Menu

Rebanho bovino chega a 4,047 milhões de cabeças no Acre

Mato Grosso manteve-se como o maior detentor de rebanho bovino no país, com 34,2 milhões de animais - FOTO: REPRODUÇÃO
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O rebanho bovino cresceu pelo quarto ano consecutivo e em 2021 e alcançou o número recorde da série histórica, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira (22) pelo IBGE. O crescimento de 6,4% na comparação com 2020 fez o número de cabeças chegar a 4,047 milhões.


Os municípios que juntos somam 70% do rebanho estadual são, respectivamente: Rio Branco (13%), Sena Madureira (10%), Senador Guiomard (9%), com 8% estão Porto Acre, Brasiléia e Bujari e na sequência, Xapuri e Plácido de Castro com 7%.

Publicidade

O segundo maior rebanho é de Galináceos com rebanho de 2,6 milhões de cabeças, registrando queda de 6% em relação a 2020. E o terceiro é de Suínos com 150 mil cabeças, uma queda de 4%. Os elevados custos de produção, principalmente associados à nutrição animal, foram os responsáveis pela queda a nível estadual.


O valor da produção dos produtos de origem animal, incluso Leite, Ovos de Galinha, Ovos de Codorna e Mel de Abelha totalizaram R$ 90,6 milhões, que representa um crescimento de 5,6% do valor da produção. Leite e Ovos de Galinha responderam por aproximadamente 99% do valor gerado. Os preços mais elevados foram os responsáveis pelo crescimento, pois a quantidade de Leite e Ovos de Galinha reduziram, respectivamente 10,6% e 6,8%. Os elevados custos de produção, ração entre eles, impulsionaram o produtor a redimensionar seu plantel para permanecer competitivo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido