Menu

Iolanda Lima deixou um legado de ética 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

NUM cenário atual em que nada é mais desmoralizado do que a classe política, por conta de uma maioria que pisa na ética, foi bom ver ontem a entrevista da ex-governadora Iolanda Lima no “Bar do Vaz”, no ac24horas. 


Iolanda foi a primeira mulher a ocupar de forma definitiva a cadeira de governadora do estado, pelo MDB. No seu mandato não se conhece um episódio que tenha ferido a ética ou a moralização da coisa pública. Iolanda deixou um legado de ética para a nova geração de políticos. Vale a pena assistir a entrevista de alguém que mostrou que para ser político, não precisa ser desonesto.


O SISTEMA É BRUTO


A ORDEM veio de cima, do patriarca Eládio Cameli, de que o jogo em Cruzeiro do Sul tem de ser jogado para eleger o sobrinho Orleilson Cameli (PDT) deputado federal. Empresários já estão na sua campanha, e não será surpresa se levar no barco o prefeito Zequinha e o grupo do deputado Nicolau Júnior (PP). O sistema é bruto. E claro que, também, vai o Gladson Cameli


VOTO DECLARADO


QUEM está na campanha do candidato ao Senado pelo PSB, Jenilson Leite, é a antiga militante do MDB e irmã do deputado federal Flaviano Melo (MDB), Othilia Melo. Pegou até placa do candidato para colocar no Casarão dos Melos, ponto estratégico, e palco de grandes decisões políticas. A política é sempre cheia de surpresas.


MAIS VOTADA


A PROJEÇÃO dentro do grupo dos Sales é de que a deputada federal Jéssica Sales (MDB) deverá ser a mais votada do estado para a Câmara Federal. Não me causaria nenhuma surpresa se isso vier a acontecer.


CORRER POR FORA


O CANDIDATO ao Senado, deputado federal Alan Rick (União Brasil) não aposte só no apoio de segmentos evangélicos para consolidar sua candidatura. Busque também votos fora. O Pastor Pedro Abreu, que comanda as Assembleias Legislativas de todo estado, e que lhe apoia, não conseguiu reeleger a filha vereadora da capital e nem reeleger o seu mais próximo aliado Jairo Carvalho á ALEAC. Voto evangélico é voto com fama de quebrado.


EUFORIA NO PV


COORDENADORES da campanha do professor Cláudio Ezequiel (PV) estão convictos de que ele poderá ser a grata surpresa para deputado federal, na federação formada pelo PT-PV-PCdoB. Acham que a campanha se solidificou e pegou vento.


CÍCERO FURTADO


É UM dos bons nomes para deputado estadual na chapa do PSDB. Além de que, ele é extremamente preparado. A ALEAC não é lugar para despreparados, é uma casa que faz leis que podem melhorar a vida do cidadão


BAFEJADO PELA DIREÇÃO NACIONAL


O CANDIDATO ao Senado do PSB, Jenilson Leite, não vai tocar a campanha de mãos abanando, terá ao seu dispor do Fundo Eleitoral 2,5 milhões de reais no seu caixa.


JOGOU ERRADO


O CANDIDATO Jenilson Leite (PSB) jogou errado. Era para ser hoje o candidato ao Senado da federação formada pelo PT-PCdoB-PV, e estaria num patamar mais acima.


ORDEM EXPRESSA


O governador Gladson determinou que cada secretário seja chamado e receba a determinação de fazer campanha para a candidatura do Ney Amorim (PODEMOS) ao Senado. Quer todos engajados na luta.


NÃO ERA O ESPERADO


SE a máquina estatal está engajada na reeleição do Gladson, não se nota o mesmo, em torno da candidatura do senador Sérgio Petecão (PSD) ao governo, por parte da máquina municipal comandada pelo prefeito Bocalom.


FICOU ESCONDIDA NA GESTÃO


O PT errou ao não ter dado durante o seu governo um protagonismo político à ex-vice-governadora Nazaré Araújo (PT). Se o tivesse feito, ela teria hoje um perfil político consolidado, mas a deixaram num canto ao longo da gestão. A sua candidatura ao Senado, por certo, estaria melhor situada e mais conhecida do eleitorado.


OLHOS ESPICHADOS


OS olhos políticos estão espichados para a pesquisa que a TV-ACRE deve divulgar na próxima segunda-feira, sobre a corrida a senador e governador. Será feita pelo instituto sucedâneo do antigo IBOPE. Sem laços com candidatos.


APOSTANDO NA ILAÇÃO


VOLTO DIZER que não consigo ver até o momento indício de que a candidatura do Gladson chegará fragilizado no segundo turno. Pelo menos, os números não mostram isso até o momento. Mas, política é algo imponderável.


APOSTANDO NA JÉSSICA


OS CANDIDATOS a deputado federal pelo MDB focam na esperança que a deputada federal Jéssica Sales (MDB) estoure na sua votação, para favorecer a que o partido consiga somar 103 mil votos entre todos os candidatos e eleger três nomes para a Câmara Federal.


VAI FAZER UM CARNAVAL


PODEM esperar que, se o vereador Emerson Jarude (MDB) for eleito para a ALEAC vai escancarar os salários e vantagens dos deputados, como agiu na Câmara Municipal de Rio Branco. Não duvido nada deste cenário.


SALADA TUCANA


MUITOS dos candidatos a deputado estadual pelo PSDB estão fechados com candidatos a deputado federal de outros partidos. É, aquela história do meu pirão primeiro.


NÃO É SÓ NO TUCANATO


Esta questão da infidelidade partidária não acontece apenas no reinado tucano, mas em quase todos os partidos a ideologia e a fidelidade foram para o ar.


A CARA E O TAPA


ALIADO do candidato a senador, Jenilson Leite (PSB), falou ontem estar fora de cogitação o candidato pedir votos para a candidatura do Jorge Viana (PT) ao governo. “O Jenilson entraria com a cara, e o PT com o tapa”, ironizou a fonte.


DE CARA FICAM FORA


TODA a oposição se unirá contra o Gladson Cameli, se o segundo turno for com o Jorge Viana (PT)? Certo ou errado? Errado. O prefeito Tião Bocalom, a deputada federal Mara Rocha e o senador Márcio Bittar, por ideologia, ficariam longe do palanque petista. São bosonaristas da ala radical e vêm o PT como inimigo.


VENCEU A PARADA


POR CIMA de pau e pedra a vereadora Michelle Melo (PDT) conseguiu vencer as resistências do PDT em lhe dar legenda, e disputa um mandato de deputada estadual.


VOTOS PULVERIZADOS


NENHUM dos candidatos a deputado estadual espere conseguir mais de 2.500 votos, em Brasiléia, lotada de candidatos regionais e fura muitos votos para fora.


LULA NA GLOBO


HOJE, é o dia do Lula ser o entrevistado no Jornal Nacional. A saber como é que vai se comportar, porque há muitos flancos a serem explorados nas gestões petistas. Por certo, a GLOBO não deverá amaciar nada.


CAMPANHA DIVIDIDA


AMANHÃ, o candidato a governador pelo PT, Jorge Viana (PT), embarca para campanha na região de Tarauacá e Feijó. O vice Marcus Alexandre (PT) ficará enfurnado nos bairros de Rio Branco, para a campanha não parar.


NOME MAIS FORTE


NA CHAPA do PSDB o nome mais forte para deputado federal é o Minoru Kinpara (PSDB). O partido fazer ou não um federal dependerá da votação que, ele vier a obter.


SITUAÇÕES DIFERENTES


FOI bem votado em duas ocasiões em eleições majoritárias. Para deputado federal é uma eleição proporcional, com situações muito diferentes.


FRASE MARCANTE


“É melhor uma chama que nos aquece do que um incêndio que nos queima”. Ditado francês.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.