Conecte-se agora

BLOG DO CRICA – Jorge Viana: “Vamos para o segundo turno na frente”

Publicado

em

OTIMISMO é o que não falta ao candidato ao governo pelo PT, ex-senador Jorge Viana. Em declaração esta manhã ao BLOG DO CRICA, Viana disse que a aceitação da sua campanha está além das expectativas. ”Posso dizer que entendo de campanha, para fazer a previsão de que chegaremos ao segundo turno na frente dos nossos adversários, e vamos ganhar o governo, porque é este sentimento que tenho encontrado em minhas caminhadas’, previu o candidato petista.

Para Jorge Viana, o fato de ter o ex-prefeito Marcus Alexandre na sua chapa tem reforçado as adesões que recebe nas visitas e caminhadas. Sobre a candidatura da Nazaré Araújo ao Senado, acredita que ela acompanhará o crescimento da chapa, por a campanha estar sendo feita de forma casada. Para hoje está previsto um abraço simbólico dos militantes petistas ao Palácio Rio Branco. Jorge disse ainda que o entusiasmo na sua candidatura ainda é maior pelo sentimento de mudança que tem sentido nas conversas com a população.

ABERTURA VIGOROSA

MUITO abaixo dos números superfaturados divulgados sobre a presença de público, mas o candidato ao governo Gladson Cameli (PP) fez a abertura de campanha na Baixada da Sobral com um número considerável de apoiadores, acompanhado do seu candidato ao Senado, Ney Amorim (PODEMOS), que tem naquela região sua base eleitoral.

CAMPANHA NA RUA

POR CIMA de pau e pedra, de cancelamentos, e tentativas de brecar a sua candidatura, não conseguiram passar sal na Márcia Bittar (PL), e ela está com a campanha na rua. No jogo embolado como está a disputa do Senado, ela está no jogo.

MUDAR A ESTRATÉGIA

PARA não acabar em tumulto como no ato da Baixada da Sobral, o deputado federal Alan Rick (União Brasil) tem de mudar a estratégia e não forçar ir para o palanque do Gladson. O ideal é fazer a sua campanha ao Senado em raia própria. Não será colando no Gladson que vai garantir a sua vitória, ou que será derrotado se não colar. O que pode garantir o sucesso de sua campanha serão as parcerias montadas e o corpo a corpo com o eleitorado. Mesmo porque já foi definido pelo governador Gladson de que o seu único candidato ao Senado é o Ney Amorim (PODEMOS).

TINHA QUE PERDER

UM INFLUENTE petista fez o seguinte comentário ao BLOG, ao ver o ex-secretário do Tião Viana, Gemil Junior; tentando abraçar o governador Gladson, no ato da Baixada da Sobral: “O PT tinha mesmo que perder a eleição em 2018, com este tipo de aliado no governo do Tião”.

ATO DO ARROMBA

O candidato ao Governo pelo PSD, senador Sérgio Petecão, pretende fazer a abertura de sua campanha na capital, com um ato do arromba; com todos os candidatos a deputado, como aconteceu na sua convenção. “Enquanto eles fecham com as elites, com os cargos comissionados, nosso fechamento é com o povão”, disparou um otimista Petecão.

COMO CUPIM, COMENDO POR DENTRO

UM bom observador da política acreana e experiente de muitas campanhas, comentou ontem com o BLOG que, o candidato Raphael Bastos (MDB), pode ser uma grande surpresa desta eleição, pelo leque de apoios que está conseguindo montar em torno da sua candidatura de deputado federal. E, usou o adágio popular para justificar seu comentário: “Como cupim, está comendo por dentro”.

ABRIU PARA OS ATAQUES

INTERESSANTE, o Funk que puxa a campanha do Gladson Cameli. Mas, ao comparar os seus adversários a “bagaceiras”, abriu o precedente para receber ataques pessoais dos demais concorrentes ao governo. Poderia ter a melodia sem o termo chulo. Mas, como não estamos escolhendo o próximo Dalai-Lama, está aberta a temporada do é pau para comer sabão, e pau para saber que sabão não se come.

DOIS PUXADORES

PELAS alianças montadas, pelo bom trabalho de campanha, dentro da chapa a deputado federal pelo PP, a Socorro Nery e o José Adriano, tendem a ser os dois grandes puxadores de votos da sigla. A saber se manterão os piques ao longo da campanha. A tendência do PP é eleger dois parlamentares federais.

UNIFICOU PONTOS IMPORTANTES

TER muitos recursos financeiros numa campanha para a deputado federal ajuda muito; mas, o mais importante é ter uma boa coordenação de campanha. O candidato a Federal Fábio Rueda (União Brasil) conseguiu unificar estes dois requisitos. Até seus adversários o consideram competitivo.

ANOTEM ESTES NOMES

Clodoaldo Rodrigues, Jairo Carvalho, Eber Machado, Vagner Felipe, são nomes fortes disputando as duas prováveis vagas de deputado estadual a ficar com o REPUBLICANOS.

JOGANDO NA CAPITAL

PELA caminhada que fez em Rio Branco abrindo a sua campanha à reeleição, o deputado Nicolau Junior (PP) não deve ser bem votado apenas no Juruá, sua principal base eleitoral, mas também em Rio Branco e Alto Acre.

POLÍTICA, É POLÍTICA

Na política tudo pode acontecer, mas a cada dia que passa, a cada pesquisa publicada, vai ficando mais consistente uma vitória do Lula, seja no primeiro ou segundo turno. Para virar o jogo o Bolsonaro teria de ter uma virada surpreendente, mas isso não esta ocorrendo, se movimentando pouco para cima.

PODEM CORRER ATRÁS

Quem tiver abaixo dos 11 mil votos para deputado federal pode procurar o caminho da balsa. Nem entra no jogo. O coeficiente tende a ser em torno de 57 a 58 mil votos. Acabou a mamata da coligação proporcional, quando se era eleito com uma mixaria de votos.

CHAPA CONSISTENTE

O MDB tem uma chapa consistente para deputado estadual e tem certo eleger dois e brigar por um terceiro nome na sobra. Leila Galvão, Emerson Jarude, Lourival Marques, Antonia Sales, Tanízio de Sá, ão alguns dos figurantes desta chapa.

NO AGUARDO DA JUSTIÇA

ENQUANTO a justiça não se pronunciar sobre o pedido de impugnação da candidatura da Mailza Gomes (PP) de vice, o governador Gladson Cameli não tomará nenhuma iniciativa. Só muda a chapa se a justiça aceitar o pedido do MPE.

NÃO DÁ PARA ARRISCAR

NÃO DÁ para arriscar um palpite sobre quem vai vencer a campanha para o Senado, porque agora que as candidaturas foram para as ruas. Vamos aguardar as pesquisas da primeira quinzena do próximo mês. Por enquanto, tudo embolado.

NA CAMPANHA DO ALAN

O PASTOR da IBB, Agostinho Gonçalves, não vai ficar fora da campanha, como se previa. Foi o padrinho da indicação do Gemil Junior para a primeira suplência da chapa para o Senado do candidato Alan Rick (União Brasil).

LOBA CONSENTIDA

NEM mel e nem cabaça, o PSDB fez a maior foba e não ficou nem com a primeira suplência do Ney Amorim(PODEMOS), e nem com a candidatura ao Senado. Manda quem pode, quem não pode obedece, diz o velho ditado.

AVISO AOS NAVEGANTES

Anúncio de nuvens negras para uma candidatura em Brasiléia, que poderá mudar todo o rumo da prosa. É o que se comenta nos meios jurídicos. A campanha costuma pregar peças, um fato novo pode derrubar candidaturas.

VANDA ABRE

QUEM deve abrir a rodada de entrevistas com os candidatos ao Senado no ac24horas, a ter início dia 29, é a candidata a senadora Vanda Milani (PROS), uma que briga na ponta do bolo pela única vaga do Senado.

FRASE MARCANTE

“A política é como uma roda  gigante, uma hora você esta em cima, a outra no andar de baixo”. Ditado mineiro.

Acre 01

Cientistas da Ufac e UFJF descobrem nova espécie de maracujá no Lago do Amapá

Publicado

em

A Universidade Federal do Acre anunciou neste fim de janeiro a descoberta de uma nova espécie de maracujá, batizada tecnicamente de ‘Passiflora acreana’, no Lago do Amapá, em Rio Branco.

A descoberta foi feita pelo pesquisadores Marcos Silveira e Mayk Honório de Oliveira, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, da Ufac, e Ana Carolina Mezzonato-Pires, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Eles assinam o artigo publicado na revista “Phytotaxa” (vol. 579, n.º 1).

Intitulado “Passiflora acreana, a new species of Passiflora subgenus Passiflora (Passifloraceae sensu stricto) from Acre, Brazil”. A nova espécie foi coletada durante expedições realizadas na APA Lago do Amapá. A descoberta aconteceu no âmbito de projeto de iniciação científica conduzido por estudantes do Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal da Ufac.

