Conecte-se agora

Manifestantes entram em conflito com agentes da PRF na BR-364

Publicado

em

Cinco trechos da BR-364, a principal de Rondônia, que liga ao Acre, voltaram a ser bloqueados por manifestantes nesta sexta-feira, 18. Devido ao protesto, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), acabaram entrando em conflito com os manifestantes no município de Ariquemes ao tentar negociar o fim do protesto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o momento em que os agentes tentam desobstruir a estrada, contudo, acabam contidos por membros do protesto – que mesmo após as eleições não aceitam o resultado das urnas.

Os pontos bloqueados em Rondônia são: BR-364, KM 16: Vilhena – Posto Catarinense, BR-364, KM 234: Cacoal – Coopercal, BR-364, KM 305: Presidente Médici – Posto Trevão, BR-364, KM 337: Ji-Paraná – Anel Viário e BR-364, KM 437: Jaru.

Veja o vídeo:

play-rounded-fill

Acre

Acre abre 679 novas vagas de trabalho no mês de outubro

Publicado

em

Em outubro o Brasil registrou um saldo positivo de 159.454 postos formais criados no mês, chegando ao recorde de 42.998.607 de empregos com carteira assinada gerados no país, revela o Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado nesta terça-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

No Acre, segue-se o saldo positivo observado em meses anteriores: foram 3.845 admissões contra 3.166 demissões, resultando em 679 vagas de trabalho formal mantidas em outubro, uma variação relativa de 0,72% no período.

Apesar da sequência de saldos positivos, o emprego formal mantém aparentando perder força no Acre. Em setembro, o estoque de emprego foi de 752 vagas e em agosto, 858.

Ou seja, há uma queda ao longo dos últimos meses.

O MTE confirma: assim como em setembro, o resultado positivo foi distribuído em todo o país e em todos os setores da economia, como tem ocorrido nos últimos dados do Caged divulgados pelo governo. A geração de empregos foi percebida em 26 Unidades da Federação, com excelente desempenho em São Paulo, que gerou 60.404 novos postos (+0,46%), com destaque para serviços (+37.275) e comércio (+14.192), seguido do Rio Grande do Sul, com mais 13.853 postos (+0,52%) e o Paraná, com mais 10.525 postos (+0,36%).

Do ponto de vista regional, o destaque foi a região Sudeste, com um crescimento de mais de 80.740 novos postos de trabalho.

Numa análise por setor, destaque para o ótimo desempenho do setor de serviços, com geração em outubro de 91.294 vagas formais. Foi mantida também a aceleração do comércio com a proximidade do final de ano, um saldo positivo de 49.356 novos postos. Também a indústria e a construção civil seguiram crescendo, com mais 14.891 e 5.348 mil postos de trabalho gerados, respectivamente. Somente a agropecuária registrou saldo negativo de -1.435 postos de trabalho formais no mês.

O TEM diz que os números mostram a continuidade do bom desempenho do emprego formal no ano, acumulando um saldo 2.320.252 empregos gerados até outubro, decorrente de 19.445.198 admissões e 17.124.946 desligamentos. O setor da construção civil foi o destaque, com um crescimento de mais de 12,5% no estoque de empregos formais (288.517), mas o saldo positivo no acumulado do ano também foi verificado nos serviços, com geração de 1.263.899 empregos, e a indústria chegando 391.346 novas vagas.

Nos últimos 12 meses o saldo registrado foi de 2.340.457 novos postos de trabalho, se considerarmos janeiro de 2019 a outubro de 2022, período de gestão do governo, o saldo acumulado chega a 5.548.395 novos postos de trabalho, decorrente de 72.216.631 admissões e 66.668.236 desligamentos no ano. Somente no período de julho de 2020 a outubro de 2022, considerado o período de retomada do emprego formal, o país gerou saldo de 6.303.762 novos empregos, decorrente de 49.045.975 admissões e 42.742.213 desligamentos no período.

Continuar lendo

Acre

Governo incorpora 237 alunos soldados ao Corpo de Bombeiros

Publicado

em

O governo publicou a portaria que homologa a matrícula de 237 novos alunos no curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Acre. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta terça-feira, 29.

O certame previa o preenchimento de 153 vagas, mas após a retirada da cláusula de barreira do edital, o quantitativo foi aumentado para 249 oportunidades. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Durante o curso, cada aluno soldado combatente receberá, mensalmente, R$ 4.344,22.

A portaria tem validade a contar do dia 21 de janeiro e os incorporou às fileiras do Corpo de Bombeiros do Acre.

Continuar lendo

Acre

Basa lança edital de chamada pública da lei de incentivo à cultura

Publicado

em

Para incentivar, apoiar, valorizar e difundir as manifestações artísticas na região amazônica, por meio do Edital de Chamada Pública Lei de Incentivo à Cultura 2023 e 2024, o Banco da Amazônia (Basa) abre inscrições para que artistas, produtores e demais interessados apresentem seus projetos culturais para concorrência. O edital estará disponível no site institucional www.bancoamazonia.com.br a partir do dia 1º de dezembro.

De acordo com o Secretário Executivo do Banco da Amazônia, Alcir Erse, o Edital é uma forma de incentivar a promoção da cultura regional amazônica por meio de um processo aberto, objetivo e transparente. “Representa uma oportunidade aos vários artistas e profissionais da cultura de expandirem seus trabalhos e levar novas experiências a quem busca conhecer a arte, dança e demais manifestações populares na região”, informa o secretário.

O secretário explica que poderão ser patrocinados shows, exposições, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural. “A Lei 8.313, criada em 1991, de Incentivo à Cultura contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à cultura. Os projetos patrocinados devem oferecer uma contrapartida social, como distribuir parte dos ingressos gratuitamente e realizar ações de capacitação junto às comunidades. Por isso é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac)”, explica.

O Edital contemplará somente projetos que tenham sua execução prevista na área de atuação do Basa, que respeitem a sustentabilidade econômica, social e ambiental da região amazônica. “O Banco atento à sua missão de desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes, busca também atuar de forma a contribuir para inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população. Esta oportunidade reforça o compromisso de empresa que mais investe na cultura da região amazônica”.

As inscrições gratuitas serão realizadas exclusivamente pelo e-mail: [email protected], tanto para pessoas físicas e jurídicas. O resultado será comunicado via site institucional da Instituição.

Continuar lendo

Acre

Identificadas duas linhagens novas do coronavírus no Brasil

Publicado

em

O Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) informou hoje (28) que pesquisadores da faculdade confirmaram a presença das linhagens BQ 1.1.17 e BQ 1.18 da subvariante BQ.1 do coronavírus no Brasil. Segundo o centro universitário, os pacientes contaminados vivem em Santo André e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Desde setembro de 2021 o centro universitário vem auxiliando os órgão de vigilância no monitoramento da covid-19. Os casos das linhagens que ainda não haviam sido detectadas no Brasil foram identificados em um lote com nove amostras. A maior parte era de pessoas infectadas com a variante BA.5, sendo que três eram da subvariante BQ.1.

As pessoas contaminadas pelas novas linhagens apresentavam sintomas leves de covid-19. Não há informações de que as novas linhagens sejam mais transmissíveis ou gerem efeitos mais graves do que as predominantes atualmente.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.