Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vendas no varejo crescem 1,4% em setembro no Acre, mostra IBGE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em setembro de 2022, o volume de vendas no comércio varejista cresceu 1,4% frente a agosto no Estado do Acre. A taxa reafirma recuperação do setor após seguidas quedas em 2022: na comparação entre agosto e julho, por exemplo, o varejo cresceu 2,7%.


O resultado do Acre é um pouco melhor que a média do País no período, de crescimento de 1,1%. A média móvel trimestral foi de 0,3% no Brasil. Na série sem ajuste, frente a setembro de 2021, o comércio cresceu 3,2%, segunda taxa positiva seguida. No ano, o acumulado foi a 0,8% e, nos últimos doze meses, a -0,7%.

Anúncios


No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas cresceu 1,5% frente a agosto. A média móvel trimestral foi de 0,4%. O volume de vendas frente a setembro de 2021 cresceu 1,0%. O acumulado no ano foi de -0,6% e o nos últimos 12 meses, de -1,6%.


Em setembro de 2022, na série com ajuste sazonal, seis das oito atividades pesquisadas estavam no campo positivo: livros, jornais, revistas e papelaria (2,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,7%), combustíveis e lubrificantes (1,3%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,2%), tecidos, vestuário e calçados (0,7%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (0,6%). Por outro lado, duas atividades apresentaram resultados negativos: móveis e eletrodomésticos (-0,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%).


As duas atividades complementares do varejo ampliado ficaram estáveis frente a agosto: veículo e motos, partes e peças com -0,1% e material de construção, com 0,0%.


Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, e foram divulgados nesta quarta-feira (9).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido