Menu

Pesquisar
Close this search box.

PL volta atrás e diz que não vai pedir anulação das eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PL — partido de Valdemar Costa Neto e ao qual o presidente Jair Bolsonaro também é filiado — negou, nesta quarta-feira (16/11), que vá questionar o resultado das eleições deste ano.


Um suposto relatório foi divulgado pelo site bolsonarista ‘O Antagonista’. O portal afirmou que a sigla vai pedir a anulação do pleito de 2022 — que definiu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo presidente.

Anúncios


O documento tem a logo do PL e é assinado por Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL); seu vice Márcio Abreu; e pelo engenheiro Flávio Gottardo de Oliveira. O relatório diz não ser “possível validar os resultados gerados em todas as urnas eletrônicas de modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015”.


Por meio de nota, o PL afirmou que o resultado da fiscalização do partido termina apenas no mês de dezembro e rechaçou a matéria do portal. “Está em andamento. Ainda não foi divulgada qualquer versão final do relatório, temos estudos em andamento. A versão publicada pelo Antagonista é obsoleta e não está assinada por ninguém”, diz o comunicado.


O PL teria voltado atrás após jornalistas perceberem a fragilidade técnica do relatório. As contradições do partido de Valdemar Costa Neto ao falar em anulação da eleição também ficaram escancaradas.


“Se o PL questiona o funcionamento das urnas, significa dizer que pedirá a anulação de toda a eleição, uma vez que seus deputados, senadores e governadores foram eleitos pelas mesmas urnas que garantiram a vitória de Lula. Correto? Se não for isso, é só barulho e mais suco de charlatanismo”, observou um internauta.


“O relatório contratado pelo PL sugere que o partido vai pedir apenas a anulação dos votos do Nordeste no 2º turno da eleição presidencial. Esse é o país do meme pronto”, escreveu outro.


O resultado das eleições de 2022 foi atestado por diversos órgãos fiscalizadores. A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi imediatamente reconhecida por chefes de Estado da Europa, da China e dos EUA e também pelos presidentes da Câmara e do Senado.


O PL elegeu 99 deputados federais e terá a maior bancada do Congresso em 2023. O partido também terá a maior bancada para o Senado, com 14 parlamentares. Além disso, a sigla de Bolsonaro elegeu dois governadores.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido