Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nível do Rio Acre diminui, mas risco de enchente continua na Capital

FOTO: WHIDY MELO
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Rio Acre amanheceu nesta quinta-feira, 12, medindo 7m e 78 cm, sendo que no início da semana o manancial estava com quase 10m – uma baixa de quase 2m nos últimos dois dias. Os dados foram repassados pela Defesa Civil de Rio Branco.


Mesmo com o nível das águas abaixo da cota de alerta, o Coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, contou que a situação ainda preocupa. Segundo ele, no afluente do Rio Acre em Assis Brasil, o manancial teve um aumento de mais de 2m. “Nós conseguimos chegar na segunda com 9m e 30cm, ou seja, ele baixou 1m e 62cm. Em comparação às últimas 24 horas, subiu 2m e 40cm em Assis Brasil. O que pesa a desfavor é que somos o penúltimo município, tudo que acontece nos demais municípios vem pra cá”, comentou.

Anúncios


Falcão alertou também que os demais Rios do Acre vem tendo aumento significativos. Segundo ele, em três dias, o Rio Juruá aumentou 4m e se aproximou da cota de alerta na região. “E hoje ele tá com 10,30 m, sendo que a cota de alerta é de 11,80m”, declarou.


O coordenador da Defesa Civil disse ainda que a previsão para essa quinta-feira é de chuva intensa – podendo chegar a 30mm de água na cidade e causar uma enchente na capital. “Basta ter 3 dias de chuva e ele já aumenta de 3 a 4 metros. Se ele [Rio Acre] tivesse com mais de 10m ele estaria já na cota de Alerta. O risco de alagamento é iminente”, ressaltou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido