Conecte-se agora

Ministério Público pede cancelamento de show de Wanderley Andrade na ExpoSena

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça Cível de Sena Madureira, ajuizou uma ação civil pública pedindo determinação judicial para a não contratação e pagamento dos artistas nacionais “Bonde do Forró, cantor gospel Matos Nascimento, dupla Ivan e Lucas e do rei do brega Wanderley Andrade”, para a ExpoSena 2022. A ACP é assinada pelo promotor de Justiça Daisson Gomes Teles.

Os shows estão previstos para ocorrer durante a feira agropecuária, prevista para o período de 22 a 25 de setembro. O MPAC alega desproporcionalidade entre as ações prioritárias e os eventos festivos, o que pode acarretar risco ao atendimento das necessidades primárias de grande parte da população de Sena Madureira.

Ao tomar conhecimento da série de contratações locais e nacionais realizadas para o evento, o Parquet solicitou informações por parte da Municipalidade, sobretudo, em relação aos gastos públicos e fontes de custeio, bem como estudos e critérios para aferição da estimativa de geração de renda e emprego, por ocasião do evento.

Em resposta, o Município encaminhou ofício ao MPAC indicando os valores das contratações artísticas, cuja somatória é de mais de R$ 700 mil, os quais poderiam ser direcionados a outras questões de maior prioridade no município, como saúde, educação, saneamento, entre outros.

Ao passo que serviços públicos básicos e essenciais não estão sendo ofertados, custear os shows com os referidos recursos públicos, incidirá em prejuízos consideráveis ao erário e à população de Sena Madureira, confrontando com os princípios e o interesse público.

Desta forma, o Parque acreano requer à Vara Cível da Comarca de Sena Madureira, a imediata suspensão e cancelamento da realização dos shows nacionais das referidas bandas e pede, ainda, que não seja realizado quaisquer pagamentos decorrentes do contrato estabelecido.

O MPAC também solicitou que seja vedada a contratação de outras atrações artísticas dessa magnitude, inclusive, gastos acessórios com montagens de palco especial, iluminação, som, recepção, alimentação, hospedagem, abastecimento de veículos de artistas ou pessoal de apoio. O MPAC também pede a suspensão do pagamento dos gastos com a contratação da estrutura de palco, locutores, iluminação e sonorização.

O MPAC também pediu que a justiça determine, no prazo de 24 horas, a contar da intimação pessoal do prefeito e da procuradora-geral do Município, para que faça constar na página oficial do seu sítio eletrônico, o aviso de cancelamento dos aludidos shows nacionais.

Com informações da assessoria do MPAC.

Cotidiano

Voluntários podem se inscrever para ajudar afetados pela enchente na Capital

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de Rio Branco disponibilizou na noite deste sábado, 25, um portal para que os interessados em ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes possam se manifestar.

Os postulantes a voluntários podem se inscrever por meio do endereço: http://voluntarios.riobranco.ac.gov.br/. Os inscritos deverão participar das ações de acolhimento desempenhadas no apoio aos desabrigados e desalojados pela alagação.

O boletim da enchente, emitido pela Defesa Civil Municipal, informou que às 18 hora deste sábado, o nível do Rio Acre na capital acreana estava marcando 16,34 metros. Em Rio Branco, a cota de alerta do manancial é de 13,50 metros e a de transbordamento 14 metros.

Cerca de 30 bairros foram atingidos e 33 mil pessoas afetadas pela enchente do Rio Acre, córregos e igarapés por toda a cidade. Até o momento, 500 pessoas estão desabrigadas e quase 2 mil pessoas desalojadas, que foram para casa de familiares.

Continuar lendo

Cotidiano

Río Andirá transborda e trecho entre Rio Branco e Sena Madureira pode ser interditado

Publicado

em

Devido ao transbordamento do Rio Andirá, o tráfego de veículos na BR-364, trecho compreendido entre Sena Madureira e Rio Branco, deverá ser interditado nas próximas horas. É o que garante a comandante Ivanise Pontes, da Polícia Militar de Sena Madureira.

De acordo com a comandante ao portal Yaconews, os moradores devem evitar viagens desnecessárias para a capital, Rio Branco, a não ser que seja uma questão de saúde urgente. Segundo ela, é preciso que a população fique em alerta e tome as medidas necessárias para evitar situações de risco.

Continuar lendo

Cotidiano

Risco de alagações em Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil é elevado no domingo, diz Centro

Publicado

em

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) elevou de ´moderado´ para ´alto´ o risco de eventos hidrológicos no Acre neste domingo (26) devido à intensidade das chuvas. Até este sábado (25) a ocorrência desse fenômeno era tida como moderada.

O Cemaden fala em atenção as cidades de Rio Branco, Assis Brasil e Brasiléia. “Considera-se alta a possibilidade de ocorrência de eventos de inundação para a mesorregião Vale do Acre, com atenção para a capital Rio Branco, Brasiléia e Assis, onde o rio tem atingido a cota de inundação”, diz o Cemaden.

Com nível de alerta moderado, a região do Sul do Amazonas, com destaque em Boca do Acre, também aparece no mapa do Cemaden por conta da onda de cheia do rio Acre.

Continuar lendo

Cotidiano

Ex-deputado alfineta ausência de Bocalom e enaltece Marcus Alexandre: “passava confiança”

Publicado

em

O ex-deputado estadual Geraldo Pereira, pelo PT, usou as redes sociais para alfinetar, mesmo que indiretamente, o prefeito da capital, Tião Bocalom (PP), devido a ausência do gestor na enchente que assola a cidade desde a noite de quinta-feira, 23.

De acordo com o petista, a falta da presença física do chefe do executivo municipal, faz com que a população passe a sentir falta da administração do ex-prefeito Marcus Alexandre – que governou a capital de 2013 a 2018. “Marcos Alexandre dentro d’água, passava confiança: o povo sabia que ele estava presente”, cutucou Pereira.

O ex-prefeito, inclusive, já usou as redes sociais na última sexta prestando solidariedade à população atingida pelas águas dos igarapés e Río Acre.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas