Menu

Pesquisar
Close this search box.

Morte por raiva humana em Cobija coloca Pando, na fronteira com o Acre, em alerta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O departamento de Pando está em alerta sanitário, segundo o jornal El Deber, de Santa Cruz de La Sierra, após a confirmação de uma morte por raiva humana em Cobija.


O diretor do Serviço Departamental de Saúde (Sedes) de Pando, Danny Hugo Mendoza, confirmou o falecimento do paciente, ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 17, à rádio El Deber.

Anúncios


De acordo com Mendoza, o paciente morto tinha 52 anos e vivia em situação de rua. O caso foi detectado em um bairro de Cobija, onde a vítima morava.


“Foi tratado como uma doença infecciosa. No entanto, após 20 dias apresentou um problema neurológico, pelo qual se suspeitava tratar-se de raiva humana. A amostra foi colhida e enviada ao Inlasa (em La Paz) onde confirmaram a hipótese”, revelou Mendoza.


As autoridades investigam uma possível transmissão do vírus através da picada de um morcego, uma vez que o paciente era sem-abrigo e não tinha antecedentes de ataques de cão ou gato.


“Suspeita-se que a raiva tenha sido transmitida por mordida de morcego, já que ele não mencionou ter sido atacado por um cão ou gato”, insistiu Mendoza.


Ainda segundo as informações, na localidade Santa Lúcia há dois casos suspeitos de raiva selvagem. Eles foram atacados por macacos. O estado de Pando está em alerta e iniciará a vacinação em massa nesta sexta-feira, dia 19.


O responsável pela Epidemiologia do Sedes, Cristian Soruco, informou que ambos os pacientes receberam o esquema de vacinação contra a doença e que as 12 pessoas que também foram atacadas por animais selvagens estão em tratamento médico.


Há 50 anos não era registrado um caso de óbito pela doença naquela região.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido