Conecte-se agora

Após desbloqueio, estudantes de psicologia da Ufac conseguem chegar em Rio Branco

Publicado

em

Os estudantes de psicologia da Universidade Federal do (UFAC) que passaram quase uma semana parados nos bloqueios das rodovias federais de Rondônia, devido as manifestações de grupos Bolsonaristas, conseguiram chegar na noite desta terça-feira, 22, em Rio Branco.

Retornando de um congresso em São Paulo, os alunos chegaram a dormir no chão em algumas paradas e ficaram com pouco recursos para alimentação e a compra de medicamentos. Além disso, alegam que foram ofendidos e receberam comentários invasivos.

De acordo com Kássia Geovana, responsável pela comissão que organizou a viagem, todos conseguiram regressar a capital com mais rapidez, depois da ajuda da Ufac e do governador Gladson Cameli.

“A Ufac enviou carros e o Gladson mandou uma Van para nos retirar de Vista Alegre em segurança. Passamos por momentos difíceis, mas toda a divulgação e o trabalho jornalístico nos ajudou a acabar com esse pesadelo”, declarou.

Cotidiano

Pré-história do Acre será tema de curso no Sesc/Centro de Rio Branco

Publicado

em

Nos dias 25, 29 e 30 de novembro, das 13h às 17h acontecerá, em Rio Branco, no Sesc/Centro, o curso “Pré-História de Rio Branco e do Acre – Aquiry: povos construtores e paisagens míticas e culturais”.

O evento será ministrado pelo professor Marcos Vinícius Neves, com produção da historiadora Flávia Burlamaqui e, tem como objetivo apresentar alguns resultados de pesquisas arqueológicas que vêm sendo realizadas desde o final da década de 1970, na região.

“A história do Acre só inicia em 1850, quando começaram as primeiras expedições de não-indígenas na região? E as dezenas de povos originários que habitavam essas terras por milhares de anos antes disso? Onde fica? Essa é uma das questões centrais do curso Aquiri”, disse Vinicius.

Gratuito, a formação tem duração de 16 horas e atividades presenciais e remotas, buscando alcançar professores da rede pública de ensino e fazedores culturais, especialmente os da área de Patrimônio Cultural, para difundir esses importantes saberes, de forma que cheguem às salas de aula e alcancem públicos amplos e diversos.

“O que queremos é compartilhar informações necessárias à compreensão da pré-história acreana em suas muitas dimensões, incluindo conteúdos que vão desde as características teórico-metodológicas da pesquisa arqueológica na Amazônia, passando pelas áreas e sítios já pesquisados, até os resultados das interpretações científicas para a construção de uma historiografia indígena mais ampla, profunda e consistente”, defende Flávia.

A iniciativa tem financiamento da Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil (Fundo Municipal de Cultura). Para participar, é necessário contato prévio com a produção, no WhatsApp (68) 9.9988-9014.

Continuar lendo

Cotidiano

Acre eleva novos casos com 171 infectados por Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 171 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira, 23 de novembro. O número de infectados notificados é de 153.137 em todo o estado.

Nenhum óbito foi notificado nesta quarta, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.029 em todo o estado

Até o momento, o Acre registra 359.890 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.746 casos foram descartados e 7 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.173 pessoas já receberam alta médica da doença, e não há registro de pessoas internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Cotidiano

SEPA diz que tomará medidas administrativas cabíveis em caso de trator apreendido com menor

Publicado

em

O secretário de Estado de Produção e Agronegócio do Acre, Edivan Maciel, prestou esclarecimentos sobre o caso de um trator agrícola apreendido, no último domingo (20), em Acrelândia, no momento em que era conduzido por um menor, de 17 anos de idade.

De acordo com Edivan, o trator em referência estava a serviço da produção rural do Estado, nos termos adequados, ou seja, atendendo ao pequeno produtor sob supervisão de um dos nossos servidores da Sepa.

O secretário explicou que a apreensão da máquina sob a condução momentânea do menor, filho do operador autorizado, se deu quando o responsável permitiu que o filho realizasse a busca de uma grade aradora em uma pequena propriedade próxima para a realização do serviço específico.

“Desde o conhecimento do fato, mobilizamos incontinenti nossos gestores e tomamos imediatas e necessárias providências, no sentido de esclarecer o fato junto às autoridades pertinentes, visando resgatar a máquina, o que, aliás, já ocorreu, bem como as medidas administrativas cabíveis no que compete ao servidor envolvido”, esclareceu Edivan Maciel.

Por fim, o titular da SEPA informou que os agricultores de Acrelândia não serão prejudicados pelo incidente, e que a secretaria continuará cumprindo o seu dever de atender as necessidades do campo, reforçando que o fato não constituiu empecilho para que o Governo siga em seu projeto de fomentar de modo permanente o setor agropecuário, notadamente os pequenos produtores.

Continuar lendo

Cotidiano

Palestra de Fernando Kamura, ‘Arte aplicada aos negócios’, será apresentada no Sebrae

Publicado

em

Rio Branco recebe dia 9 de dezembro, a palestra ‘Arte Aplicada aos Negócios’, de Fernando Kamura, no Sebrae, a partir das 19h30. O evento envolve temas voltado a inovação, marketing, criatividade, entre outras ações que buscam agregar conhecimento e novas experiências.

Com um perfil inovador, o fundador da Academia de Neuromarketing, fala durante o evento sobre suas experiência no marketing da Microsoft e Oracle, assim como, histórias de sucesso e dá dicas de ferramentas para aplicação em seu trabalho.

“A Arte aplicada nos negócios é um mix de networking, reciclagem e desbravamento de mundos ainda pouco explorados. Venha fazer parte deste grandioso evento e espalha pra geral que a “Palestra de Milhões “ chegou ao Acre”, disse.

As vagas são limitadas. Para mais informações, entrar em contato com o número (68) 99902-9622.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.