Menu

Pesquisar
Close this search box.

Policia Federal faz operação na divisa do Acre com o Amazonas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Agentes da delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul cumpriram 9 Mandados de Busca e Apreensão no município de Guajará, no Amazonas,incluindo endereços residenciais e comerciais. Guajará fica há cerca de 15 quilômetros de Cruzeiro.


Segundo a Assessoria de Comunicação da PF, a investigação iniciou com o recebimento de diversas denúncias de que comerciantes de Guajará estariam retendo cartões do Bolsa Família, benefício assistencial ou previdenciário dos moradores da cidade e de indígenas em troca de empréstimos e mercadorias. Além disso, esses comerciantes estariam cobrando juros extorsivos, de mais de 30% ao mês, e estariam realizando ameaças por meio de policiais militares e traficantes faccionados com a finalidade de manter a posse desses cartões e inibir possíveis denúncias à polícia.

Anúncios


Diligências policiais preliminares foram feitas e confirmaram os relatos recebidos. A decisão judicial deferida se desdobrou na Operação Katecho, palavra grega que significa “reter com firmeza, possuir, deter”, fazendo referência ao modus operandi dos investigados.


A investigação segue em andamento e o material arrecadado será analisado para embasar possíveis indiciamentos. Os alvos são investigados por Apropriação Indébita, Estelionato e Extorsão, previstos nos artigos 168, 171 e 158 do Código Penal, além do delito de Usura, tipificado no artigo 4º da Lei 1.521/1951 (crimes contra a economia popular).



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido