Menu

BTG/FSB: Lula fica estável com 45%; Bolsonaro oscila dois pontos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pesquisa realizada por telefone pelo Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida à Presidência da República, com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos candidatos. O percentual do petista é o mesmo registrado pelo instituto na sondagem da semana passada.


O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, oscilou de 34%, na pesquisa BTG/FSB divulgada na segunda-feira (15), para 36% neste novo levantamento. Portanto, a variação ocorreu dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) flutuou negativamente, de 8% para 6%. Já a senadora Simone Tebet (MDB) variou de 2% para 3%. Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.


A sindicalista Vera Lucia (PSTU) e o empresário Pablo Marçal (Pros) oscilaram um ponto para cima, de 0% para 1%. Levando em conta a margem, os dois empatam com Tebet, mas não com Ciro. Os demais candidatos não pontuaram.


Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum candidato foram 4%; brancos e nulos foram 2%; e não sabe ou não respondeu, 3%.


O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 19 e 21 de agosto. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00244/2022.


Pesquisa estimulada: diferença de Lula para Bolsonaro é de 9 pontos


Lula (PT): 45%
Jair Bolsonaro (PL): 36%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Simone Tebet (MDB): 3%
Vera Lucia (PSTU): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Luiz Felipe D’Avila (Novo): 0%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
José Maria Eymael (DC): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Roberto Jefferson (PTB): 0%
Nenhum: 4%
Branco/nulo: 2%
Não sabe/não respondeu: 3%


Como Lula tem 45% das intenções de voto e a soma dos outros candidatos dá 47%, existe a possibilidade de o petista vencer no primeiro turno, considerando a margem de erro. O ex-presidente pode variar de 43% a 47%, enquanto seus adversários, juntos, variam de 45% a 49%.


Apesar de constar na pesquisa, Marçal teve sua candidatura retirada pelo Pros, que decidiu apoiar o ex-presidente Lula. A retirada do nome do empresário foi feita por Eurípedes Júnior, reconduzido à presidência do partido. O empresário diz que é alvo de “perseguição”. Hoje, a candidatura de Marçal está com status “aguardando julgamento” no sistema do TSE.


Pesquisa espontânea: Lula segue com 41%, e Bolsonaro vai de 32% para 34%
O Instituto FSB também fez um levantamento das respostas espontâneas, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos. Nesse cenário, Lula registrou 41%, e Bolsonaro, 34%.


Há uma semana, o ex-presidente tinha o mesmo percentual. O atual chefe do Executivo tinha 32% e, portanto, oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro.

Publicidade

Ciro foi citado por 4% dos entrevistados e oscilou positivamente em um ponto. Tebet flutuou para cima, indo de 1% para 2%.


Lula (PT): 41%
Jair Bolsonaro (PL): 34%
Ciro Gomes (PDT): 4%
Simone Tebet (MDB): 2%
Outros: 1%
Nenhum: 3%
Branco/nulo: 3%
Não sabe/não respondeu: 12%


Segundo turno


A pesquisa BTG/FSB projetou cinco cenários para o segundo turno. Lula venceria Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet; Bolsonaro perderia para Ciro e empataria com Tebet.


Lula x Bolsonaro


Contra Bolsonaro, Lula oscilou um ponto para baixo, na comparação com a sondagem de uma semana atrás. O atual presidente flutuou um para cima.


Lula (PT): 52%
Jair Bolsonaro (PL): 39%
Nenhum: 4%
Branco/nulo: 3%
Não sabe/não respondeu: 2%
Lula x Ciro


Contra Ciro, Lula também oscilou negativamente em um ponto. O ex-ministro variou para cima na mesma medida.


Lula (PT): 49%
Ciro Gomes (PDT): 30%
Nenhum: 11%
Branco/nulo: 8%
Não sabe/não respondeu: 2%
Lula x Tebet


O ex-presidente registrou uma variação negativa de um ponto contra Tebet. A senadora do MDB também flutuou um ponto para baixo.


Lula (PT): 53%
Simone Tebet (MDB): 25%
Nenhum: 11%
Branco/nulo: 8%
Não sabe/não respondeu: 2%
Bolsonaro x Ciro


Na disputa entre Bolsonaro e Ciro, o ex-ministro ficou estável, enquanto o presidente oscilou um ponto para cima.


Ciro Gomes (PDT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 40%
Nenhum: 8%
Branco/nulo: 3%
Não sabe/não respondeu: 1%
Bolsonaro x Tebet


Contra Tebet, o atual chefe do Executivo ficou estável. Já Tebet oscilou dois pontos para cima. Os dois estão numericamente empatados.


Jair Bolsonaro (PL): 42%
Simone Tebet (MDB): 42%
Nenhum: 9%
Branco/nulo: 5%
Não sabe/não respondeu: 2%


Sobre o instituto


A FSB Pesquisa é um instituto fundado em 2008 e ligado ao grupo FSB Comunicação, que presta serviços a empresas e órgãos públicos. A empresa realiza levantamentos sobre intenções de voto para presidente desde a eleição de 2010. Essas pesquisas são realizadas principalmente por meio de entrevistas com eleitores feitas por telefone por operadores treinados.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido