Menu

Pesquisar
Close this search box.

Leila Galvão volta a ter pedido de impugnação solicitado pelo MP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ex-prefeita de Brasiléia e ex-deputada estadual Leila Galvão (MDB) teve pedido de impugnação da sua candidatura à Assembleia Legislativa solicitado pelo Ministério Público Eleitoral do Acre. A manifestação do procurador regional eleitoral, Fernando José Piazenski, é da última sexta-feira (19).


De acordo com Piazenski, a candidata se encontra com restrição à sua elegibilidade por ter contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas pelo Tribunal de Conta do Estado (TCE/AC) por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.

Anúncios


O pedido relata que estão presentes todos os requisitos exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a configuração da inelegibilidade, com base na apreciação das contas do exercício de 2012, que possui parecer prévio sugerindo a desaprovação das mencionadas contas por falhas e irregularidades.


Nas eleições municipais de 2020, quando Leila foi candidata à prefeitura de Brasiléia, o Ministério Público (MPAC) pediu a impugnação da candidatura, que foi negada pelo então juiz eleitoral Gustavo Sirena. No pleito, Galvão foi derrotada por Fernanda Hassem, do PT.


Leila Galvão aparece na lista de inelegíveis divulgada na semana passada pelo TCE, junto com outros nomes que disputam as eleições deste ano, como os candidatos ao Senado Federal Ney Amorim e Dimas Sandas, além de outros como Daniel Zen e Isaac Piyãko, candidatos a deputado estadual.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido