NÃO SEI COMO o governador Gladson Cameli vai descascar o abacaxi que se encontra no seu colo, na escolha do candidato a prefeito de Rio Branco, dentro do PP, seu partido. Não disse de forma oficial que será candidata a prefeita no próximo ano; mas existe um movimento forte, que começa a trabalhar a candidatura da deputada federal eleita, Socorro Neri (PP), para a prefeitura. Foi a sua candidata à PMRB, que acabou perdendo. Só que, ao que indica o último resultado eleitoral, a Socorro se recuperou.
Usou o fato de ter tido uma gestão bem avaliada para fazer uma campanha que a consagrou como a mais votada para a Câmara Federal. Só que, dentro do PP, tem o prefeito Tião Bocalom, que venceu na última eleição municipal, e por conta disso trabalha para que seja o candidato apoiado pelo Gladson e pelo PP.
Tem como aliada para o convencimento, a vice-governadora Mailza Gomes (PP), sua aliada. Tem feito acenos para se aproximar do governador, de quem foi adversário na disputa do governo. Apoiou a candidatura do senador Sérgio Petecão (PSD). Só existe vaga para uma candidatura a prefeito dentro do PP, com dois candidatos buscando a indicação. É um problema que o governador Gladson terá que solucionar no momento certo, não há como fugir. Se correr, o bicho pega, se ficar o bicho come.
RELAÇÕES AZEDAS
AS RELAÇÕES entre o prefeito Bocalom e o senador Petecão (PSD) estão cada dia mais azedas. Bocalom, segundo um vereador, mandou descontar três faltas da vice-prefeita Marfisa Galvão, que comanda uma secretaria municipal, na véspera dela entrar de férias. Só falta assinar o divórcio do Petecão e o Bocalom. Não vão estar juntos na eleição de 2024.
NEM A CARA DE BESTA
BESTA é quem pensa ser o governador Gladson besta na política. No seu currículo consta ter derrotado todos os aliados que se transformaram em seus adversários.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
NO SEU primeiro mandato, o governador Gladson Cameli primou pela liberdade á imprensa; nunca censurou um jornalista por uma crítica, e espera-se neste segundo mandato que mantenha a posição.
FORMANDO GRUPO
AOS poucos a vice-governadora Mailza Gomes vai formando seu grupo. Contratou como assessor, o advogado Jorgeney Ribeiro, que tem banca advocatícia em Brasília. Jorgeney é macaco velho na política, já ocupou cargos de mando em governos passados.
ANOTEM PARA CONFERIR
Não se faz previsão política com anos de antecedência, mas anotem, para conferir na época certa: a vice-governadora Mailza Gomes vai querer se viabilizar, para disputar o governo em 2026, quando o Gladson sair ao Senado. Seu problema é a falta de empatia popular.
MEDIDA POSITIVA
A DECISÃO do prefeito Tião Bocalom de executar um projeto de construção de casas populares, é válida, pelo grande déficit habitacional no público de baixa renda.
EM MOMENTO ALGUM
DEIXEI para fazer o registro após olhar todas as postagens do deputado federal Alan Rick (União Brasil), em momento algum defendeu o terrorismo praticado por bolsonaristas nas sedes do Judiciário, Legislativo e Executivo. Não deu para entender seu bloqueio nas redes pelo STF. Foi uma punição inexplicada.
PAGAR NA CADEIA
AGORA, quanto os bandidos que depredaram o STF, Câmara Federal, Senado, Palácio do Planalto; vandalizaram obras de arte, estes têm de ficar mesmo na penitenciária da Papuda, no DF; até como medida exemplar aos aliados desta seita de fanáticos em transe.
APOSTARAM E SE DERAM MAL
NA VERDADE, os que participaram do vandalismo jamais esperavam ir para a cadeia, na verdade acreditavam que no caudal da desordem as Forças Armadas dessem um golpe, para o retorno do Bolsonaro como ditador. Apostaram e se deram mal, apostaram tudo e perderam.
PONTO PARA A DEMOCRACIA
O PROCURADOR do MP, Danilo Lovisaro, foi um guardião do estado na defesa da democracia, ao tomar todas as providências contra os golpistas, seus financiadores e incentivadores E, podem esperar que terá rescaldo jurídico. Ninguém afronta a democracia impunemente.
CEDO PARA COMEMORAR
PESQUISA longe da eleição, retrata um momento político. É muito cedo para se apontar quem entrará ou não na eleição para a PMRB, como favorito em 2024.
SEM OPOSIÇÃO
COM AS eleições da Michelle Melo (PDT) e do Emerson Jarude (MDB) para a ALEAC, o prefeito Tião Bocalom vai nadar de braçada na Câmara Municipal, sem uma oposição forte. A previsão é de uma bancada do amém.
SEM GRANA, DANÇA
AMIGO que já foi vereador por dois mandatos me revelou ontem numa conversa, que não se candidata mais a nada. Perdeu para deputado. E, explica: “Quem não tiver muito dinheiro para comprar voto, pode ficar em casa que vai perder. A grana é hoje quem manda”.
ACABAR ACEITANDO
UMA BOA fonte do PT disse ontem ao BLOG, que com a garantia de que haverá recursos suficientes para a recuperação da 364 até Cruzeiro do Sul, a tendência do Marcus Alexandre é aceitar o comando do DNIT.
CADA CABEÇA, UMA SETENÇA
CABEÇA dos outros, é terra que ninguém anda. Por isso, não se consegue entender como Marcus Alexandre (PT) jogou fora uma eleição certa para a ALEAC; para participar de uma chapa suicida ao governo do estado.
MOMENTO É OUTRO
ESCUTEI ontem de uma fonte do governo que, o momento será outro na eleição do próximo ano, e que o Ney Amorim (PODEMOS), dificilmente, emplacará uma candidatura à PMRB com apoio do governo, como foi para o Senado. Ficaram sequelas da última campanha.
NÃO É DESPREZÍVEL
MAS, quem teve 32 mil votos na capital, não é um espólio desprezível, seja como candidato a prefeito de Rio Branco, ou apoiador de outra candidatura.
SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO
COMO NA estrofe da canção do Caetano Veloso -sem lenço\sem documento… É assim que se encontra o PT para a disputa da prefeitura de Rio Branco no próximo ano, caso o Marcus Alexandre não seja candidato.
NEM BELISCA
O PT só tem dois nomes que poderiam disputar a PMRB com chance de vitória: Jorge Viana e Marcus Alexandre. O Jorge não vai deixar as delícias de um cargo federal; e o Marcus Alexandre não se mostra simpático a uma candidatura. Fora os dois, quem entrar pelo PT, nem belisca; e deve ficar na rabeira, pela falta de um nome.
RDA REBAIXADA
ALÉM de não ter um quadro próprio de funcionários; para completar, na reforma administrativa os seus cargos de confiança tiveram os valores diminuídos. Uma pena que a RDA não seja valorizada.
VAI VIRAR VIDRAÇA
OU o deputado eleito Afonso Fernandes (PL) paga os salários atrasados dos seus funcionários; ou a situação vai ser a vidraça do seu mandato, para críticas gerais.
DECIDIR NA PORRINHA
NENHUM PARTIDO esteve mais repleto de infiéis na última eleição, do que o PT e o PSD. Fica até difícil apontar que abrigou mais enganadores entre os dois, teria que ser decidido na porrinha.
EQUILÍBRIO POLÍTICO
A PREVISÃO do senador Sérgio Petecão (PSD) é que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, seja reconduzido ao posto; pelo equilíbrio do seu mandato.
FRASE MARCANTE
“A quem sabe esperar, o tempo abre as portas”. Ditado chinês.