Menu

Juiz do Acre alerta para volume expressivo de deepfake nas eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O juiz de Direito atuante no estado do Acre, Giordane Dourado, alertou por meio de suas redes sociais nesta quinta-feira, 18, que este período eleitoral deve contar com mais uma prática criminosa: a deepfake. Trata-se de uma técnica de síntese de imagens ou sons humanos baseada em técnicas de inteligência artificial, usada para combinar a fala qualquer a um vídeo já existente.


O comentário veio após ser identificada a primeira deepfake do período oficial de campanha eleitoral de 2022 (iniciado na terça-feira, dia 16/8). Uma montagem mistura a voz da apresentadora do Jornal Nacional Renata Vasconcellos, com os resultados de uma falsa pesquisa de intenção de votos.

Publicidade

A gravação apresenta Renata diante da famosa bancada, anunciando uma nova pesquisa de intenção de votos referente ao primeiro turno da eleição deste ano. Depois, mostra uma tela com um gráfico de barras visualmente idêntico ao usado pela emissora no mesmo programa. A foto do rosto do presidente Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar, com 44%, e a do ex-presidente Lula da Silva em segundo, com 32%. Ocorre que a última pesquisa divulgada pelo Ipec mostra o oposto: Lula em primeiro, com 44% das intenções de voto, e Bolsonaro em segundo, com 32%.


Segundo o magistrado, há algum tempo vem falando sobre o enorme risco à democracia decorrente da produção de deepfake no período eleitoral, sobretudo na véspera da votação. “Também alertamos que nesta eleição de 2022 haverá, de forma inaudita, expressivo volume de deepfake”, escreveu Dourado.


Segundo ele, não gostaria de estar certo, mas as evidências demonstram que será nesse caminho. “Deepfake com finalidade eleitoral é algo gravíssimo e deveria ser crime”, garante.


O juiz sugere que os candidatos celebrem pacto firme e sério de combate à desinformação e suas sofisticadas formas de manifestação. “Alegar que não controlam a militância é argumento superficial e evasivo de quem não ostenta condições éticas para representar o eleitor”, concluiu.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido