Menu

Uma disputa emocionante por cada voto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

NÃO ME LEMBRO de uma outra eleição em que a única vaga para o Senado chegou nos últimos dias de campanha, com uma disputa tão embolada. O deputado federal Alan Rick (União Brasil) aparece liderando todas as pesquisas até aqui registradas. Mas não tão distante dos candidatos Ney Amorim (PODEMOS) e da Márcia Bittar (PL), que a eleição possa ser dada como definida. Estes seis dias restante até a votação costumam ser a data de largada de quem está numa disputa apertada, para jogar os últimos cartuchos. Fala-se nos bastidores em uma mobilização de um exército gigante de militantes para o dia da eleição. Mas, são conversas naturais na chegada do funil. Pode acontecer ou não. O certo é que a disputa para senador, será sim eletrizante.


CORRE POR FORA
PREJUDICADO por não ser o candidato único da esquerda, o por seu partido ser pequeno; ainda assim o deputado Jenilson Lelite (PSB) acha que será a grande surpresada eleição para o Senado.


PESQUISA ATÉ SÁBADO
O ÚLTIMO dia para publicação de pesquisas sobre a corrida para governador e senador, será no próximo sábado. E, no domingo as urnas confirmarão ou não os resultados divulgados, tirando a dúvida de segundo turno. O poder diz que não terá, a oposição que terá.


OTIMISMO NO PODER
HÁ OTIMISMO entre os que circulam junto o candidato do poder ao governo, de que liquidarão com folga a disputa por mais um mandato, no primeiro turno.


A MOEDA TEM DOIS LADOS
O DEPUTADO Daniel Zen (PT) vê um outro lado desta moeda. Lembra que, em 2014 o PT tinha o governo, vários prefeitos do interior, e o Márcio Bittar foi com o Tião Viana para o segundo turno. E, só tinha o Antônio Gouveia, o Tijolinho, e o Tião Bocalom, como demais candidatos.


DENTRO DA ÉTICA
ME pautei nesta eleição, como sempre me pautei, em cima de fatos, e não divulgando fake News, para beneficiar ou prejudicar este ou aquele candidato.


NOME QUE DISPUTA
PELO volume grande das suas reuniões, quem dá mostras de estar no grupo do PSD dos que disputam com chance vaga de deputada estadual, é a candidata Yael Saraiva. Leva a vantagem de ser comunicativa.


MUITO CONFIANTE
ERRADO, quem imagina que o deputado Ney Amorim (PODEMOS) jogou a toalha. As ordens palacianas são jogar duro, uma derrota sua seria a derrota do governo.


ATÉ AQUI CONSOLIDADA
O PROBLEMA é que até aqui, a candidatura do Alan Rick (União Brasil) não tem indícios de que se esvazia. E, ainda tem a Márcia Bittar (PL), que vem forte nesta reta final. Ney e Márcia vão jogar tudo no chamado “Dia D”.


NEM UM PIO
O grupo do empresário Nelsinho Santiago diz que, o prefeito de Plácido de Castro, Camilo; apoia para federal o Orleilson Cameli. O grupo da Socorro Neri, sustenta que tem seu apoio. Tentei arrancar uma declaração do Camilo para falar com quem está, e ele não deu um pio.


FECHA NA DIANTEIRA
TUDO APONTA no sentido de que, a Socorro Neri (PP) deverá ser a candidata a deputada federal mais votada do seu partido. Seus coordenadores de campanha fizeram um trabalho profissional, em cima de um material bom, que foi ela ter sido uma boa prefeita.


TIRA VOTOS
O CANDIDATO a deputada federal Rodrigo Damasceno (PODEMOS), pode até não se eleger por estar numa chapa fraca, mas tira votos em Tarauacá do deputado federal Jesus Sérgio (PDT), que antes corria solto.


AMANHÃ TEM DEBATE
AMANHÃ, tem debate entre os candidatos ao governo, na TV-ACRE. Uma boa oportunidade para aferir o que cada um tem para oferecer, se ganhar o governo. O ataque pesado ao candidato do poder deverá ocorrer, por ser normal, é o mandato dele que está na disputa.


OTIMISTA COM SEGUNDO TURNO
O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) é altamente otimista de que estará no segundo turno, mesmo não aparecendo bem nas pesquisas. “Minha campanha está redonda, com muita aceitação, e tenho pesquisas sérias que desmentem as divulgadas. Não tenho motivo para me enganar. Esperem as urnas abrirem”, diz.


LIDERA VOTAÇÃO
O CANDIDATO Gilberto Lira (União Brasil) deverá ser o mais votado em Sena Madureira. E, para federal, a Meire Serafim (União Brasil). Previsão do filósofo do Iaco, Idel Diniz, que costuma acertar seus palpites.


DUAS INFLADAS
A CANDIDATURA do Jenilson Leite (PSB) ao Senado recebeu duas infladas nos últimos dias, os apoios do Flaviano Melo (MDB) e da Rosana Nascimento (PSD).


NÃO ENTROU PARA VALER
O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil) faz uma campanha meia boca para governador; se estivesse para valer, por certo estaria no pelotão de cima da disputa.


BRIGA EMBOLADA
FÁBIO RUEDA, Meire Serafim e Eduardo Veloso, por certo sairá deste trio as duas vagas prováveis a serem conquistadas pelo União Brasil, para deputado federal.


BRIGA BOA É NO PP
BRIGA boa é também no PP, por uma esperada segunda vaga de deputado federal. Brigam José Adriano, Gérlen Diniz, Samir Bestene e Zezinho Barbary. Tudo aponta que a primeira vaga ficará com a Socorro Nei (PP).


FIDELIDADE ZERO
A FIDELIDADE partidária foi jogada no lixo nesta campanha. O que mais se viu até aqui, foram dobradinhas entre candidatos de partidos diferentes.


HONROU O PT
SE TEVE um nome que honrou as lutas do PT, seja como candidato à PMRB para cumprir um papel, ou como deputado na ALEAC; foi o do deputado Daniel Zen (PT). Natural, natural ser prioridade sua reeleição, no PT.


NOME SEDIMENTADO
FORA a deputada federal Jéssica Sales (MDB), que tem o nome consolidado e deverá ser a mais votada do Juruá; a briga pelos demais votos na região é feroz, e envolve os candidatos Orleilson Cameli (PDT), Keiliane Cordeiro (REPUBLICANOS) e Zezinho Barbary (PP).


NÃO VEJO OUTRO CENÁRIO
NÃO VEJO outro cenário dentro da federação PT-PV-PCdoB, que não seja a disputa entre os deputados federais Perpétua Almeida (PCdoB) e Léo de Brito (PT), por uma provável única vaga para a Câmara Federal.


FRASE MARCANTE
“A quem sabe esperar, o tempo abre as portas”. Ditado chinês.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.