Conecte-se agora

JV diz que há espaço para agenda de preservação com agropecuária

Publicado

em

O programa de governo da aliança liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) estabelece 13 compromissos com a população acreana e se estrutura sobre 5 eixos – Desenvolvimento Econômico Sustentável Para Uma Nova Economia; Conectividade, Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Social, Proteção e Garantia de Direitos; Educação e Bem-Estar Social; e Governança.

Com o lema “Quem ama cuida”, o plano de governo da Federação Brasil da Esperança, que tem o ex-governador e ex-senador Jorge Viana como candidato ao governo do Acre e o ex-prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre para vice, foi o último a ser apresentado à Justiça Eleitoral e foca na recuperação da esperança e na melhoria da qualidade de vida do acreano.

Em síntese, o desenvolvimento proposto prevê parcerias com a iniciativa privada, promovendo a eficiência do Estado com redução de carga tributária visando garantir a transparência; o combate a todo e qualquer tipo de corrupção na governança pública; a promoção da modernização da gestão, fazendo uso de tecnologia e inovação, com respeito e reconhecimento do servidor público.

“O desafio é grande, mas a gente não vai caminhar sozinho. Nós sabemos como buscar os recursos e a solidariedade do Brasil. E sendo Lula Presidente, temos certeza, que vamos fazer uma nova e grandiosa revolução no Brasil e no Acre, com geração de empregos, oportunidades e comida na mesa das famílias”.

O plano de governo da Federação Brasil da Esperança também promete fazer um “novo 6 de agosto”, aludindo a data histórica do estado como um símbolo de iniciativa de luta, de resistência e de recomeço – “e ele volta a acontecer cada vez que o povo acreano precisa enfrentar grandes desafios”, diz um trecho da apresentação do programa.

Após a exposição dos eixos, seus temas e propostas, o plano de governo é finalizado com uma carta assinada por Jorge Viana na qual afirma que “com desenvolvimento sustentável, a vida vai melhorar”. Para Viana, há três elementos-chave para uma agenda de desenvolvimento econômico para o Acre com foco nas áreas de floresta e áreas de agropecuária.

Primeiro, ele aborda o fato de que ainda há uma vasta área de floresta tropical no Estado. Depois afirma que o Acre, como o restante da Amazônia, tem um bônus demográfico potencial, ou seja, uma crescente maioria de pessoas economicamente ativas (aquelas com idade entre 18 e 65 anos) em relação a crianças e idosos, o que, para ele, significa uma enorme oportunidade para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Por fim, o candidato ao governo diz que o desmatamento excessivo dos últimos anos deixou para trás uma área vasta de terras abertas que podem ser mais bem aproveitadas.

“Essas áreas por si só, são muito mais do que o necessário para a produção agrícola e pecuária, o que significa que mais desmatamento é em grande parte desnecessário”.

Acre

Jorge Viana e Nazaré Araújo se comprometem a lutar pela BR-364

Publicado

em

Há dez dias da eleição, a Caravana da Esperança retorna aos municípios de Feijó e Tarauacá, nesta quinta-feira, 22, com o entusiasmo do candidato ao Governo Jorge Viana, e a candidata ao Senado Nazaré Araújo, que realizam uma campanha “pé no chão” pelo interior do Acre.

A comitiva iniciou o dia com uma caminhada pelo centro comercial de Feijó, seguido de entrevista a rádio local. Ainda pela manhã, Jorge e Nazaré seguiram com a militância rumo a Tarauacá, onde foram recebidos com uma animada passeata pelo centro do município. Os candidatos participaram do podcast Blog do Accioly e caminharam no bairro da Praia, um dos maiores da cidade.

Diante das péssimas condições da BR-364, Jorge Viana, que foi governador do Acre por oito anos, ressaltou o desafio e a conquista de sua gestão, que trouxe uma nova realidade para o estado.

“O Acre era apartado, era isolado. Nós acabamos com esse isolamento em meu governo. E com isso vieram outros benefícios para essa região. Agora é sacrifício novamente andar por essa estrada, e nas cidades a situação é mais grave ainda, com muita gente desempregada. Eu e o Marcus Alexandre somos candidatos para enfrentar essa situação. Nós queremos socorrer as pessoas que estão desamparadas, criar um grande programa de geração de emprego, recompor essa infraestrutura e fazer essa região de Feijó e Tarauacá voltar a prosperar”, disse Jorge Viana.

