Conecte-se agora

“Até os 8 anos, os pais precisam escovar os dentes dos filhos”, diz cirurgiã-dentista

Publicado

em

A cirurgiã-dentista e ortodontista, Rayana Olímpio participou nesta segunda-feira, 28, do Programa da Jô – Edição Podcast e contou as novidades da profissão, deu dicas para manter o sorriso perfeito e saudável e falou ainda de momentos especiais de sua vida.

Natural do Espirito Santo, em Vitória, a profissional veio para o Acre há 9 anos atrás, para trabalhar, mas acabou ficando de vez e como disse, veio “para desbravar, com a intenção de ir embora, mas quem bebe da água do rio Acre, fica”.

A mais nova solteira na pista, falou que não está aberta a relacionamentos amorosos no momento, pois terminou uma relação duradora recentemente e prefere agora cuidar mais de si.

“Estou solteira há 06 meses e atualmente estou investindo mais em mim, tentando me conhecer melhor, porque 12 anos de casamento, não são 12 dias. Então, estou tentando me reconectar, ter um amadurecimento e viver a minha paz”, comentou.

Em relação ao que tem de mais atual em sua área de trabalho, Rayana afirmou que o digital está mais presente na odontologia e na ortodontia, os aparelhos invisíveis ou transparentes, chamados de invisalign, são os mais pedidos. A profissional foi uma das principais responsáveis por trazer o modelo para o Estado.

“Eu fui uma das pioneiras no invisalign e hoje em dia trabalho como mentoria para alguns colegas daqui. Foi um desafio desbravar e é muito gratificante trazer o que há de melhor do Brasil para o Acre”, apontou.

Sobre escovação infantil, foi explicado que crianças de até 8 anos precisam ter o apoio dos pais com ajuda na limpeza completa e correta dos dentes, para que não ocasione problemas futuros.

“Até os 8 anos, papai e mãe tem que pegar a criança, levar no banheiro e escovar os dentes, porque se só mandar, ou eles não vão ou irão escovar de qualquer jeito. Então pelo menos 1 vez no dia, você tem que ajudar seus filhos a fazer uma boa escovação”. Abordou.

Olímpio falou ainda sobre o mal hálito e quais são os maiores causadores. Para ela, não escovar a língua é uma das causas e que em algumas pessoas a situação é tão triste que até mesmo de máscara já sentiu o ruim odor.

Questionada se um problema dental pode provocar doenças cardíacas, ela afirmou que se existe bactérias ou precisa ser realizado um canal e não há a procura, pode acontecer uma endocardite bacteriana.

“As pessoas não sabem o que é, não procura um dentista. Tem vários casos de famosos que já tiveram isso. Muitos subestimam o dentista e deixam por ultimo e tem sim muita importância de você estar com sua saúde bucal okay, dentes bem cuidados. É saúde, gente”, disse.

A dentista falou ainda sobre o que é preciso para extrair dentes, o uso de próteses, implantes e lentes, clareamento e quando é necessário retirar o siso. Para isso, abordou que nem todos os pacientes tem a obrigação.

“Se você tiver espaço e os sisos estiverem sem carie, tudo saudável, eu não recomendo retirar. Tenho vários pacientes que tem. Eu vou acompanhando, se não tiver dor, se estiver tudo certinho, pode manter o resto da vida”, comunicou.

Assista o Podcast da Jô completo.

video
play-rounded-fill

Destaque 4

Prefeito Bocalom nega boicote a vice Marfisa e diz que sempre a tratou como “filha”

Publicado

em

Na chegada da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Rio Branco, que acontece na manhã desta quinta-feira, 2, na sede da Federação das Industrias do Acre (FIEAC), o prefeito Tião Bocalom fugiu da polêmica que envolve sua vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Marfisa Galvão.

Marfisa, durante entrevista ao Bar do Vaz, nesta quarta-feira, 1º, disse, entre outras coisas, que não tem suas reivindicações atendidas e que Bocalom atrapalha seu marido, o senador Sérgio Petecão. Ela ainda afirmou que a população está insatisfeita com a gestão que faz parte.

ASSISTA:
Marfisa diz que indicados por Bocalom não trabalham e que prefeito atrapalha Petecão

Perguntado sobre as declarações, Bocalom saiu pela tangente e não quis polemizar. “O que posso dizer é que o tempo é senhor de tudo, da verdade e dono da razão. Eu estou focado é no trabalho, eu preciso dar resultado, a população de Rio Branco espera que a gente recupere as ruas, inicie o nosso programa de habitação e que possamos melhorar a educação e saúde”, afirmou.

Bocalom disse ainda que sempre tratou Marfisa como filha. “Não existe boicote, o que pode ter havido são alguns contratempos que são naturais da gestão. Ela é a minha amiga pessoal, gosto muito dela e a sempre tratei como filha”, disse o prefeito.

Com produção de Whidy Melo

Continuar lendo

Destaque 4

Polícia acaba com reunião de organização criminosa, prende um e apreende drogas

Publicado

em

Uma ação dos Policiais Militares da ROTAM do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) resultou na prisão de Nathan Amâncio Mendonça, de 19 anos, pelo crime de tráfico de drogas, na noite desta quarta-feira, 1°, em uma residência situada na Travessa 14 irmãos, no Ramal do Macarrão no segundo distrito de Rio Branco.

A guarnição Policial recebeu informações que em uma residência na travessa 14 irmãos estava ocorrendo um reunião de faccionados. Os Policiais Militares se deslocaram até o bairro e quando se aproximaram da casa ao qual os faccionados estavam, eles perceberam a guarnição Policial, pularam as janelas da casa e correram pra uma área de mata e conseguiram fugir. Durante a fuga os criminosos trocaram tiros com os policiais e ninguém saiu ferido.

O membro da facção, Nathan, não quis correr quando os policiais chegaram e ficou dentro da casa. A guarnição policial fez busca na residência e encontrou uma barra grande de maconha e outras duas menores, balança de precisão e material para embalar o entorpecente.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão e Nathan foi encaminhado juntamente com as drogas à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Destaque 4

Câmeras mostram influenciadora forçando portão antes de flagrar namorado com outra

Publicado

em

Imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento em que a influenciadora digital Rebeca Aguiar força o portão e entra na casa onde flagrou o namorado, o policial militar Felipe Monteiro Brana com outra mulher.

Após entrar na garagem, ela fez imagens que foram postadas em uma rede social. O fato aconteceu na madrugada do último sábado, 28, mas as imagens feitas por ela passaram a viralizar na internet a partir desta terça-feira, 31.

As imagens das câmeras de monitoramento também mostram Rebeca dentro da garagem, discutindo com Felipe na porta do carro e, aparentemente, tentando ver quem está com ele. O policial a contém e a leva na direção do portão, quando uma mulher sai do carro e segue na mesma direção dos dois.

Na sequência, as imagens mostram Felipe segurando Rebeca já do lado de fora do portão, momento em que a mulher que estava na companhia do policial passa dizendo alguma coisa para a influenciadora e, aparentemente, vai embora.

De acordo com nota divulgada pelo advogado de Brana, Matheus Moura, também em uma rede social, o policial e a influenciadora não estavam mais em um relacionamento quando ocorreram os fatos. A nota também afirma que a exposição de Felipe na internet seria levada à justiça.

“Cumpre esclarecer que a Internet não é terra sem lei, portanto, todo e qualquer comentário ofensivo à imagem e reputação de Felipe Brana será enviado ao Poder Judiciário urgentemente para as medidas cabíveis. Por fim, insta salientar que todos que conhecem Felipe sabem que sua vida sempre foi pautada no respeito, responsabilidade e integridade”, diz a publicação.

Em pedido de liminar judicial para que Rebeca não postasse, publicasse ou mencionasse fatos ou vídeos relacionados à situação nas suas redes sociais, o advogado também afirma que a mulher não aceita o fim do relacionamento.

O pedido de liminar foi acatado pelo juiz José Wagner Freitas Pedrosa Alcântara, da Vara de Plantão da Comarca de Rio Branco, mas a influenciadora já havia feito as postagens no Instagram.

Ao portal G1, Rebeca Aguiar disse por meio de uma nota que postou o vídeo em um grupo de amigas próximas e que acabou perdendo o controle da situação, por isso, as imagens viralizaram.

“Arrasada, magoada e desestabilizada emocionalmente, gravei o momento no qual descobri e flagrei a traição”, diz ela na nota.

Felipe Brana registrou boletim de ocorrência na Delegacia Central de Flagrantes de Rio Branco.

Assista as imagens:

video
play-rounded-fill

Continuar lendo

Destaque 4

Deputados escolhem Gonzaga como presidente e Nicolau 1º Secretário da Aleac

Publicado

em

Os novos deputados recém-empossados da Assembleia Legislativa chegaram a um consenso e definiram que a composição da nova Mesa Diretora terá Luiz Gonzaga (PSDB), como presidente, e Nicolau Júnior (Progressistas), como primeiro-secretário da Casa. A chapa única inscrita foi aclamada após a cerimônia de posse que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1.

Comporão também à mesa os deputados Pedro Longo (vice-presidente), Chico Viga (segundo secretário), Maria Antônia (Segunda vice-presidente), Antônia Sales (Terceira secretária), Eduardo Ribeiro (Terceiro vice-presidente), Gene Diniz (Quarto Secretário) , Afonso Fernandes (Quinto-Secretário).

Eleito novo presidente da casa, Gonzaga enfatizou que seu mandato na Casa do Povo deverá ser pautado pelo diálogo com os poderes e deputados de oposição. De acordo com o tucano, que vai para o sexto mandato, sua atuação será de respeito aos 24 deputados da base e oposição ao governo. “A oposição é de fundamental importância para o engrandecimento dos debates na casa legislativa. A oposição terá total respeito pela mesa diretora”, comentou.

Gonzaga disse ainda que vai propor logo no início da sua gestão, a criação do Diário Eletrônico da Assembleia Legislativa. “Vamos iniciar esse trabalho e também de valorização dos servidores”, ressaltou.

Responsável pela articulação para formação da “dobradinha” na casa, o agora ex-presidente da Casa e primeiro secretário-eleito, Nicolau Júnior, declarouque deverá realizar um trabalho secundário de auxílio ao próximo presidente, deputado Luiz Gonzaga nesse biênio 2023/2024.

Junior garantiu que Gonzaga está pronto para conduzir os trabalhos do Poder Legislativo. “Tem experiência e já vai ao sexto mandato, então deverá fazer um bom trabalho”, comentou.

Nicolau disse ainda que apesar da renovação de 50% dos parlamentares, os trabalhos serão bem conduzidos. “Todos têm experiência e sua história, acredito que vão contribuir para o desenvolvimento do estado”, afirmou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.