Menu

Braço direito de Irmã Nair, Albina pode assumir direção do Hospital do Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a morte de Irmã Nair, ocorrida no último sábado, 24, agora a preocupação entre os funcionários é sobre quem vai assumir a função que era gerida pela mesma pessoa desde a fundação do Hospital do Juruá, em 2007. Um grupo de servidores expressou ao ac24horas preocupações quanto à sucessão da freira, mas acredita que Irmã Albina será a sucessora natural.


O Hospital é administrado pela Associação Nossa Senhora (Anssau), por meio de um convênio com o governo do Estado através da secretaria de Estado de Saúde. Para os colaboradores, o modelo de gestão demonstrou ser eficiente e acreditam que deverá ser mantida, tendo à frente a Irmã Albina.

Publicidade

“A irmã Augusta, da Anssau de Rio Branco, esteve com a gente, mas não disse ainda quem deverá assumir. Mas todos acreditam que será a Irmã Albina, que era o braço direito da irmã Nair”, contam.


Segundo os servidores, a irmã Nair administrava o Hospital do Juruá com R$ 2,5 milhões. São 120 leitos, mais a estrutura do Pronto Socorro com cerca de 300 funcionários incluindo, médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal de apoio, da administração e manutenção.


“Ela era firme. Se algum aparelho quebrasse e ninguém assumisse, o plantão todo assumia e pagava e a rigidez era pra todos, incluindo os médicos. Mas ela era justa e diplomática e a irmã Albina seguirá assim. Irmã Nair se preocupava rigidamente com relação à higiene do ambiente, manutenção dos equipamentos, com o controle da medicação. Se faltava um tipo, ela já mostrava a alternativa terapêutica. E no dia a dia do Hospital, como também era enfermeira, sabia tudo o que estava acontecendo do ponto de vista clínico, administrativo e financeiro”, contaram.


Eles destacam que Irmã Nair já vinha repassando várias atribuições para a irmã Albina, que também é da Anssau.


“De certa forma a irmã Albina seria como a continuidade da irmã Nair aqui no Hospital Regional do Juruá “, concluem os servidores pedindo para não serem identificados.


A representante da Sesacre em Cruzeiro do Sul, Catiana Rodrigues, diz que a decisão caberá à direção da Anssau. “Até o momento a gerência da Anssau não falou nada sobre a situação de quem vai assumir no lugar da irmã Nair”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido