Menu

JV diz que há espaço para agenda de preservação com agropecuária

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O programa de governo da aliança liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) estabelece 13 compromissos com a população acreana e se estrutura sobre 5 eixos – Desenvolvimento Econômico Sustentável Para Uma Nova Economia; Conectividade, Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Social, Proteção e Garantia de Direitos; Educação e Bem-Estar Social; e Governança.


Com o lema “Quem ama cuida”, o plano de governo da Federação Brasil da Esperança, que tem o ex-governador e ex-senador Jorge Viana como candidato ao governo do Acre e o ex-prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre para vice, foi o último a ser apresentado à Justiça Eleitoral e foca na recuperação da esperança e na melhoria da qualidade de vida do acreano.

Publicidade

Em síntese, o desenvolvimento proposto prevê parcerias com a iniciativa privada, promovendo a eficiência do Estado com redução de carga tributária visando garantir a transparência; o combate a todo e qualquer tipo de corrupção na governança pública; a promoção da modernização da gestão, fazendo uso de tecnologia e inovação, com respeito e reconhecimento do servidor público.


“O desafio é grande, mas a gente não vai caminhar sozinho. Nós sabemos como buscar os recursos e a solidariedade do Brasil. E sendo Lula Presidente, temos certeza, que vamos fazer uma nova e grandiosa revolução no Brasil e no Acre, com geração de empregos, oportunidades e comida na mesa das famílias”.


O plano de governo da Federação Brasil da Esperança também promete fazer um “novo 6 de agosto”, aludindo a data histórica do estado como um símbolo de iniciativa de luta, de resistência e de recomeço – “e ele volta a acontecer cada vez que o povo acreano precisa enfrentar grandes desafios”, diz um trecho da apresentação do programa.


Após a exposição dos eixos, seus temas e propostas, o plano de governo é finalizado com uma carta assinada por Jorge Viana na qual afirma que “com desenvolvimento sustentável, a vida vai melhorar”. Para Viana, há três elementos-chave para uma agenda de desenvolvimento econômico para o Acre com foco nas áreas de floresta e áreas de agropecuária.


Primeiro, ele aborda o fato de que ainda há uma vasta área de floresta tropical no Estado. Depois afirma que o Acre, como o restante da Amazônia, tem um bônus demográfico potencial, ou seja, uma crescente maioria de pessoas economicamente ativas (aquelas com idade entre 18 e 65 anos) em relação a crianças e idosos, o que, para ele, significa uma enorme oportunidade para o desenvolvimento social e econômico do Estado.


Por fim, o candidato ao governo diz que o desmatamento excessivo dos últimos anos deixou para trás uma área vasta de terras abertas que podem ser mais bem aproveitadas.


“Essas áreas por si só, são muito mais do que o necessário para a produção agrícola e pecuária, o que significa que mais desmatamento é em grande parte desnecessário”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido