Conecte-se agora

Bolsonaro erra ao dizer que feminicídios caíram 7,7% em seu governo

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o número de feminicídios caiu 7,7% em seu governo e que o número de homicídios caiu de 30 mortes por 100 mil habitantes para 19.

O que Bolsonaro disse

“Combatemos a violência contra as mulheres com todo o rigor. Isso é parte da nossa prioridade mais ampla de garantir segurança pública a todos os brasileiros. Os resultados aparecem em nosso governo: queda de 7,7% no número de feminicídios e diminuição do número geral de mortes por homicídio. Em 2017, foram 30 mortes por 100 mil habitantes. Agora são 19.”

Queda de 0,67%

Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FSB), divergem dos números citados pelo presidente. Segundo o instituto, entre 2019, quando Bolsonaro assumiu, e 2021, a quantidade anual de feminicídios diminuiu de 1.328 casos para 1.319, uma queda de 0,67%.

Em relação a 2020, 2021 teve um decréscimo de 2,4% no número de vítimas de feminicídio.

No que diz respeito a homicídios, de acordo com o mesmo instituto, em 2017 eram 30,9 mortes a cada 100 mil habitantes. Em 2021, esse número passou a 22,3, e não a 19.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Cotidiano

Corpo de Bombeiros do Acre homologa matrículas e incorpora mais de 230 soldados

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros do Acre publicou nesta quinta-feira, 24, no Diário Oficial (DOE) a homologação da matrícula no curso de formação dos 236 aprovados no concurso público.

Assinado pelo comandante-geral, coronel Charles da Silva Santos, o decreto também incorpora os novos alunos nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre.

Foram convocados 249 candidatos, que tinham até o dia 4 de novembro para comparecer na diretoria do órgão. A aula inaugural aconteceu dia 21 de novembro e contou com a participação do governador Gladson Cameli.

“Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação com efeito retroativo a 21 de novembro de 2022”, registra.

Inicialmente, o certame previa o preenchimento de 153 vagas, mas após a retirada da cláusula de barreira do edital, o quantitativo foi aumentado para 249 oportunidades.

O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Durante o curso, cada aluno soldado combatente receberá, mensalmente, R$ 4.344,22.

Veja a lista AQUI.

 

 

Continuar lendo

Acre 01

Em Xapuri, moradores fecham rua e criam espaço temático para assistir à estreia o Brasil

Publicado

em

Um trecho da rua Guilherme Ferreira, no bairro Raimundo Hermínio de Melo, em Xapuri, já é bastante conhecido na cidade pela reunião que os moradores fazem em momentos festivos, quando os vizinhos e convidados se reúnem para celebrar.

Na Copa do Mundo não é diferente. O espaço conhecido como “Rua do Pereirão” ganha os motivos do Mundial e se torna em um dos locais mais bem ambientados da cidade para se assistir aos jogos da seleção brasileira.

A ornamentação da rua chama a atenção de quem passa e neste ano os muros das casas ganharam pinturas que representam a “seleção dos moradores”. Horas antes das partidas, no entanto, o trecho é fechado ao tráfego.

“Aqui a gente reúne as famílias e amigos mais próximos. Nesse ano, a gente viu que não haveria um espaço público destinado aos jogos do Brasil, então resolvemos fazer aqui essa brincadeira com os vizinhos, fazer uma comida e torcer muito”, diz Salazar Freitas, um dos moradores.

A “Rua do Pereirão” compreende o espaço de um quarteirão e a iniciativa mantém uma tradição antiga de se enfeitar as ruas durante as copas do mundo, mas que em 2022 não tem sido tão comum quando se verifica o entusiasmo das pessoas em outros pontos da cidade.

Continuar lendo

Cotidiano

Sindepac prevê normalização de estoques em postos de combustíveis até o fim de semana

Publicado

em

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Acre – SINDEPAC – fez comunicado à imprensa e à população na manhã desta quinta-feira (24) prevendo a normalização dos estoques em postos de combustíveis do estado até o fim desta semana.

“Tendo em vista a liberação da BR-364 dos bloqueios existentes em determinado trecho da estrada, informamos reabastecimento dos postos de combustíveis já está sendo realizado gradativamente e acreditamos que até o final da semana estará normalizado”, diz o Sindepac por meio de nota de esclarecimento.

Após o anúncio de desbloqueio das rodovias federais pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), especialmente a BR-364, em Rondônia, os primeiros caminhões-tanque começaram a chegar ao Acre a partir da madrugada da última quarta-feira (23).

No começo da manhã, muitos postos de Rio Branco já tinham quantidade de combustíveis para operar por algumas horas. A informação das gerências de estabelecimentos era de que a normalização dependia da chegada de novas cargas que estavam em trânsito rumo ao estado.

No Acre, segundo levantamento da ANP – Agência Nacional do Petróleo – são 157 postos de combustíveis. A previsão inicial era de que a normalização ocorreria até esta sexta-feira (25), mas esse prazo terminou sendo estendido pelo sindicato mediante o fluxo de cargas que chegam ao estado.

Continuar lendo

Na rede

Copa do mundo aumenta vendas e movimenta comércio em geral de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Bebidas, roupas, tintas e adereços são os itens mais vendidos neste período de Copa do Mundo em Cruzeiro do Sul. Mas todo o comércio tem comemorado o período na cidade.

As camisas da Seleção Brasileira são as mais procuradas pela clientela nesta semana. Uma loja vendeu mais de 400 peças no período. A gerente Marliuça Aguiar disse que terá de repor o estoque. “Só temos 20 camisas e vamos pedir mais”, cita.

Em outra loja do Centro são vendidas 50 peças por dia. A gerente Vera Lúcia Lopes diz que a tendência é de aumento nas vendas. “À medida em que o Brasil avançar, as vendas aumentam. Então nossa torcida é dupla pela vitória do Brasil”.

A professa Samile Silva, que já tinha comprado a camiseta da filha Gabriela, de 1 ano, buscou a dela nesta quinta-feira (24). ” Lá em casa vamos todos ver os jogos vestidos a caráter”.

As tintas e adereços para enfeitar as ruas também têm vendas garantidas. Oito ruas estão inscritas na Promoção Minha Rua é Louca pelo Brasil, lançada pela Prefeitura e Associação Comercial. A premiação será 350 quilos de carne, cerveja e refrigerantes.

30 mil caixas de cerveja

Em um dos maiores comércios de bebidas de Cruzeiro do Sul, a média é de 20 mil caixas por mês. Mas para este período, o empresário Júnior Melo tem 30 mil caixas para a venda. “O movimento está grande e com certeza vamos vender tudo”, comemora.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.