Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bolsonaro posta e apaga vídeo com fake news sobre vitória de Lula nas eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais para postar notícias falsas sobre o resultado das eleições presidências de 2022 nesta terça-feira (10). Pouco depois de compartilhar o vídeo, o político excluiu a publicação.


No vídeo compartilhado por Bolsonaro, tem a mensagem de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi escolhido e eleito pelos brasileiros, mas foi eleito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Anúncios


O vídeo compartilhado por Jair Bolsonaro é de uma entrevista do procurador Felipe Gimenez, do Mato Grosso do Sul, e apoiador do ex-presidente. “Como é que você pode ter a certeza de que a imagem que um software mostra numa tela para você é igual aquilo que saiu da sua consciência? A imagem que você vê é produzida pelo software, um software que não está sob seu controle, que não foi escrito por você, que não é verificado por você”, ele diz em um trecho.


Durante as eleições de 2022, Jair Bolsonaro atacou, em inúmeras oportunidades, o sistema eleitoral brasileiro, tanto das urnas eletrônicas quanto o presidente do TSE Alexandre de Moraes. Em novembro, o partido do ex-presidente pediu a anulação de votos de 279 mil urnas segundo turno das eleições e multou o PL em R$ 22,9 milhões por conduta de litigância de má-fé.


As urnas eletrônicas passam por auditorias, inclusive de órgãos federais como o Tribunal de Contas da União, que não encontrou nenhuma irregularidade nas eleições presidenciais, e que garante a segurança do sistema eleitoral brasileiro.


Lula foi eleito de forma legitima com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Bolsonaro.


Ataques terroristas em Brasília


Post de Bolsonaro acontece dois dias após ataques de terroristas aos prédios do Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e Palácio do Planalto. Nos atos de 8 de janeiro, os golpistas gritavam contra o resultado das eleições.


Mais de mil pessoas foram presas segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Justiça. Os que já foram identificados estão sendo encaminhados para presídios do Distrito Federal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido