Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre figura entre os dez estados do país com melhor nota em ranking de ativos verdes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após o governador Gladson Cameli firmar em entrevistas, após ganhar as eleições, que o meio ambiente e o combate às queimadas, terão lugar de destaque em seu novo governo, O Acre conquistou o oitavo lugar entre os estados melhor classificados no recém-lançado Ranking de Ativos Verdes (RAV) do Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. A classificação é composta por 36 indicadores, distribuídos em quatro pilares: orçamento verde, gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), uso da terra e sustentabilidade.


O RAV mede a performance dos estados na execução das agendas de desenvolvimento sustentável e proteção ambiental, incluindo o desempenho relacionado ao cumprimento do Código Florestal, de práticas de governança ambiental, social e corporativa (sigla ESG em inglês, de Environmental, Social and Corporate Governance) e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Anúncios


Além da oitava posição geral, o Acre conquistou o primeiro lugar no pilar de orçamento verde, sendo o único a obter a nota máxima (100), seguido pelo Amazonas (41,80), São Paulo (39,60), Paraíba (36,40) e Mato Grosso do Sul (35,70). O quesito mede o desempenho dos estados quanto às despesas liquidadas relativas ao saneamento, controle ambiental, preservação e conservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e recursos hídricos.


Já no aspecto de gestão do CAR, o estado ficou em segundo lugar (75,80), perdendo apenas para o Amapá, que conseguiu a nota máxima. O pilar é composto por 12 indicadores que mostram a situação dos estados em relação à capacidade organizacional nos processos de cadastramento, solução dos conflitos e transparência na divulgação dos dados do Cadastro.


Em relação ao uso da terra, o estado obteve a 19ª posição (24,30), enquanto que o melhor colocado foi Santa Catarina, com nota máxima. Em relação aos sete estados da Região Norte, o Acre ficou em 5º lugar, à frente do Pará (16,60) e Amapá (16,2). O pilar é composto por 11 indicadores e mede a performance dos estados em relação aos incentivos à iniciativa privada para a produção agrária, aliados à preservação de ativos ambientais para as gerações futuras.


Quanto ao pilar de Sustentabilidade, o estado ficou em 22º lugar (42,10) na classificação geral, que teve São Paulo em primeiro lugar (100). O Acre obteve o 6º lugar entre os sete estados da região norte. O pilar é composto por cinco indicadores relacionados ao desmatamento, emissões de CO2, recuperação ambiental e transparência de informações.


Os resultados da primeira edição do RAV indicam os avanços e desafios da política estadual de meio ambiente, liderada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).


E, mais importante, o RAV surge como importante ferramenta de monitoramento e avaliação dos programas e projetos ambientais do Acre, trazendo uma avaliação inédita sobre a efetividade da integração entre os sistemas estaduais de meio ambiente, de produção, segurança e infraestrutura, essencial para garantir que a preservação e conservação ambiental caminhem junto à produção agropecuária estadual.


Com informações da Agência de Notícias do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido