Conecte-se agora

Prêmio Mude o Mundo Como uma Menina tem finalistas do Acre

Publicado

em

Neste sábado, 3 de dezembro, a plataforma educacional Força Meninas anuncia as vencedoras da quarta edição do prêmio Mude O Mundo Como Uma Menina. A seleção das ganhadoras foi feita por mulheres profissionais, que são referência nas áreas de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Com o objetivo de premiar soluções transformadoras elaboradas por meninas de 13 a 21 anos de todo o Brasil, o projeto incentiva iniciativas desenvolvidas inicialmente para as comunidades das candidatas e consequentemente para todo o mundo.

Foram indicadas cinco concorrentes em cada uma das categorias: criativa, líder, determinada, pioneira, visionária, mobilizadora (categoria nova, a ser disputada apenas por ex-premiadas).

Para a categoria Juntas Somos Força, que premiará seis projetos de coletivos com potencial de crescimento e impacto, foram selecionadas dez finalistas, sendo que cinco ganhadoras serão escolhidas pelo júri e uma pelo voto popular.

O Acre tem finalista em duas categorias, Karen Loiane Silva de Souza, de Cruzeiro do Sul, na categoria Criativa; e Larissa Cunha Borges, Rio Branco, na categoria Determinada.

Premiação

Por meio do apoio institucional do consulado do Canadá e das empresas ERM Consultoria em Sustentabilidade e Banco Original, além do apoio da Secretaria Municipal de Juventude de Fortaleza e da Unidade de Educação Básica (UNIEB) Santa Maria Distrito Federal, a ação premiará as ganhadoras das categorias individuais com a quantia de R$ 5 mil, para ser investida em sua liderança, e a participação em um programa de doze semanas que engloba curso e mentoria.

Força Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras.

Com esse propósito, fomenta a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de um novo futuro para elas. Desde sua criação em 2016 já são mais de 52 mil meninas sensibilizadas em 23 estados e 29 cidades no Brasil.

Com informações da Agência Lema – Assessoria de Comunicação.

Cotidiano

Sábado com tempo instável e chuvas a qualquer hora no Acre

Publicado

em

O tempo instável, com muitas nuvens e chuvas, a qualquer hora, vai predominar no Acre, neste sábado, 04.

Pode chover forte em algumas áreas de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, com ventos soprando entre. Assim também deve ocorrer em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 26 e 28ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 24 e 26ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 25 e 27ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 27 e 29ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC.

Continuar lendo

Cotidiano

Congresso nacional de professores universitários começa segunda (6) em Rio Branco

Publicado

em

A cidade de Rio Branco receberá a partir da próxima segunda-feira (6) o 41º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentess da Educção Superior (Andes). O evento acontecerá até dia 10 de fevereiro na Universidade Federal do Acre (Ufac), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac).

Essa é a primeira vez que o congresso do Sindicato Nacional é realizado na capital acriana.

Com o tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”, o encontro deve reunir ao menos 600 professoras e professores de universidades federais e estaduais, institutos federais e cefets de todo o Brasil.

Instância máxima de deliberação da categoria docente, o 41º Congresso tratará de pautas importantes da categoria como carreira e reajuste salarial, financiamento das Instituições Públicas de Ensino, adoecimento docente, ensino remoto, entre outras, além de temas da conjuntura nacional e internacional da luta da classe trabalhadora.

Neste 41º Congresso, também serão apresentadas e inscritas as chapas que disputarão o processo eleitoral para a próxima diretoria do Andes. A votação ocorrerá nos dias 10 e 11 maio, em todo o território nacional. As professoras e professores eleitos estarão à frente da entidade durante o biênio 2023/2025.

Além do debate político e das deliberações que orientarão a luta da categoria docente para o próximo período, o 41º Congresso também apresentará aos e às docentes de todo o país a arte e cultura da região Norte. O encontro terá atrações como o grupo “Cantos e Encantos Yawanawa”, composto por mulheres do povo Yawanawa, originárias da Terra Indígena do Rio Gregório; as exposições de artes visuais “Fábulas das Ilusões Felizes” e “Vestígios inversos e poéticas das ilusões felizes”, do artista Danilo De S’Acre; a mostra fotográfica “O trabalho a céu aberto na Amazônia pandêmica”, das professoras Letícia Helena Mamed e Eurenice Oliveira de Lima, da Ufac; entre outras.

Continuar lendo

Cotidiano

Demarcação de terras indígenas tem 14 processos prontos no Acre e 13 Estados

Publicado

em

Fotos Sérgio Vale/ac24horas

Existem 14 processos de demarcação de terras indígenas prontos para homologação pelo governo federal em vários Estados, incluindo no Acre, segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

“Temos 14 processos identificados, que estão com os estudos prontos, concluídos, já têm a portaria declaratória. A gente espera que o presidente Lula possa assinar a homologação”, destacou, sem entrar em detalhes.

A retomada desses processos foi um compromisso de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No fim ano passado, durante a transição de governo, o grupo de trabalho temático sobre questões indígenas já havia incluído, no relatório, uma lista de áreas prontas para demarcação. Ao todo, elas somam cerca de 1,5 milhão de hectares.

São áreas localizadas em oito estados de quase todas as regiões do país: Ceará, Bahia, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas e Mato Grosso, além do já citado Acre. O governo anterior, de Jair Bolsonaro, havia paralisado todos os processos de demarcação de terras indígenas, o gerou diversos problemas à essas comunidades, como explica a ministra Sônia Guajajara. (com EBC)

Continuar lendo

Cotidiano

Inscrições para venda de alimentos no Carnaval de Rio Branco começam na segunda

Publicado

em

As inscrições para os interessados em comercializar produtos e alimentos durante o Carnaval da Família, na Arena da Floresta, em Rio Branco, estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 06.

Para participar é preciso demonstrar interesse até o dia 08 de fevereiro na sede da Secretaria de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur).

As vagas serão preenchidas por meio de sorteio, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro, às 10h, no Quadrilhódromo do Arena da Floresta.

O Carnaval na capital inicia dia 17 de fevereiro, com a escolha da Realeza, e se estende até a quarta-feira de cinzas. Além de diversos shows de artistas locais, a programação conta ainda com um baile infantil e outro da melhor idade.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.