Menu

Acre ocupa o 7° lugar no ranking de queimadas na Amazônia Legal

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O acumulado de focos de queimadas na Amazônia Legal, entre 1º de janeiro e 16 de dezembro, data da última atualização do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é de 144.358 ocorrências detectadas pelo satélite de referência utilizado pelo órgão, o AQUA Tarde, da Agência Espacial Americana (Nasa).

No ranking da região, o Acre é o sétimo colocado, com 11.840 focos de queimadas, atrás do Pará, com 41.200 focos; Mato Grosso, com 28.892; Amazonas, com 21.158; Maranhão, com 19.992; Rondônia, com 12.424; e Tocantins, com 12.129 focos. O número do Acre é 34% maior que o registrado no ano passado, que foi de 8.828 focos de queimadas.

Anúncio

O dado também representa o segundo maior acumulado de queimadas no estado em um ano desde o começo da série histórica do Inpe, que inicia em 1998. Apenas em 2005, ano em que ocorreu o grande incêndio na Reserva Extrativista Chico Mendes, considerado com um dos piores desastres ambientais do estado, o Acre teve mais queimadas do que em 2022.

Por falar na Resex Chico Mendes, a segunda maior Unidade de Conservação do Brasil é a mais afetada pelo fogo no Acre. Até 16 de dezembro deste ano foram 1.141 focos de queimadas detectados na área, o que corresponde a 65,7% do total de todas as outras áreas de proteção federal localizadas no estado do Acre.

A situação motivou ajuizamento recente de Ação Civil Pública contra a União por organizações ligadas à defesa da UC e dos povos que nela vivem. O Instituto de Estudos Amazônicos (IEA), o Comitê Chico Mendes, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e as Associações de Moradores da Reserva Chico Mendes (RESEX) são os autores da medida.

Outro relacionado às queimadas no Acre que atinge dimensão nacional é referente ao município de Feijó, na região central do estado, um dos dez que mais produzem queimadas no Brasil. Até esta sexta-feira, 16 de dezembro, os registros do Inpe mostram 2.417 focos de queimadas em Feijó, número que dá ao município acreano a 8ª colocação no país.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.