Menu

Primeiro debate com candidatos a presidente: saiba o horário, como assistir e as regras

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O primeiro debate entre candidatos a presidente da República nas Eleições 2022 acontece neste domingo (28), com transmissão do UOL, em parceria com Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura.


O debate poderá ser assistido ao vivo aqui, ou no UOL no YouTube e ou no Facebook do UOL a partir das 21h. Antes do encontro entre os presidenciáveis, a partir de 20h, o UOL terá um programa especial direto dos estúdios da Band com os bastidores e a participação de colunistas. Além do UOL, o debate também pode ser acompanhado pela TV aberta dos canais das emissoras envolvidas.

Publicidade

Esta será a primeira oportunidade para que os candidatos ao Palácio do Planalto fiquem frente a frente para debater suas propostas para as eleições deste ano. Foram convidados seis presidenciáveis: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D’Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).


As regras do debate foram confirmadas em reunião com as assessorias dos candidatos. Ficou combinado que não haverá plateia no estúdio. Apenas quatro assessores por campanha poderão assistir no local a atração.


O debate terá três blocos, nos quais os candidatos falarão de temas sorteados, responderão a perguntas de jornalistas e farão perguntas entre si.


Ao lado do estúdio, uma sala digital será montada em parceria com o Google e o YouTube para acompanhar os assuntos mais discutidos pelos eleitores na internet.


Quem vai participar do debate para presidente do UOL?


Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D’Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram os candidatos convocados para o debate que acontecerá nos estúdios da Band.


Os líderes nas pesquisas Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) ficarão lado a lado no debate. O petista ficará no meio do atual presidente e Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado nas pesquisas divulgadas até agora.


Em caso de ausência de algum candidato, a cadeira destinada a ele ficará vazia.


Veja abaixo as regras do debate UOL para presidente:

Primeiro Bloco


O debate vai começar com todos os candidatos respondendo perguntas sobre os programas de governo. Cada um dos seis presidenciáveis convidados terá um minuto e meio para responder.

Publicidade

Será uma mesma pergunta para cada dois candidatos. “As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteado na reunião com os assessores”.


Depois, os candidatos poderão questionar seus adversários. Também por ordem de sorteio, cada candidato terá um minuto para fazer a pergunta ao adversário escolhido. O candidato que for responder terá até 4 minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Aquele que perguntou terá mais um minuto para a réplica. Todos perguntam e todos respondem.


Segundo Bloco


No segundo bloco, seis jornalistas das empresas que organizam o debate farão perguntas para os candidatos e escolherão quem deve comentar. Será um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responder também terá 4 minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica. Todos respondem e todos comentam.


Os jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, ambos da Band, serão os mediadores nos dois primeiros blocos.


Terceiro Bloco


O terceiro e último bloco será um novo confronto direto entre os candidatos mediado pelos jornalistas Fabíola Cidral, do UOL, e Leão Serva, da TV Cultura. Será um minuto para a pergunta, outro para a réplica e quatro minutos administrados entre resposta e tréplica.


Na sequência, mais uma série de perguntas programáticas para todos os candidatos, também em ordem sorteada, com um minuto para a resposta. Será uma pergunta para cada dois candidatos.


Logo após, cada candidato terá dois minutos para fazer suas considerações finais, em ordem invertida ao início do debate.


Direito de Resposta


O candidato poderá pedir um direito de resposta apenas se for ofendido moral e pessoalmente. Esse pedido precisa ser feito imediatamente ao mediador após o término da fala de quem estiver com a palavra.


O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Se o pedido de resposta for concedido, o candidato ofendido terá 45 segundos para responder o adversário.


UOL e Folha também irão promover debate com os candidatos a vice-presidente da República. O evento está agendado para 29 de setembro.


Além do debate no dia 28, em caso de segundo turno, a data para o encontro entre os dois candidatos mais votados será no dia 9 de outubro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido