Menu

Comem camarão e arrotam piranambu 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A CAMPANHA para governador, senador e deputado federal, foi a mais milionária e mais desleal, no estado, desde que foi restaurada a democracia. Embalados por um Fundo Eleitoral bilionário, os candidatos possuidores de mandatos receberam milhares de reais para as suas campanhas, fazendo com que os candidatos sem mandato tivessem que travar uma disputa desleal e de inferioridade financeira. O Fundo Eleitoral foi uma agressão à legião dos miseráveis e que passam fome no Brasil. Os detentores de mandatos aprovaram na Câmara Federal e Senado este benefício em causa própria. E são os mesmos que abrem a boca para falar em moralidade política. Comem camarão, e para enganar o eleitor arrotam piranambu. É o Brasil.


QUADRO REAL DO SENADO


 CHEGAMOS na reta final da campanha. A candidatura do deputado federal Alan Rick (União Brasil), mostram as pesquisas, não foi abalada por não ter o apoio do governo e chega como favorita. Pode perder a eleição? Pode! A pesquisa não elege ninguém. Mas, não será fácil. Estamos perto de saber se a situação será confirmada.


GUERRA DE PESQUISAS


HÁ NESTE final de campanha uma guerra de pesquisas internas sobre o Senado. Cada partido dando a sua pesquisa como verdadeira. Ney Amorim (PODEMOS), Márcia Bittar (PL), Jenilson Leite (PSB) e Vanda Milani (PROS), por isso, jogam com a tese que as pesquisas registradas estão erradas, e cada um convicto que ficará com a única vaga para senador. As urnas só escutam.


TRUNFO DO PSD


A CANDIDATA Jesuíta Arruda é apontada dentro do PSD, como um trunfo que pode embalar o partido a eleger um deputado federal. Dirigentes do PSD acreditam que ela deve conquistar uma grande votação.


PEDRO LONGO


FOI SIM, um dos melhores deputados no campo do governo Gladson Cameli, do qual foi líder na ALEAC; e chegou ao fim da campanha com parcerias muito fortes e chance de eleição. Me refiro ao deputado Pedro Longo (PDT).


MELHOR DEBATE


FOI O MELHOR debate até aqui, o da TV-GAZETA, ontem. Excelente a qualidade técnica e o cenário. Não vi nenhum candidato que tenha suplantado o outro para sair com destaque a ser registrado. E, não creio que o debate tenha influência para mudar o panorama eleitoral. Mesmo com a ausência do Gladson Cameli.


QUEM VOTA NÃO MUDA


A AUSÊNCIA do governador Gladson Cameli (PP) no debate da TV-GAZETA, não deve servir como algo ao ponto de influir negativamente na campanha. Os votos dele não devem lhe abandonar por causa da estratégia.


PERDA DE TEMPO


DOMINGO já é a eleição. Então, seria perda de tempo opinar sobre o tema de haver ou não segundo turno para o governo. Virou guerra de torcidas, cada uma com a sua verdade. As urnas dirão quem falseia a verdade.


 SEM DÚVIDA


DE um aspecto não consigo ter dúvida, nesta eleição: se houver segundo turno o governador Gladson Cameli chegará com um percentual acima do nome da oposição que irá lhe enfrentar. Nem os oposicionistas duvidam. 


PULOU DO MURO


ENFIM, o prefeito de Plácido de Castro, Camilo, pulou do muro para deputado federal, e apareceu ontem fazendo um bandeiraço para a candidatura da Socorro Neri (PP).


CIDADE PANFLETADA


FALANDO NISSO, boa parte das casas da zona urbana de Plácido de Castro, estão panfletadas com propagandas da Socorro Neri (PP) a deputada federal, e da vereadora Michelle Melo (PDT) a deputada estadual.


CANDIDATO PERIGOSO


Com quem converso escuto sempre que, o PP elegendo dois deputados federais; a primeira vaga ficará com a Socorro Neri (PP) e a segunda, sendo disputada pelos candidatos Gérlen Diniz (PP) e José Adriano (PP).


CERTO DESÂNIMO


JÁ HÁ um certo desânimo no MDB sobre o partido eleger dois deputados federais. Seguro é ficar só com uma vaga. E, se o cenário acontecer, a favorita para ocupar é a deputada federal Jéssica Sales (MDB).


CONTINUAM NO PODER


O MUNDO não vai acabar para os candidatos ao governo Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (União Brasil), se não elegerem. Ainda terão mais 4 anos de mandato.


SÓ NUM PONTO FORA DA CURVA


NA FEDERAÇÃO PT-PV-PCdoB, somente um ponto fora da curva fará a aliança eleger dois deputados federais. A conta lógica é fazer somente um. E, a Perpétua Almeida (PCdoB) e o Léo de Brito (PT) disputam esta vaga.


DEBATE NORMAL


O ARDOR do debate da GLOBO em alguns momentos, ontem, foi normal. Pelo que andei lendo de vários comentaristas políticos, o seu teor não deverá mudar as posições dos eleitores, a grande maioria já consolidada.


POLARIZAÇÃO MANTIDA


O QUE FICOU configurado no debate foi a polarização política entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), cada um com a verdade que convém. Nesta altura quem é Lula é Lula; e quem é Bolsonaro é Bolsonaro. O resto fica para domingo, quando os eleitores vão votar. E, ponto final.


FIGURA CARICATA


O DEBATE teve momentos de humor negro, como figura caricata do candidato a presidente Padre Kelson (PT), que entrou para ser laranja do presidente Bolsonaro.


FIGURA GROTESCA


O Padre Kelson (PTB) foi uma figura grotesca no debate.


CAMPANHAS MAIS FORTES


AS DUAS campanhas mais fortes com mobilizações nas ruas, são as do governador Gladson Cameli (PP) e a do senador Sérgio Petecão (PSD). Ficou bastante patente.


CARREATA GIGANTE


O SENADOR Petecão (PSD) deve fechar a sua campanha com uma carreata gigante, neste sábado. Dentro do partido há uma euforia que estarão no segundo turno.


DISPUTA DOS QUATROS


O PP trabalha para eleger quatro deputados estaduais. É possível. Mas se eleger apenas três, fica difícil apontar quem iria para a balsa, pois os quatro deputados da chapa, Manoel Moraes, Nicolau Junior, José Bestene e Maria Antônia, são todos muitos fortes e com bases.


CHANCE DE OURO


O CANDIDATO a deputado federal Minoru Kinpara (PSDB) chega na reta final da campanha, como favorito da sua chapa. Nesta eleição, ele teve fartos recursos econômicos, e se não se eleger; é melhor voltar para a cátedra. Nunca disputou uma eleição tão cômodo.


NINGUÉM MAIS OTIMISTA


NÃO CONHEÇO ninguém mais otimista neste fim de campanha do que o primeiro suplente da candidata a senadora, Vanda Milani (PROS), o Solino. Acha que a candidata vem forte do interior, e completa a eleição na capital.


NEM TANTA CERTEZA


NA OPINIÃO de vários políticos do próprio REPUBLICANOS; pode acontecer o cenário, mas não dão tanta certeza assim de que o partido poderá eleger dois deputados federais, embora a chapa sendo muito forte.


BEM SEDIMENTADA


DENTRO DA CHAPA, segundo opiniões colhidas pelo BLOG, a candidata a deputada federal Antônia Lúcia (REPUBLICANOS), fechou uma campanha sedimentada. A saber se nesta eleição, ela conseguirá acabar com o carma de conseguir muitos apoios e não se eleger.


MAIS COTADO EM BRASILÉIA


PODE NÃO se eleger, por ser candidato numa chapa muito forte, mas o Dr. Edson (PP) tem tudo para ser o mais votado em Brasiléia. O problema é que Brasiléia é o seu único reduto eleitoral. E, não tem votos suficientes para lhe garantir a eleição.


CENÁRIO IDEAL


PARA o candidato do PT ao governo, Jorge Viana, o melhor cenário é ele ir para o segundo turno, com o Lula vencendo o Bolsonaro já no primeiro turno. Vamos aguardar as pesquisas de hoje, para saber se há chance.


ERRO FUNDAMENTAL


O COMANDO do PT e o comando do PSB cometeram nesta eleição o erro de olhar para o próprio umbigo. Se tivessem saído com a chapa Jorge Viana (PT) ao governo e Jenilson Leite (PSB) a senador, poderiam estar num cenário ideal para ambos. Mas não, resolveram fragmentar os votos do mesmo campo para o Senado.


FRASE MARCANTE


“Um inimigo é muito; cem amigos é pouco”. Ditado alemão.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.