Menu

Pesquisar
Close this search box.

CRM-AC volta a fiscalizar hospital de Sena e cobra medidas apontadas desde o início de 2022

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) voltou a fiscalizar nesta terça-feira (20) o Hospital de Sena Madureira, no interior do Acre. Desde que parte do forro de um dos leitos da enfermaria do Hospital João Câncio desabou no início deste mês e um paciente acabou morrendo, o novo prédio passou a ser usado de forma emergencial, mesmo ainda estando em obras.


Essa foi a terceira vistoria do CRM somente este ano. Em fevereiro, após a fiscalização ter constatado uma série de irregularidades, como a falta de medicamentos, péssimas condições de atendimento e problemas graves na infraestrutura, um relatório foi encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério Público cobrando que medidas fossem tomadas com urgência. No entanto, mesmo com reiteradas cobranças por parte do Conselho, não houve uma resposta e, muito menos, resolução dos problemas apontados.

Anúncios


O hospital atende aos quase 50 mil habitantes de Sena Madureira e é referência para atendimento de moradores das cidades de Santa Rosa do Purus, Boca do Acre e Manoel Urbano. A reforma no hospital da cidade deveria ter sido entregue no primeiro semestre de 2021. No entanto, os atendimentos seguem sendo feitos de forma adaptada e precária.


A fiscalização desta terça-feira (20) foi realizada pelo vice-presidente do CRM-AC, Dr. Alan Areal e pelo conselheiro Dr. Antônio Clementino Júnior. A equipe foi acompanhada pelo diretor da unidade, Dr. Gilson Albuquerque, os médicos que compõem o corpo clínico e o diretor Tadeu Brana.


“Está grave e periclitante a situação do único hospital de Sena Madureira. Uma situação deplorável, a pior que constatamos no Estado do Acre e pior que vi nesses 18 anos de CRM. Fiscalizamos a instituição que está sendo montada ainda. Vale ressaltar o compromisso, dedicação e empenho de todos os servidores da unidade na busca de melhorar os problemas que se acumularam ao longo dos anos. É triste, mas essa é a realidade encontrada no terceiro maior município do estado. Vamos cobrar mais uma vez das autoridades e espero que deem uma resposta rápida e urgente. Pois, o ocorrido já era uma tragédia anunciada e já tínhamos alertado no início deste ano”, disse o vice-presidente do CRM.


O doutor Antônio Clementino Júnior ressaltou que o papel do CRM é e sempre será zelar pela ética, pelo exercício legal da medicina, transparência e, acima de tudo, cobrar condições de saúde dignas e humanas.


“O Conselho de Medicina se preocupa com o bem estar da população e, caso os gestores não deem uma solução imediata para essa população tão sofrida, iremos tomar medidas mais enérgicas nas instâncias superiores. Queremos o cumprimento dos prazos. É dever Constitucional do Estado dar condições de saúde para a população”, afirmou o conselheiro.


Com informações da assessoria do CRM.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido