Conecte-se agora

Com novo nome, Feira Agropecuária do Juruá terá lutas de MMA na programação

Publicado

em

Além dos shows, negócios, rodeio e corrida pedestre a Expoacre Juruá 2022, que será realizada de 1° a 4 de setembro, terá pela primeira vez lutas de Artes Marciais Mistas (MMA) na programação. As lutas serão realizadas na última noite do evento, domingo, 4, às 19 horas no estádio Arena do Juruá e a entrada será um quilo de alimento.

Um dos coordenadores da Expoacre Juruá, Dudé Lima, que já organizou dezenas de feiras em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, diz que esta é a primeira vez que haverá lutas no evento no Acre. “Deverá ser uma das grandes atrações da Expoacre Juruá, atraindo muita gente”, acredita ele.

A Expoacre Juruá também terá prova de laço, rodeio, corrida pedestre, cavalgada e shows.

Rainha

A escolha da Rainha da Expoacre Juruá será realizada no dia 27 de agosto em um bar de Cruzeiro do Sul. A escolhida vai participar de várias atividades do evento, como abertura e fechamento do Rodeio. As candidatas inscritas já estão ensaiando para o desfile da escolha do dia 27.

Shows

Os shows já confirmados para a Expoacre Juruá 2022 são do cantor Gospel André Valadão, que se apresentará na sexta-feira, 2. Para encerrar a festa, o show será do cantor Murilo Huff, no domingo, 4. Já o cantor Wesley Safadão, cujo nome havia sido anunciado, segundo Dudé, teve a participação proibida pelo Ministério Público.

Cavalgada

Ao contrário de Rio Branco, em Cruzeiro, a cavalgada da Expoacre Juruá não abre o evento e é sempre realizada no último dia da festa, que este ano será em 4 de setembro, um domingo.

A saída da cavalgada está marcada para às 9 horas da manhã próximo ao antigo primeiro portal da Avenida Mâncio Lima. E a chegada será no local do evento, no Estádio Arena do Juruá. Quem quiser participar, de cavalo, quadriciclos ou comitiva, deverá se inscrever na sede da Associação Comercial do Alto Juruá.

Políticos vão marcar presença na Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul, mas não poderão fazer campanha. Gladson Cameli, Mara Rocha, Sérgio Petecão e Jorge Viana são alguns dos candidatos a governador que já confirmaram presença na Expoacre Juruá, que será realizada um mês antes das eleições. Candidatos ao senado e os proporcionais também deverão transitar no local.

Segundo a Legislação Eleitoral, os candidatos, incluindo os majoritários e proporcionais poderão transitar pela área do evento público, mas não poderão fazer campanha explícita nem distribuir santinhos ou outros itens.

Evento mudou de nome

No dia 21 de maio, o evento foi lançado oficialmente pelo governador Gladson Cameli como Expo Juruá 2022. Agora, segundo a Secretaria de Comunicação do governo, o evento deve ser tratado como Expoacre Juruá porque o nome anterior tem “dono”.

“Lembrando que devemos sempre usar o nome Expoacre Juruá, pois Expojuruá é uma outra feira, cujo nome foi registrado por um empresário local e não temos permissão para usá-lo”, explicou a jornalista Renata Brasileiro em grupo de WhatsApp de jornalistas criado para divulgar o evento.

A Secretaria de Comunicação não informou o nome do empresário detentor do nome anterior da Expoacre Juruá, que também não é de conhecimento da Associação Comercial do Alto Juruá.

Na rede

Sem data para eleição de mesa diretora, atual presidente é candidato à reeleição no Juruá

Publicado

em

Em Rio Branco já está marcada para o dia 29 de setembro, próxima semana, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Mas em Cruzeiro do Sul, não há ainda movimentação neste sentido.

O atual presidente, vereador Franciney Melo, do PP, diz que a eleição vai ser realizada antes do encerramento dos trabalhos legislativos do ano, mas não sabe ainda o mês e o dia da votação dos vereadores para eleger o presidente e demais membros da Mesa.

Melo, que é já foi do Partido dos Trabalhadores (PT) e agora é do PP, do governador Gladson Cameli e do prefeito Zequinha Lima, diz que é candidato à reeleição. Ele conta que por enquanto, não sabe como vai compor com os demais partidos para montar a chapa com vice presidente e secretários da Mesa. Franciney também não tem conhecimento ainda sobre o apoio do prefeito Zequinha Lima para sua reeleição.

“Não teve nenhuma conversa sobre esse apoio do prefeito ainda. Sobre a composição dos cargos, ainda não conversamos com os partidos para saber sobre esse posicionamento dos integrantes da mesa diretora”, relata.

Mesmo se tratando da cidade natal do governador Gladson Cameli e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior, ambos candidatos a reeleição, o presidente da Câmara Municipal acredita que o resultado do pleito de 2 de outubro não vai influenciar a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul.

“Acredito que não pois é uma eleição independente e que diz respeito exclusivamente ao poder municipal”, pontuou. Por enquanto, não há informações sobre a existência de outro vereador que vá disputar a presidência com Franciney.

Continuar lendo

Na rede

Funcionários da educação e saúde denunciam atraso e falta de salários em Rodrigues Alves

Publicado

em

Funcionários provisórios da prefeitura de Rodrigues Alves, que atuam nas áreas de saúde e educação, procuraram o ac24horas para denunciar a falta e o atraso dos salários.

A estudante de pedagogia Gleiciane Conceição de Oliveira começou a trabalhar na Escola Municipal Maria Júlia em Rodrigues Alves em maio deste ano e conta que até agora só recebeu salário 3 vezes. Ela destaca que além do atraso, tem que tirar uma Nota de Serviço prestado de R$ 60 na prefeitura para poder receber o salário de R$ 1.200.

“Assim como eu, muita gente da educação e outros setores também recebem assim, sempre fica um mês dentro. Quando a gente faz confusão pagam um mês e já fica outro pra trás”, reclama.

Os provisórios da área da saúde, que também recebem por meio de Nota Serviço Prestado, reclamam do atraso no pagamento. “O pagamento de agosto a gente só recebeu agora dia 14 de setembro. É uma espera muito grande pelo mês trabalhado”, cita um servidor provisório, que não quer se identificar com medo de represália.

O secretário de Finanças de Rodrigues Alves, Iranilsom Nascimento, diz que não há atraso nos pagamentos dos servidores provisórios. “Isso é notícia velha, já pagamos todos semana passada. Alguns pagamos essa semana”.

Continuar lendo

Na rede

Festival do Milho de Porto Walter terá show de Marcynho Sensação, cavalgada e motocross

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter está concluindo a montagem da estrutura que vai abrigar a maior parte das atividades do 7 ° Festival do Milho, que será realizado de sexta-feira à domingo, 23 a 25. As atrações são o show do Cantor Marcynho Sensação, cavalgada, corrida de motocross, futebol e a chegada de uma comitiva pela estrada recém aberta que liga o município à Cruzeiro do Sul. Os vários tipos de alimentos feitos tendo como base o milho também deverão fazer sucesso no Festival.

O sábado, 24, é o dia D do evento com a chegada , marcada para as 16horas, da comitiva com 250 veículos que percorrerá os cerca de 85 quilômetros do ramal entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter e a noite haverá Show do cantor Marcynho Sensação.

No dia 25, domingo, tem cavalgada, corrida de motocross e escolha do Rei e Rainha do Festival.

Continuar lendo

Na rede

Projeto Cidadão vai realizar casamento coletivo no Festival do Coco de Mâncio Lima

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 23, como parte da programação do Festival do Coco de Mâncio Lima, o Tribunal de Justiça do Acre, T.J/Ac vai realizar uma edição do Projeto Cidadão no município com casamento coletivo, emissão de documentos, atendimentos jurídico, previdenciário e social além de ações de saúde.

Todos os serviços serão disponibilizados na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas, no Centro das 8h às 16h e o casamento de 50 casais, está marcado para as 10 horas.

O T. J vai emitir o Registro Geral – Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, com orientações. Os atendimentos jurídicos disponibilizados incluem ações judiciais, consultas encaminhamentos e retificação de documentos. Já na área previdenciária haverá orientações, informações e consultas a benefícios.

Com relação à saúde, o T.J e parceiros garantem atendimento de odontologia, testes rápidos de sífilis, hepatites, HIV e malária, Coleta de PCCU, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, aferição de pressão.

Na área social os serviços ofertados serão de Benefício de Prestação Continuada, BPC, PSE, Coordenadoria da Mulher, da Pessoa Idosa e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

O Festival do Coco é realizado pela prefeitura de Mâncio Lima entre os dias 23 e 25 no Estádio Totão com apresentação dos indígenas Puyanawa, show do cantor Marcynho Sensação, festival gastronômico e escolha da Musa e Mister do evento. Pela primeira vez, entre os inscritos no concurso de beleza, há um jovem com síndrome de down, o estudante Fernando Soares, de 18 anos.

Mais de 100 empreendedores estarão no evento. Por meio de um Decreto, o prefeito Isaac Lima, proibiu a entrada de pessoas com bebidas alcoólicas. O objetivo é garantir segurança para os participantes e renda para os empreendedores do Festival.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.