No período de 9 a 15 de janeiro, o prognóstico enviado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente indica previsão de chuva com volume acumulado na semana de 5 milímetros até 75 mm no Estado do Acre.
“Indicativo de anomalia negativa nas localidades dos municípios da regional do Juruá, Tarauacá-Envira, Purus, Baixo Acre e Alto Acre, onde as chuvas deverão estar abaixo do esperado para o período”, diz o prognóstico.
Quase todas as estações das bacias hidrográficas registraram redução no volume dos rios, exceto, no Vale do Acre, em Rio Branco, que subiu quatro centímetros entre domingo (8) e segunda-feira (9), saindo de 8,48m para 8,52m em medição realizada na capital. Em Sena Madureira, o Rio Iaco apresentou elevação no período.
o prognóstico para o trimestre Janeiro-Fevereiro-Março de 2023 é de que a chuva deverá ficar acima da média no centro e norte de Rondônia, norte do Mato Grosso, norte e leste do Amazonas, Roraima e em toda a Amazônia Oriental. Na demais áreas da Amazônia Legal e Estado do Acre a precipitação ficará próxima da média climatológica.