Carros que estavam atolados há três dias na Estrada que liga Porto Walter ao restante do Vale do Juruá, conhecido por Ramal Babary, foram resgatados nessa terça-feira, 19, pela Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.
Os militares usaram quadriciclos para chegar até o local e com cabos, desatolaram os carros, incluindo táxis que fazem a linha entre Porto Walter e Cruzeiro do Sul. “Os veículos estavam sem condições de rodar. É importante ter cuidado, atenção e consciência de que, se entrar em um ramal isolado, vai ser complicado sair. A polícia está aqui para ajudar no que for possível”, explicou o tenente Belo.
O polêmico ramal de 90 quilômetros foi aberto em setembro pelo governo do Estado e prefeitura de Porto Walter no meio da floresta e tem difícil acesso em dias de chuva. Uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal – MPF e Ministério Público do Estado do Acre MP/AC para anular a autorização concedida pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) para abertura de ramal. Como a área inclui terra indígena, a autorização deveria ter sido expedida pelo Ibama.
Segundo o apurado pelo MP, a supressão de vegetação autorizada irregularmente foi de 83,7 km, o que totaliza 251,5158 hectares de vegetação e um total de 2.142 árvores.