Menu

Violência leva pânico à Amazônia e sensação de insegurança aflige moradores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (7), o módulo inédito Furtos e Roubos, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Sensação de segurança 2021 que traz dados preocupantes para os moradores da região Amazônica.


Um desses dados revela, por exemplo que em 2021, o número de pessoas com 15 anos ou mais que foram vítimas de algum dos cinco tipos de roubo investigados pela pesquisa chegou a 1,8 milhão. Isso representa 1,1% da população total do país, com percentuais acima dessa média no Norte (1,8%) e no Nordeste (1,4%).

Publicidade

Além disso, o Norte é o que teve o maior percentual de domicílios com vítimas de furto (6,5%), bem acima da média nacional, enquanto o Nordeste teve o menor (3,3%).


Sobretudo, o pânico campeia as cidades amazônicas: Segundo o IBGE, a maior sensação de insegurança foi observada na Região Norte, onde o percentual chega a 60,4%.


Sobre o papel da informação na sensação de insegurança, o IBGE mostrou que 77% das pessoas que não se informam sobre violência se sentem seguras, contra 73,4% dos que se informam por redes sociais, 70,7% por rádio e TV, 70,2% por conversas com parentes e amigos, 69,1% por jornais ou revistas impressos e 68,4% por jornais e revistas na internet.


A maioria dos brasileiros também busca tornar sua casa mais segura. De acordo com a pesquisa, 68% dos domicílios do país têm algum dispositivo ou profissional para segurança. No Sul, o percentual chega a 76,2%, enquanto no Nordeste a parcela é de 60,8%.


As travas, trancas ou fechaduras reforçadas respondem por 41% dos mecanismos de proteção, seguidas por muros altos e/ou com cacos de vidros e arame farpado (35,5%), cachorro ou outro animal de proteção (29%) e câmeras ou alarmes (17,1%).


No Acre, o aumento das chacinas promovidas pela guerra entre facções preocupa as autoridades. Após algum tempo em queda, as mortes violentas voltaram a crescer no Estado. Somado aos roubos e assaltos, a sensação de insegurança faz parte da rotina da população.


(Com EBC)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido