Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mortes violentas por armas brancas crescem e homicídios por armas de fogo caem no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nas estatísticas de mortes intencionais violentas aparece o uso de armas brancas cresceu no Acre em setembro em comparação aos resultados de agosto. Dos homicídios ocorridos em agosto, 29% foram consumados com arma de fogo. Em setembro, esse percentual subiu para 32%.


O aumento é de 3% em um mês. “O alto percentual de mortes violentas intencionais praticadas com a utilização de armas de fogo, manteve‐se elevado durante o período de 2016 a 2018, período em que os conflitos entre facções foram mais acirrados. A partir de 2021, os assassinatos praticados com o uso de arma de fogo reduziram e passaram a apresentaram características de modus operandi comuns ao período que antecede a guerra entre as facções, ou seja, constata‐se um aumento dos assassinatos praticados com uso de arma branca, motivados por razões vis (fúteis), impulsionadas, em regra, pelas bebedeiras ou ciúmes”, diz o último boletim do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público do Acre.

Anúncios


A queda é percebida entre agosto e setembro: as MVIs por arma de fogo saíram de 62% do total de ocorrências em agosto para 60% em setembro.


Em janeiro deste ano, segundo o OAC do MPAC, as armas brancas responderam por 44% das mortes intencionais violentas. Esse número caiu para 32% em fevereiro e foi a 27% em março.


Quadros: instrumentos usados nos homicídios em agosto e setembro no AC.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido