reserva para profissionais da Educação do município de Porto Walter, tendo em vista que o anterior, lançado dia 19, foi cancelado. Os cargos são para professores de ensino infantil e fundamental anos iniciais e finais, mediador, assistente educacional, tutor intérprete, de libras, de AEE, de EJA e Educação Infantil da pré-escola.

O edital 02/2023 tem duas mudanças com relação ao anterior: a primeira delas consiste na oferta de vagas que serão somente para formação de cadastro de reserva para as escolas da zona rural.

Outra mudança diz respeito aos critérios de avaliação: O processo seletivo será composto de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, por meio da prova de títulos – análise curricular, e entrevista do candidato (a).

Para concorrer é necessário que o candidato comprove o nível de escolaridade exigido para a função em que desejar atuar, apresentar documentos de identificação, dentre outros requisitos especificados no Edital.

As inscrições são gratuitas, deverão ser feitas entre os dias 8 10 de fevereiro, na sede da Secretaria de Educação – SEMEC, ao lado do IDAF, no horário de 07 as 11 horas e de 13 as 17 horas. As entrevistas serão realizadas de 13 a 17 de fevereiro. A divulgação e homologação oficial está previsto para o dia 8 de março conforme especifica e rege o Edital. Os candidatos já inscritos, poderão usar a documentação do PSS que foi cancelado anteriormente.

O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Porto Walter, houve a necessidade de cancelar o Edital e lançar novo, porque houve problema na oferta de vagas. ” Tinha vagas para zona urbana, no entanto, alguns profissionais não estavam em sala. E esse ano serão lotados para preencher essas vagas”, explica

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Mâncio Lima intensifica ações contra a malária

Publicado

em

Agora no mês de janeiro 234 casos de malária foram registrados no município de Mâncio Lima. Para reduzir os números a prefeitura intensifica as ações de combate a doença, com a ampliação das visitas domiciliares dos agentes, as orientações, capacitação dos profissionais e entregas de mosquiteiros impregnados.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, por meio da Gerência de Endemias, uma capacitação para os Agentes de Combate as Endemias – ACE e os Agentes Comunitários de Saúde – ACS para garantir aos profissionais, um olhar mais apurado sobre informações coletadas nas residências e orientem da melhor forma, as pessoas que necessitam de atendimento.Para as aulas teóricas, o Bairro Guarani foi o escolhido visto que somente no mês de janeiro foram registrados 25 casos de malária na localidade, sendo 2 do tipo falciparum a forma mais agressiva e perigosa da doença.

Agentes de Endemias das zonas urbana, rural terrestre e fluvial estão visitando os domicílios com orientação e ações preventivas.

Em outra frente, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, distribui mosquiteiros impregnados com um medicamento contra a malária utilizado com frequência em humanos e que tem se tornado uma nova ferramenta para combater a doença funcionando como uma barreira física impedindo o contacto homem-vetor, dado que certos mosquitos se tornaram resistentes aos inseticidas.

” A capacitação dos agentes para o trabalho do dia a dia é muito importante. Como houve um aumento de casos de malária no mês de janeiro, visto que é um período sazonal da doença com o aumento de chuvas, o acumulo de águas e os criadouros do mosquito. estamos fortalecendo as ações com visitas domiciliares, orientações, capacitação dos profissionais e entregas de mosquiteiros”, pontuou Francisco Melo, Gente de Endemias.

O agricultor Manoel Socorro, que recebeu a visita dos profissionais de saúde, agradeceu pelas orientações e pelos cortinados.

“Aqui em casa, no Guarani, tem pouco mais de um ano que teve casos de malária e dengue. Os Agentes de Saúde estiveram aqui, verificaram de onde estava vindo o mosquito, eliminamos um poço que eu tinha e passei a usar os cortinados impregnados. Aí graças a Deus não teve mais ninguém doente com malária”, contou ele.

Continuar lendo

Na rede

Homem é preso com arma falsa em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Luiz Elisson Santos, 41 anos, foi preso pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 2, no Cais do Porto de Cruzeiro do Sul com um simulacro de arma de fogo e R$ 1.352,00 em espécie. Á PM ele informou que havia chegado de Marechal Thaumaturgo.

A Polícia recebeu denuncia anônima, via Copom 190, de que o homem estava no centro da cidade com uma mochila nas costas e em atitudes suspeitas. Na abordagem, o simulacro de pistola foi achado dentro da mochila bem como o dinheiro. Os itens e Luis foram levados para a Delegacia de Polícia Civil.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.