A candidata ao senado, Nazaré Araújo, apontou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que precisam trafegar pela BR-364.

“Fazemos uma força para chegar a Feijó e Tarauacá pela estrada, são vários pontos críticos. Não podemos perder essa estrada, que é uma conquista do povo acreano e que só foi possível por causa do presidente Lula e do trabalho dos governos populares. Eu como senadora quero fazer o compromisso com as pessoas do interior do estado que precisam das estradas, dos ramais funcionando para o escoamento das produções, para que se possa fazer o transporte das pessoas, porque isso é fundamental para a vida”, declarou.

A agenda de Jorge Viana e Nazaré Araújo segue durante a noite na comunidade Vila São Vicente, ao longo da BR-364, na beira do Rio Gregório, ainda em Tarauacá.

Continuar lendo

Acre

Procuradoria Eleitoral enfatiza fiscalização do “voo da madrugada”

Publicado

em

O procurador eleitoral substituto Vitor Hugo Caldeira Teodoro encaminhou orientação normativa instruindo os promotores eleitorais sobre a atuação em casos de propaganda irregular, especialmente o derramamento de santinhos pelas ruas às vésperas das eleições, prática conhecida como “voo da madrugada”.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a irregularidade, se materializa por meio do derrame ou da anuência com o derrame de material de propaganda, tais como panfletos, santinhos e adesivos, no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição.

A prática configura propaganda irregular, ficando o infrator e o beneficiário à multa prevista no § 1º, do art. 37 da Lei n. 9.504/1997, sem prejuízo da apuração do crime previsto no inciso III, do § 5º, do art. 39, da mesma Lei, conforme dispõe expressamente a Resolução TSE nº. 23.610/2019 (art. 19, § 7º).

O documento reforça os procedimentos que devem ser adotados na fiscalização de propaganda irregular. Uma das principais medidas é que as imagens a serem registradas do material sejam nítidas para possibilitar a visualização e identificação dos(as) candidatos(as) beneficiados(as).

“Deve-se registrar nome, número e partido do(a) candidato(a), especificando-se, com exatidão, dia, hora e local em que o ilícito foi cometido, bem como a estimativa do quantitativo dos santinhos derramados”, diz a orientação.

A Procuradoria Regional Eleitoral diz ainda que a expedição da orientação visa conferir celeridade ao processamento dos elementos de prova a serem colhidos, uma vez que o prazo para ajuizamento das respectivas representações encerra-se 48 horas após a data dos pleitos, primeiro e segundo turno, se houver.

Continuar lendo

Acre

No Quinari, Mara defende fim do ciclo de poder dos “Viana” e “Cameli”

Publicado

em

A candidata ao governo do Estado do Acre, deputada federal Mara Rocha (MDB), realizou nesta quinta-feira, 22, a caminhada da esperança no município de Senador Guiomard, interior do Acre.

Em suas redes sociais, a candidata aparece ao lado de militantes e do candidato a deputado federal, vice-governador Major Rocha e apoiadores de sua candidatura percorrendo ruas e cumprimentando eleitores mesa reta final de campanha.

Ao falar de suas propostas, Mara defendeu o fim do ciclo de 28 anos de hegemonia política comandada pelas famílias dos “Viana” e dos “Cameli”. “Vamos acabar com essa política do atraso. É hora da mudança”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Em Tarauacá, Petecão avisa: “se duvidar a gente ganha no 1° turno”

Publicado

em

O candidato ao governo pela Coligação com a Força do Povo, Sérgio Petecão (PSD), iniciou sua agenda de campanha nesta quinta-feira, 22, no bairro da Praia, no município de Tarauacá, interior do Acre, onde reforçou sua confiança no povo acreano.

De acordo com o candidato que reuniu mais de 5 mil pessoas em agenda no município de Rodrigues Alves na noite de quarta-feira, 21, sua campanha está ganhando novos apoiadores – o que para o parlamentar, evidencia uma possível vitória no 1° turno.

“Eu confesso que estou muito feliz, muito agradecido ao povo do meu estado. Nossa campanha não para, estamos no Acre inteiro, onde a gente chega tem uma multidão nos abraçando, é 55 em todo lugar. Estamos no 2° turno”, declarou.

Petecão ainda aproveitou para provocar os adversários políticos do pleito eleitoral deste ano. “Se eles duvidarem, a gente ganha no 1°. Vai dar Petecão, eu não tenho dúvidas, vamos vencer”, encerrou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.