Zequinha não confirma Avenida Cultural como local do Carnaval 2023

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, disse ao ac24horas, nesta sexta-feira, 20, que ainda não está confirmada o local da realização do Carnaval 2023 e que a Avenida Cultural, no Bairro João Alves, é um dos espaços com possibilidade, mas ainda sem definição.
“Não está batido o martelo. Chego amanhã à noite e domingo tenho uma reunião pra decidir. Na segunda faço o anúncio oficial”, destacou.
Além do Teatro dos Náuas, a Avenida Cultural, inaugurada pelo governo do Estado em 2020, conta ainda com o Centro Cultural Corbélia Lima, Ginásios Jader Machado e Alailton Negreiros e um portal. A Escola Dom Henrique Ruth, fica há poucos metros desse circuito.
O Carnaval é tradicionalmente realizado no Gamelão da Praça Orleir Cameli em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória, no Centro de Cruzeiro do Sul. Com a mudança de local a pedido dos comerciantes da área central, o esperado é que a festa momesca fosse transferida para o Estádio Arena do Juruá, na Rodovia AC-405, onde foram realizadas a Expoacre Juruá e o Réveillon. E a notícia, mesmo ainda não oficial da festa na Avenida Cultural, dividiu a população, que se manifestou nas redes sociais.
A professora Carol Santos, lamenta a escolha. “Ali no Teatro as pessoas não terão estacionamento suficiente e tudo em volta é só ladeira e escuro. Vão urinar toda aquela área lá”, citou ela.
Jocicleudo Costa mandou um recado para quem não ficou satisfeito. “Quem não gosta, fica em casa”, recomendou.
Segurança
O comandante em exercício da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, capitão Silva Lima, disse que em qualquer local a PM se empenhará em garantir a segurança dos foliões. Pela questão de segurança, o melhor lugar, segundo o oficial seria o Estádio Arena do Juruá, que é amplo e tem dois acessos, a AC-405 e a Estrada da Olivença. Mas cita que na Avenida Cultural, também há condições para que a PM, faça um bom trabalho.
“Na Avenida Cultural, se o palco ficar na parte interna no estacionamento do Teatro dos Nauas, podemos montar uma estrutura fixa pras guarnições, que também vão circular. No teatro ou ginásios poderemos montar um QG nosso caso seja necessário deter alguém rapidamente. Ali há toda uma estrutura”, ressalta o oficial.

Nesta quarta-feira, 29, um homem de 39 anos foi preso em flagrante na casa dele em Cruzeiro do Sul com um revólver. Segundo a Polícia Civil , a ação seria para dar cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, mas o homem, que seria conhecidamente traficante, foi preso em flagrante pelo porte ilegal da arma. Não foram encontradas drogas no local.
Ele, que não teve o nome divulgado, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, em Cruzeiro do Sul, juntamente com o material apreendido para as providências legais.
A ação ocorreu em cumprimento à operação Hórus, Programa Guardiões das Fronteiras, que visa combater os crimes transfronteiriços.

Dois homens foram presos e 70 quilos de cocaína e maconha foram apreendidos pelas polícias Federal e Militar de Cruzeiro do Sul e o Gefron, nesta terça-feira, 28, no Rio Juruá, próximo ao município de Rodrigues Alves.
A ação aconteceu durante patrulhamento fluvial no Rio. Durante abordagem a uma embarcação suspeita que navegava próximo ao município de Rodrigues Alves, os policiais viram dois homens conduzindo uma embarcação de alumínio, que passaram a agir de modo suspeito. Durante a abordagem encontraram 44 quilos de cocaína e de 25 quilos de maconha, escondidos dentro dos bancos da embarcação.
Os homens foram presos e encaminhados à delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, junto com a embarcação e as drogas, para os procedimentos legais cabíveis. Os nomes não foram divulgados.
VEJA VÍDEO:

No município de Marechal Thaumaturgo, na fronteira com o Peru, as fortes chuvas dos últimos dias, tem causado problemas de desbarrancamento em alguns pontos da cidade. A Defesa Civil monitora as áreas.
Na manhã desta terça-feira, 28, na Rua Francisco Bezerra, na Baixada da Rial, três casas foram abaixo e os moradores tiveram que deixar o local. A prefeita em exercício Rosimeire lima, garantiu suporte às famílias.
“As famílias serão levadas para imóveis de aluguel social até que a situação tenha solução definitiva. Seguimos monitorando as áreas de risco”, concluiu ela.

O futebol feminino na região do Vale do Juruá, tem uma atração a mais: uma freira da Congregação das irmãs Dominicanas de Santa Maria Madalena, nascida em Porto Walter, que joga futebol desde criança. Agora, com 23 anos, a freira Isabela da Cunha Ribeiro, vive em Rodrigues Alves e joga futebol no time Jovem Missionárias – JM, da Paróquia São José, e é a artilheira da equipe.
“Jogo desde criança. Gosto demais e vejo o esporte como algo que faz parte da minha vida. Em 2015 joguei nos jogos escolares e depois também na seleção feminina do município de Porto Walter”, destaca.
Isabela, que é atacante, na noite desta segunda-feira, 28, na quadra poliesportiva do município fez 2 dos 5 gols do time dela em uma competição beneficente contra a Escolinha Solidária Auto Peças Neto.
“Conseguimos a vitória de 5 a 1 para o nosso time. Foi ótimo!”, comemorou ela, que já havia feito sucesso nos jogos do Novenário de São José na semana passada.
E o exemplo da irmã Isabela no futebol já é seguido por outras jovens que se preparam para a vida religiosa. “Na minha companhia também participam jogando, 5 formandas que estão se preparando para a vida religiosa”, pontua.
Ela afirma não enfrentar preconceitos por ser mulher e freira no futebol. “Na verdade é novidade aqui em nosso município, porém as pessoas me incentivam”, concluiu a freira artilheira.
VEJA A FREIRA JOGANDO:
-
atingidos pela enchente na capital
Bocalom anuncia PL que deve destinar R$ 10 milhões para famílias e comerciantes
-
Notícias
Na China, diretoria da Frisacre diz que Acre deve entrar no mapa da Exportação com ajuda de Jorge Viana
-
RODOU O MUNDO
Atriz americana compartilha vídeo de resgate em alagação no Acre
-
POUCA GRANA
Cheia no Acre : Governo Lula só repassa R$ 1,4 milhão para custear necessidades básicas
-
DENÚNCIA
Postos de combustíveis e mercados estão cobrando preços abusivos, denuncia vereador
-
COMOÇÃO NACIONAL
Cantor João Gomes faz apelo por ajuda ao Acre devido às enchentes
-
Na rede
No Acre, criança de 4 anos morre afogada durante batismo de igreja
-
Acre
Diversão em lanchas no Rio Acre revolta empresária da capital