Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mulheres de presos tentam fechar ponte em Cruzeiro do Sul e PM retira grupo do local

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No final da tarde da tarde desta segunda-feira, 26, mulheres de presos do Complexo Penitenciário Manoel Neri tentaram fechar a Ponte da União, em Cruzeiro do Sul, mas foram impedidas pela Polícia Militar, que retirou o grupo do local e o material utilizado por elas para interromper o tráfego de veículos. Não houve feridos. As mulheres começaram o protesto na frente do presídio, passaram pelo Ministério Público e foram para a Ponte, onde tentaram interromper o tráfego.


Elas reforçam o movimento dos maridos que iniciaram uma greve de fome nesta segunda-feira nos Blocos 7 e 8 do Complexo Penitenciário Manoel Neri, que abrigam os presos do Comando Vermelho. Segundo a direção do presídio, são cerca de 400 detentos nesta situação e o restante segue se alimentando. Em Rio Branco, os presos também estão em greve de fome. Eles reclamam da quantidade e qualidade da alimentação e do excesso de exigência com relação aos visitantes. Os detentos querem também mais vagas de trabalho para a remissão de penas.

Anúncios


A direção do Instituto de Administração Penitenciária- INPEN, divulgou Nota assinada pelo presidente Glauber Feitoza, dizendo que as reivindicações foram parcialmente atendidas.


Em relação a qualidade da alimentação fornecida nas unidades, segundo o Instituto, em atendimento à solicitação, houve vistorias e análises dos alimentos servidos, ficando constatado que esses estão dentro dos padrões exigidos, inclusive em termos de higiene sanitária e sob acompanhamento de profissional nutricionista. Mas o governo reconhece que há necessidade de melhoria estrutural da cozinha, ” o que já está sendo providenciado”.


No caso das visitas, o IAPEN informa que fará uma reanálise para concessão da carteira de visitante.


Quanto ao aumento das vagas de artesanato para redução de pena, segundo a Nota, ficou acordado que a cada dois meses serão ofertadas cem vagas a mais até que seja atinguida a capacidade máxima, de mil inscritos na atividade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido