Categories: Gente - Economia e Negócios Notícias

Acreanos retomam tradição e ornamentam ruas para a Copa do Mundo 2022

Published by
Thais Farias

O encanto da Copa do Mundo está de volta, mesmo que a passos lentos. Ruas enfeitadas, crianças interagindo com os vizinhos e muita descontração. Quatorze ruas da capital acreana se inscreveram no concurso ‘Minha Rua é Louca pelo Brasil’, que este ano está em sua sétima edição realizada pela Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). ­


 


Em 2022, o concurso foi lançado no mês de outubro e a data limite para as inscrições foi a última sexta-feira (18), na sede da Acisa. Até agora, apenas a rua Alércio Dias, situada no bairro Cadeia Velha, que não conseguiu se inscrever em Rio Branco, deu início, de fato, à ornamentação da via nesse final de semana. As demais ainda aguardam a compra dos produtos necessários, doações e até mesmo recapeamento asfáltico por parte da prefeitura municipal.


 



 


Seu Careca, como é conhecido por amigos e familiares, tem 74 anos e mostrou ao ac24horas detalhes da pintura que ele e os vizinhos vêm empregando na rua Alércio Dias. As crianças participam ativamente do trabalho ao lado dos familiares. Na primeira visita em Rio Branco, no dia 23/11, em que haverá jogo entre Brasil x Sérvia, os jurados irão avaliar as ruas: João Batista, Quadra 08, na Cidade do Povo, Rua Jaguar, no Loteamento Santa Luzia; Rua Jaubaté, no Residencial Novo Eldorado II e a Rua México, na Baixada da Habitasa.


 


No dia 27/11, no jogo entre Brasil x Suíça, as ruas visitadas serão: Avenida Eugênio Beco Bezerra, 100, no Condomínio Green Garden; Rua Railson Nascimento, Setor III, Cidade do Povo; Rua 16 de Outubro, no bairro Quinze; Rua Amoty Pascoal, no Wanderley Dantas e Rua Longuinho da Silva, 179, no Tangará.


 


Na terceira visita, dia 01/12, quando Brasil enfrenta Camarões, a avaliação será das ruas: Avenida São Pedro, no Raimundo Melo; Rua Formosa, no bairro Nova Estação; Travessa Abacabeira, na Vila da Amizade; Rua Alameda Manacás, na Chácara Ipê e Rua Nova Andirá, no Cidade Nova.


 



 


A participação no concurso é gratuita e limitada a 30 vagas entre ruas abertas e dentro de condomínios. Com a ação, busca-se renovar o espírito esportivo e patriótico junto à seleção brasileira e seus atletas. “O principal objetivo do concurso é chamar as pessoas para uma confraternização. Às vezes, no corre-corre do dia a dia, elas não têm tempo nem para conversar com o vizinho, então esse é o momento de confraternizar através de uma pintura na rua, dos enfeites”, conta o organizador do projeto no Acre, Pedro Silva.


 


O concurso também é uma forma de o estado fomentar as vendas de adereços, roupas e outros produtos no comércio voltado à Copa do Mundo 2022. “A criatividade e originalidade são os pontos altos e que emocionam os jurados, o que realmente pode dar as maiores notas”, afirma Silva.


 


Uma reunião com todos os representantes das ruas inscritas ocorrida na última sexta-feira alinhou os últimos detalhes do concurso. “Já é comum as pessoas se reunirem com a família ali na rua, em confraternização desse momento com churrasco, bebida, e a gente faz incrementar ainda mais esse kit comemoração”, explica o coordenador.


 


Representantes de ruas inscritas no concurso em Rio Branco se reúnem na Acisa

 


As premiações serão realizadas a cada jogo do Brasil, quando a rua vencedora irá receber kits esportivos no valor de R$ 2 mil e um kit churrasco. Já na grande final, as ruas selecionadas irão concorrer a uma moto 0 km. “Há premiação que agrada as crianças, os jovens, que são os troféus, bolas de futebol, handebol, vôlei e basquete”.


 


Com apoio do governo do Acre e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre), a Acisa conseguiu levar o evento para seis cidades acreanas este ano, sendo elas: Rio Branco, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. As 14 ruas inscritas na capital vão ser divididas nos três primeiros jogos da seleção. Em cada jogo, uma rua será campeã. “Vai ser avaliada, principalmente, a criatividade, porque não é só colocar bandeirola, pintar, mas as danças, a forma como recebem os jurados, a originalidade”, destaca Pedro.


 



 


A competição já é tradicional na capital acreana. Segundo a Acisa, nesta edição o intuito é fomentar o sentimento de brasilidade, o associativismo, o cooperativismo e a harmonia entre os moradores nos bairros da cidade. Além disso, visa melhorar as relações entre as comunidades e fortalecer a torcida pela equipe brasileira de futebol em suas competições oficiais, bem como aquecer a economia dos setores comerciais envolvidos nas festividades.


 


Para participar do concurso, foi necessário um mínimo de 5 e máximo de 8 moradores ou comerciantes residentes ou estabelecidos em 5 ou 8 casas ou lojas diferentes da rua. Eles organizaram mutirão para eleger um representante que assume as responsabilidades oriundas da decoração da rua ou condomínio e da participação na disputa.


 


Assista ao vídeo:

[This post contains advanced video player, click to open the original website]

Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024