A ‘Passiflora acreana’ é uma espécie morfologicamente similar a três que ocorrem no Brasil e difere delas por apresentar corona, a estrutura que circunda a parte central da flor, com dez séries de filamentos de tonalidade branca na base e lilás na porção restante; seus frutos são amarelados quando maduros. Duas características distintivas estão nas folhas. A estípula, folha modificada pequena que existe na base da folha normal, tem formato de rim e o pecíolo, estrutura que conecta a folha no ramo, possui oito glândulas pedunculadas.

A descoberta dessa espécie de maracujá no Acre eleva para 163 o número de espécies do gênero encontradas no Brasil e para 29 o número de espécies registradas no Acre. Segundo Marcos Silveira, quanto ao estado de conservação, considerando que tanto a área de ocorrência e de ocupação são quase que exclusivamente restritas à APA, essa novidade surge na condição de criticamente em perigo.

“Essa descoberta estimula a ampliação dos estudos sistemáticos feitos no Acre com a família dos maracujás e fortalece a parceria salutar com especialistas de universidades da região Sudeste do Brasil, com recurso aprovado para realização de pós-doutorado no nosso Estado”, disse Silveira.

Continuar lendo

Acre 01

DNIT tenta responder denúncias de abandono da BR 364 e mostra equipes tapando buracos

Publicado

em

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou neste domingo (29) que os lotes 4 e 5 da BR 364 estão em obras.

Segundo o órgão, as equipes do DNIT realizam os serviços de manutenção rotineira do KM 272 ao KM 491, do município de Sena Madureira até Feijó.

O informe é uma tentativa de resposta às denúncias de abandono e omissão de autoridades estaduais e federais em relação à rodovia.

O Ministério dos Transportes incluiu trecho da BR 364 no Estado do Acre no Plano de 100 Dias mas o Fórum de Governadores da Amazônia pede que 759 quilômetros sejam recuperados ou mesmo reconstruídos.

Continuar lendo

Acre 01

Latam “perde” mala e humorista que veio fazer show no Acre fica só com a roupa do corpo

Publicado

em

O humorista Pedro Manso, conhecido pela imitação de famosos como a do apresentador Faustão e do apóstolo Valdemiro, chegou ao Acre na noite da última sexta-feira, 27.

Ao desembarcar em solo acreano, para realizar um show neste domingo, 29, Manso foi surpreendido ao descobrir que a companhia aérea Latam despachou sua bagagem para outro destino e a mala não chegou ao Acre.

O jornalista e humorista Antônio Klemer, que vai, inclusive, abrir o show de Pedro Manso postou um vídeo nas redes sociais onde fala sobre a “perda” da mala. Pedro afirma que já é a terceira vez que o problema acontece em shows pelo país.

De acordo com amigos que acompanham a estadia de Pedro Manso no Acre, o humorista entrou em contato com a família para que outras roupas usadas no show fossem enviadas e teve que ir às compras em Rio Branco, já que só tinha como opção a roupa que já chegou vestido no aeroporto da capital acreana.

Apesar do contratempo, o show de Pedro Manso está confirmado e acontece na noite deste domingo, 29, no Teatro da U:VERSE (antiga FAAO), a partir das 19 horas.

Continuar lendo

Acre 01

Acreano com milhões de seguidores fica famoso na internet ao reciclar produtos do lixo

Publicado

em

O “Rei da Gambiarra”. É assim que o ex-lavador de carros Raimundo é chamado na internet. Hoje, ao lado da esposa Francisca, já soma mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais e as simples dicas dadas pelo casal se transformaram no meio de sustento da família.

Com uma incrível habilidade para consertar coisas, Raimundo procura pelos mais diversos produtos jogados no lixo e os recupera com muita criatividade. Os vídeos vão de consertos de aparelhos eletrônicos como televisores, impressoras e liquidificador, até orientações de como desentupir o vaso sanitário do banheiro ou recuperar uma simples capinha de celular.

Conheça a página de Raimundo no facebook

Outro diferencial dos vídeos do casal é o bom humor, com a esposa sempre duvidando de que o produto encontrado no lixo possa ser recuperado.

Com o sucesso na internet, Raimundo não revela quanto ganha, mas diz que nem pensa em voltar a lavar carros. “Se alguém chegar e me oferecer R$ 100 para lavar um carro eu não vou de jeito nenhum, quero mais essa vida não”, afirma.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi conhecer o “Rei da Gambiarra” e mostra como é a rotina do casal que transforma o que é jogado fora e tem como tema do “lixo ao luxo”.

Veja o vídeo:

video
play-rounded-fill

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.